+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ativar compressao na Fita Dat

    Senhores (a)


    Minha Unidade é:
    HP DAT 72 (C8010A) (36 GB sem compressão e 72 GB com compressão)
    Na etiqueta da fita diz: "Assumes 2:1 compression"


    Criei um script de backup para a fita dat com o tar, que uso faz alguns meses, e sem problema algum.

    O problema é o seguinte:

    Até poucos dias atrás, a soma de todos os arquivos que iam para a fita, erá de 30 GB.
    Mas agora aumentou muito o tamanho. Cerca de 46 GB, e esta aumentando cada vez mais.
    Se eu nao usar o metodo de compressão via hardware, o backup nao será concluido, pois ira copiar até os 36 GB e depois aborta o script, ou pede outra fita.
    Li no site da HP, que a melhor compressão de dados, é quando feita via hardware, e não via software.

    Usando o MT-ST, qual o comando que eu ativo a compressão via hardware, e como saber se a compressão foi ou nao ativada ?

    Lendo o manual do MT-ST, vi algumas opções que tenho dúvidas:

    compression
    defcompression n
    defdensity n
    densities
    setdensity n

    A sintaxe do comando é: mt-st -f /dev/st0 "opção"
    Vasculhei em foruns, e na internet. Mas a informação é muito vaga.
    O que encontrei, foi os 2 comandos abaixo, no qual eu fiz alguns testes.
    Ja efetuei os seguintes testes:

    Comandos usados antes de usar o tar
    mt-st -f /dev/st0 compression 0
    mt-st -f /dev/st0 defcompression 0

    Tambem fiz testes colocando o 1 ao invez de 0. Mesmo assim nao funcionou.

    Como o /dev/st0 é a unidade que rebobina automaticamente, tambem tentei com /dev/nst0.

    Alguem sabe como ativar a compressão via hardware ?

    Obrigado !

  2. #2

    Padrão

    Eae mano..

    Cara,apesar da sua possível urgencia,cross posting não é bacana...e se tivesse dado uma olhada com calma do google tb...teria achado algo.
    Eu achei algumas disucssõe no zago, segue link http://www.zago.eti.br/fitadat.txt. Lá são oferecidas alternativas referete a este problema que voce está tendo.ele está meio desatualizado,mas já te dá um embasamento pra resolver isso ae...

    QQ dúvida é só postar...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morronix Ver Post
    Eae mano..

    Cara,apesar da sua possível urgencia,cross posting não é bacana...e se tivesse dado uma olhada com calma do google tb...teria achado algo.
    Eu achei algumas disucssõe no zago, segue link http://www.zago.eti.br/fitadat.txt. Lá são oferecidas alternativas referete a este problema que voce está tendo.ele está meio desatualizado,mas já te dá um embasamento pra resolver isso ae...

    QQ dúvida é só postar...

    Verdade colega, a urgencia era muito grande. Mas a questão é que nem todos os usuarios frequentam todos os foruns. Por isso postei o topico em 3 foruns. O backup na empresa nao estava sendo feito a full, e minha cabeça iria rolar se desse problema em alguma maquina, e nao tivesse alguma copia de segurança. Eis o motivo da urgencia.

    Falta de pesquisa nao foi, pesquisei sobre o problema até em foruns americanos/alemao, mas todos sem sucesso. Estou a + de 40 dias pesquisando sobre o assunto.
    A lista de discusão do ZAGO, esta muito desatualizada, inclusive o comando para ativar a compressão nem funciona nas versoes atuais do mt-st.

    Vou finalizar o topico sem muito sucesso.

    Obrigado a todos !

  4. #4

    Padrão

    bom dia!

    Vou fazer o seguinte: entrarei em contato com o fabricante do servidor ( DELL) e vou perguntar como poderia fazer a compactação via hardware.Eles tem que ter esta resposta..esta dúvida tb é minha..e eu fiz que nem vc quer fazer..deixar no gelo...hehehe..mas durante a semana eu posto assim q eu tiver uma resposa,combinado?

    ABS!!

  5. #5

    Padrão

    enqto isto, minha sgestão para vc é pensar em fazer backup incremental...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morronix Ver Post
    enqto isto, minha sgestão para vc é pensar em fazer backup incremental...
    Tranquilo Morronix

    Qualquer ajuda é bem vista.
    Por enquanto, os arquivos estao indo para fita targeado e compactando com o bzip2. Foi a unica maneira que encontrei.
    Entrei em contato com a HP, o suporte tecnico me disse que a compressao é ativada por default, nao tendo como ativar manualmente. Sendo assim, ela ja é ativada de fabrica.

    Vamos ver no que da !

    Abraços