+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation HOTSPOT DO MIKROTIK v DHCPS DESCONHECIDOS

    Prezados colegas, tenho um provedor de internet via cabo em minha cidade, e recentemente implantei o mikrotik aqui (hotspot, usuario, senha e mac) (antes eu usava Debian com pppoe e radius). Ta tudo funcionando redondo, uma maravilha. Mas ocorre o seguinte. Alguns clientes meus estam usando DHCP na minha rede, ora eh um computador, ora eh um Access Point (D-link, Gilink...) com DHCP ativado. E quando um cliente meu liga o pc o DHCP que ele encontra nao eh o meu e sim o de outro cliente, dai nao consegue logar na pagina do hotspot e liga pra mim resolver. Ja resolvi alguns casos, indo no cliente e desativando o DHCP no servidor ou no AP. Soh que todo dia aparece um novo. Gostaria que se alguem ja passou por esse problema e conseguiu solcionar, poste aqui a solucao, pois estou perdendo varias noites de so por causa deste problema. Uma abraco a todos.

  2. #2

    Padrão IP Fixo + DHCP Nos clientes..

    aqui uso assim..

    No MK uso IP´s fixos para os clientes.

    ai nos ap´s utilizo a configuração de isp,

    No ap deixo a configuração de ip dele para acesso ao firmware original

    aqui eh 192.168.2.1 uso firmware wappro

    ai na configuração do ip fixo coloco o ip que cadastrei para o cliente e deixo o dhcp habilitado, o cliente nem sabe que possui IP Fixo.. nem o ip utilizado na rede..

    se ficou complicado posto os print screen das cof, dos AP´s..

    abraços...

  3. #3

    Padrão

    O embaçado .. é q assim... o cliente nao repassa o MAC dele para o server.. e se vc tiver IP externo.. ele nao vai acreditar.. vai ficar pensando q ta usando IPInterno.. tipo 192. etc.

    E fora.. q quando vai instalar em predio.. vc tem q pendurar varios clientes em um AP só.. e fazendo desse jeito.. fica como compartilhado.. e nao da para usar o Hotspot para cada cliente.. ae teria q fazer o controle de banda pelo proprio ap..


    realmente esse problema q nosso amigo levantou.. é muito sério..
    pois eu tb passei por uns problemas desse... e tive q resolver isoladamente.. mas quando aparece.. é um desespeiro.. tentar descobrir de qual cliente q vem..

    Será q nao tem alguma forma.. de criar uma regra no firewall para bloquear qualquer tipo de DHCP q nao seja o nosso.. ou q comece com nossa linhagem de IP, assim.. tb só iria liberar os IPs q sao do servidor mesmo...

    Vou ver se acho alguma coisa no firewall... ou se alguem q manje mais.. poderia ajudar a gente a resolver esse problemao.. q talvez tenha até uma soluçao simples... q nao descobri ainda..

  4. #4

    Exclamation Caro colega...

    >>>>> favor postar uns screens, pois uso mikrotik + hotspot, sou iniciante na ultilizacao de mkt. Detalhe; hoje descobri que o outro dhcp que esta ativo em minha rede eh um servidor do meu concorrente. Algum cliente deve estar com um link meu e outro dele no mesmo switche, mas como saber onde no meio de mais de 700 clientes? Pode ser coincidencia ou pura sacanagem. Tenho de descobrir uma forma de obrigar os pcs dos clientes a soh encherdarem o MEU DHCP e nao o deles. Pois se eu apenas soltar o link deles desse switche, amanha eles vao e colocam em outro lugar dai eu vou ficar maluco...

    OBRIGADO E POR FAVOR ME AJUDEM...

    Mielle - [email protected]

    Citação Postado originalmente por bnet Ver Post
    aqui uso assim..

    No MK uso IP´s fixos para os clientes.

    ai nos ap´s utilizo a configuração de isp,

    No ap deixo a configuração de ip dele para acesso ao firmware original

    aqui eh 192.168.2.1 uso firmware wappro

    ai na configuração do ip fixo coloco o ip que cadastrei para o cliente e deixo o dhcp habilitado, o cliente nem sabe que possui IP Fixo.. nem o ip utilizado na rede..

    se ficou complicado posto os print screen das cof, dos AP´s..

    abraços...

  5. #5

    Padrão

    Neste caso o ideal seria colocar pppoe + hotspot, o cliente autenticando antes no pppoe e criando um tunel ate seu mk ai depois pedindo usuario e senha.
    O velox ultilizava este mecanismo em minha cidade.

  6. #6

    Padrão

    eu ainda acho q deve ter como colocar alguma regra no firewall para bloquear qualquer outro DHCP ou outra linhagem de IP que nao seja a do provedor..

    Mas ainda nao achei como fazer isso...

  7. #7

    Padrão Valeu pela dica...

    >>>>>>>> Sou iniciante com MKT, como faco para criar um pppoeserver? E como adiciono clientes?

    Jose Mielle - [email protected]



    Citação Postado originalmente por hotspotssa Ver Post
    Neste caso o ideal seria colocar pppoe + hotspot, o cliente autenticando antes no pppoe e criando um tunel ate seu mk ai depois pedindo usuario e senha.
    O velox ultilizava este mecanismo em minha cidade.