+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mkt ap AR5212 hypertec 15dbi, muita perda e ping muito alto

    hoje passei raiva, pois com entre 10 e 15 clientes conectados, eu tinha pings entre 1000 e 2000ms, e muita perda de pacotes, mesmo com os clientes com bom sinal (acho que dos 15, 10 estavam com sinal variando entre -68 e -60, e os outros 5 entre -80 e -70). Sei que tenho alguns vizinhos filhos da p@$% usando amp, e tem outros rádios pela área. Tentei fugir para um canal menos usado, mas não surtiu efeito.

    Config do rádio
    0 R ;;; WIRELESS1
    name="wlan1" mtu=1500 mac-address=XX:XX:XX:XX:XX arp=enabled
    disable-running-check=no interface-type=Atheros AR5212
    radio-name="torre1" mode=ap-bridge ssid="" area=""
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0
    frequency=2462 band=2.4ghz-b scan-list=default rate-set=configured
    supported-rates-b=1Mbps,11Mbps supported-rates-a/g=""
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g="" max-station-count=2007
    ack-timeout=dynamic tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60
    burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150
    wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled
    default-authentication=no default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0
    default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=post-2.9.25
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s
    on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no
    allow-sharedkey=no
    Agora, o que acontece é que quando diminuem os clientes conectados, o ping melhora (ainda fica tosco, média 200ms) e as perdas de pacotes diminuem muito. Pensei em talvez ser culpa de temperatura alta na caixa hermética, que ficou realmente apertada, e mesmo com 3 coolers nela, 2 menores jogando pra fora e 1 pra dentro (ou o contrário, não lembro), ela ficou bem quente quando a testei no chão, antes de subir. No alto da torre não sei como ficaria, pois tem o sol direto na caixa, mas tem também o vento esfriando a mesma (esse teste de temperatura no chão foi feito em uma sala bem abafada). Então acho que não é culpa de temperatura, e sim relativo à quantidade de clientes conectados ao mesmo tempo. Mas 15 é muito pouco pra uma AR5212 e cpu1.1ghz com 512 de ram arregar. O processamento usado fica o tempo todo em 0% e não usa mais de 20mb desses 512. Fico na dúvida se a antena não está podre. Pois tinha problemas também com um apzinho pequeno que eu tinha antes de subir um mktap. Mas sempre acreditei ser culpa do ap e não da antena.

    Quanto aos canais, existe uma opção para o ap automáticamente usar a frequência menos usada né? Como que funciona, e alguém teve resultado positivo com isso?

    A respeito do Tx power, eu deixo em default, que creio ser 17dbm. Melhoraria algo aumentando até o máximo que a placa aguenta (que é 23 se não me engano)? Teria menos perda de pacotes e melhor ping? Ou apenas aumentaria meu raio de alcance, mas a qualidade ficaria a mesma ou pioraria?

    São muitas as incertezas, porque não tenho como fazer nenhum teste. Não tenho outros equipamentos aqui para testar. Se vocês acham que o problema é equipamento, ou interferência dos amps dos vizinhos, o que recomendariam (setoriais fora de cogitação)?

    Vai anexo ping de cliente que estava away, sem tráfego na sua conexão, em um horário tranquilo, com pouca gente on. Amanhã vou tirar fotos dos pings em horário de dia e de noite para eliminar mais possibilidades. Posto aqui as fotos. Já posto aqui também foto do pc na caixa hermética, bem apertado.

    Espero conseguir informação de pessoas que tiveram problemas parecidos, e conseguiram resolver.

    Grato pela atenção!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente -60 12-11@0031.JPG
Visualizações:	224
Tamanho: 	140,5 KB
ID:      	1319   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0679.JPG
Visualizações:	256
Tamanho: 	233,6 KB
ID:      	1320  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0685.JPG
Visualizações:	197
Tamanho: 	234,6 KB
ID:      	1321  

  2. #2

    Padrão

    Esqueci uma foto importante, o sinal das redes vizinhas. Aí vai
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         redes vizinhas.JPG
Visualizações:	235
Tamanho: 	137,4 KB
ID:      	1322  

  3. #3

    Padrão

    325 de 499 pacotes recebidos - 34% packet loss - min:1 - avg: 323 - max: 973
    -61dbm, 14:26, menos de 10 clientes conectados, apenas 3 com sinais < -70.
    :/

  4. #4

    Padrão

    Sem dúvidas, mas eu quero ter certeza de que o problema é lá, pra então compra outra. Estava pensando em comprar setoriais, mesmo que de uma em uma, e ir instalando e usando em conjunto com a omni, mas setoriais estão bem caras, as baratas que ví por aí são de marcas que nunca ouvi a respeito. Gostaria de ver alguém aqui falando "tava usando hipertec, e com ping alto e loss, botei X antena, X omni, e ficou tudo uma maravilha". Pra não fazer investimento a toa.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Sem dúvidas, mas eu quero ter certeza de que o problema é lá, pra então compra outra. Estava pensando em comprar setoriais, mesmo que de uma em uma, e ir instalando e usando em conjunto com a omni, mas setoriais estão bem caras, as baratas que ví por aí são de marcas que nunca ouvi a respeito. Gostaria de ver alguém aqui falando "tava usando hipertec, e com ping alto e loss, botei X antena, X omni, e ficou tudo uma maravilha". Pra não fazer investimento a toa.
    uma das possiveis causas pode ser virus no cliente q esta causando isso, tentou colocar outro AP para ver resultado ?

    checou os conectores se nao esta molhado ? o conector molhado ou a ponteira de antena do cliente estando com infiltraçao de agua pode causar isso.

    tenha backup de tudo, e nao deixe para ultima hora o q pode ser feito agora.

    sempre os clientes quando faz pedido, sao para ontem.

    Abraços
    Lee

  6. #6

    Padrão

    o problema não acontece apenas em um cliente. É em toda a rede. Tenho clientes com sinal ruim, 2, -80 em média. Mas duvido que isso só seja a causa da minha dor de cabeça.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o problema não acontece apenas em um cliente. É em toda a rede. Tenho clientes com sinal ruim, 2, -80 em média. Mas duvido que isso só seja a causa da minha dor de cabeça.

    meu amigo, o wireless é como um HUB comum e nao como switch.. se um esta causando problema pode derrubar todos.

    Abraços
    Lee

  8. #8

    Padrão

    Verifique no Status da interface wireless, qual o valor que está mostrando para o ACK
    Você deixou ele como dinamico, certo?

    Se o valor estiver alto, a qualidade para os clientes fica sensivelmente prejudicada.
    Verifique o ACK em vários momentos (com pouco e mais clientes) e veja se altera o valor e posta aqui os resultados.

  9. #9

    Padrão

    agora, quase meia noite, 10 conectados.

    todos com ACK 30us, menos 3:

    Cliente A, sinal -70/-80, ACK 403us

    Cliente B, sinal -70/-80, ACK 194us

    Cliente C, sinal -70/-80, ACK 183us

    Cliente A e B têm obstáculos entre eles e a torre. Cliente B é a pontinha de uma pequena caixa dágua de colégio, e cliente A é um prédio (eu sei, eu sei, aceitei-o como cliente pq eu era muito mais inexperiente na época e usava um ap que não tinha como checar qualidade de sinal). Cliente C tem visada limpíssima, e está em uma distância em que tenho clientes com sinal -55. Lá eu sei quais são os problemas, só estou precisando de tempo livre na agenda para fazer uma revisão lá. Antena aquário modelo antigo, o qual o dipolo faz justiça ao nome da marca, e placa encore/realtek, sendo que das 10 placas realtek que eu tenho (comprei todas juntas), 7 já ou pifaram completamente, ou pifou o upload delas.

    De qualquer modo, mesmo com esses 3 ACK altos, os outros clientes não estão tendo problemas de navegação.

    As vezes meus clientes têm problemas para se logarem no pppoe, que está no servidor mkt que tenho no chão, e não no mkt ap na torre. Estranho pacas, o servidor recebe o pedido de login, e retorna no log "DHCP deassigned XX:XX:XX:XX:XX". Pro cliente volta a msg de erro de que o computador remoto (meu servidor) não respondeu. Ainda não achei um padrão nisso. Estava achando que era a memória que estava sendo consumida pelo webcache, pois a maioria das vezes que notei isso, o servidor estava com bem pouca memória disponível, tipo menos de 50mb. Mas lembro bem que em uma das vezes que aconteeceu, o servidor estava com muita memória livre, e em outra vez que isso aconteceu, ng conseguia logar além de mim (me conecto ao servidor via cabo, e por uma ether diferente, o ap se conecta à ether2 e eu à ether3, ether1 pro link). Reiniciei o AP (e não reiniciei o servidor) e voltaram a logar. Lembrando que nessa última situação, todos os clientes estavam com um bom sinal.

    Não entendí, e não achei ng que tenha passado por situação semelhante. Já tive erros de dhcp lease (meus clientes são todos dinâmicos) e em seguida os clientes não conseguiam mais conectar.

    Bem, está bem tosca a situação aqui, e não sei se são problemas separadas ou tudo resultado da péssima conexão entre meu ap e os clientes.

    Grato pela atenção, qualquer dica é benvinda

  10. #10

    Padrão

    Com a segunda parte da sua mensagem, não poderei te ajudar (pois não usamos PPOE).

    Com relaçao à primeira parte, verifique qual ACK que aparece na interface wireless (na tua AP), lá em Status.

    Você observou que tem 3 com ACK alto. Tenho quase certeza que isso está afetando (clientes ruins afetam os clientes bons, isso é fato que testemunhei aqui).

    Como resolver e identificar?
    Bloqueando esses com ack alto enquanto você faz o ping para 3 ou 4 (de preferencia nos momentos ruins).
    Como bloquear? Na menu Wireless --> Registration --> selecione os clientes com ack alto, e clica em COPY TO ACCESS LIST
    Eles aparecerão no Access List em seguida. Então 2 cliques neles, e marca ou desmarca a opçõa Autentication

    Observe no LOG que o MAC do cliente irá cair, ou seja, voce bloqueou o acesso dele na AP. bloqueie temporariamente esses 3 com ack alto e verifique se mudou os ping´s.

    e observe uns 15s depois, se o ACK da tua interface AP (lá em Status) também alterou o valor.

    Tenho quase certeza que irá mudar da "água para o vinho".
    Pelo menos se melhorar, você vai saber onde está o problema... Se não resolver, chama um padre para benzer

  11. #11

    Padrão

    grato pelas dicas Liandro. fiz o que me indicou, mas não pareceu surtir efeito. Mesmo com ack 30us, as perdas de pacote e ping eram similares à com os usuários de sinal ruins conectados. atualmente estou com 1 usuário de ack alto conectado apenas. com ele conectado ou nao, os resultados nos outros clientes eram idênticos. por volta de 10% de loss, e média de ping de 50ms (100pings).

    O que me perturba pra caramba nem são muito esses disconnects do pppoe. O que me encuca é quando o clientes está conectado ao ap, e quando disca o pppoe não tem resposta do servidor. Parece ser problema no servidor, pois ele recebe o pedido (o "dhcp deassigned" que aparece no log com o mac do cliente) mas não faz a conexão. Mas se fosse problema no servidor, eu teria que ter esse mesmo problema, pois conecto diretamente ao server via cabo. Continuar esperando por alguém que já teve problemas parecidos, e observando o comportamento do meu servidor e ap.

    Abraços

    ps: alguém sabe o que significa o valor "overall Tx CCQ" ? Aqui ele fica constante a 98%.
    Última edição por Gosulator; 17-11-2007 às 14:50.

  12. #12

    Padrão

    Com relação ao TX CCQ não tenho certeza, mas me parece que quanto mais alto melhor, e indica a qualidade do serviço em porcentagem.

    Tenho AP´s que atendem poucos clientes (e problemáticos e ruins, e esse TX fica baixo).
    Quando consigo eliminar os ruins, e melhorar a conexao, o CCQ aumenta.

  13. #13

    Padrão

    Creio que eu não vou ter certeza sobre meus problemas até colocar umas setoriais TSM de 90graus 12dbi que estou namorando tem um tempo. Vou até ter que ver como vou fazer com a omni, pois quero colocar ela pra atender os clientes próximos, tipo baixar a altura dela na torre, e colocar pra atender os clientes perto da torre, e alguns a uma distância de até 500mt (só vou usar 3 setoriais, um lado vai ficar só com atendimento da omni, é um lado meio deserto, mas tem 3 ruas com clientes). Alguém aqui que fez esse "upgrade" de omni pra setoriais e continuou usando a omni? Como creio que ela está com qualidade comprometida, quero por ela pra cuidar de no máx 10 clientes (ñ são 10 simultâneos), mas não sei se ela vai afetar o desempenho das setoriais (interferência).

    Em tempo, grato pela explicação Liandro.

  14. #14

    Padrão

    Tenho uma estrutura semelhante.
    Durante alguns anos atendi clientes com uma Omni de 8dbi, e depois ampliei colocando no mesmo local (5m de distancia) outra omni de 12dbi

    Mais um ano se passou, e a situação começou a ficar complicada e fui implantando painéis de 90, 1 a 1, e retirando clientes das omni´s

    Detalhe: hoje tenho omni de 8, omni de 12, 2 painéis de 12 e 2 painéis de 17 (tudo em cima do mesmo prédio) distância de uns 5m entre cada um, e funcionando bem.

    A utilização de painéis, dará uma excelente melhoria no atendimento aos seus clientes. Pode apostar nisso sem medo de errar.