+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual a melhor opção para situações sem visada?

    Na minha cidade há muitas arvores predios e morros que atrapalham a visada, estou em duvida se coloco um amplificador ou cartão mini-pci,
    minha antena é uma hyperlink 17Dbi
    a distancia que quero atingir é de no maximo 3Km sem visada,
    porém ouvi falar que a mini-pci é só para ponto-a-ponto, então o que faço ja que pretendo distribuir o sinal para muitos clientes?
    o amplificador ajuda em situações sem visada?

  2. #2

    Padrão

    Você quer fazer esse enlace em 2.4 GHz???

    Até mais.

  3. #3

    Padrão

    Tente não usar amplificadores, aumentam a potência, mas aumentam o ruído também. Veja a possibilidade de ter uma repetidora entre o caminho.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Na minha cidade há muitas arvores predios e morros que atrapalham a visada, estou em duvida se coloco um amplificador ou cartão mini-pci,
    minha antena é uma hyperlink 17Dbi
    a distancia que quero atingir é de no maximo 3Km sem visada,
    porém ouvi falar que a mini-pci é só para ponto-a-ponto, então o que faço ja que pretendo distribuir o sinal para muitos clientes?
    o amplificador ajuda em situações sem visada?
    Mini pci serve tanto pra ponto a ponto como ponto-multiponto, essa informação que te passaram que serve apenas pra ponto a ponto é errada. Nesse seu caso, acredito que em vez de amplificadores (que é ilegal) use um cartão mais potente, tipo o senao de 200mw ou ubiquiti de 400mw... Mas fique atento pra especificação da potência de entrada da sua antena, pra não danificar ela jogando potência acima do que ela foi fabricada para aceitar...

  5. #5

    Padrão

    mas se vc ta querendo fazer sem visada, tais querendo fazer em 900mhz entao? é isso amigo?

  6. #6

    Padrão Esquece !!!!!!!!

    Amigo , quando vc fala sem visada esta referindo ao cliente para antena , cara esquece ainda não existe tecnologia Wireless , sem visada ,esse papo de 900 funciona sem visada e conversa o que ele faz e explalhar mais o sinal , mas se vc colocar clientes sem visada , vai acabar ficando doido .. vc tem que respeitar a fresnel zone e não obstruir mais de 40% dela , Wireless e só com visada , agora wi-max já funciona diferente.

  7. #7

    Padrão

    Quanto a queima das antenas fique tranquilo isso nunca vai acontecer, pois as antenas sao fabricadas para suportarem potencias nunca atingida em wireless, elas suportam dezenas de Watts e em wireless usamos mwatts. Agora o cuidado deve ser com a Anatel pois se voce ultrapassar a casa de 4000mw(quatro mil) EIRP, esta fora da Lei.

  8. #8

    Padrão

    Não seria 1000mW a potência máxima em sistemas wireless (2,4 e 5,8) permitido pela ANATEL ?

  9. #9

    Padrão

    Me perdoem o engano... os valores são os seguintes :

    Frequencia: 2.4Ghz 5.3Ghz 5.8Ghz
    Potência máxima: 4000mW 250mW 4000mW

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Quanto a queima das antenas fique tranquilo isso nunca vai acontecer, pois as antenas sao fabricadas para suportarem potencias nunca atingida em wireless, elas suportam dezenas de Watts e em wireless usamos mwatts. Agora o cuidado deve ser com a Anatel pois se voce ultrapassar a casa de 4000mw(quatro mil) EIRP, esta fora da Lei.
    olá Amigo !

    que eu sabia a potencia maxima era de 1000mw ou 30dbm

    isso ta errado então ?

    tem o link para consulra junto ANATEL ?

    Obrigado amigo !

  11. #11

    Padrão

    Cara, pelo amor de Deus só de ouvir falar em potência alta como 400mW, amplificadores e tal eu fico doido! Fico Doido!

    Brincadeiras a parte, mais não se faz isso. Aumentar potência para resolver problema de visada. Se não tem visada não tem link, ou se tiver, não será bom. Fim de papo! Pelo menos em 2,4 sempre será assim. Estude sobre o uso de repetidores e será resolvido o problema com qualidade e profissionalismo. 50 ou 100mW é suficiente para a grande parte das aplicações em wireless, potencias maiores só geram ruidos e instalabilidades, considere também o uso de equipamentos homologados que sempre tem potências dentro do permitido.

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    gostaria que o pessoal da minha cidade pensasse assim. No momento em que a antena dele não alcançar mais determinado local onde um cliente que assinar serviço, nego não pensa 2x e mete um amp de 1w lá. Tem cliente com torre na metade da altura da minha, mais de 1km a oeste da minha base, atendendo um cliente 1km a leste da minha base, porque meu sinal ficou ruim lá................
    Vontade de matar um cara desses.

  14. #14

    Exclamation

    Cara, como foi dito se não há visada é muito complicado atender clientes pelo padrão 802.11, a situação mais indicada é o WIMAX, porém ele não está homologado pela Anatel, o que eu aconselho para vc, seria estudar a viabilidade de instalação de repetidoras, para que você possa atender os seus clientes.

    Obs: Entretanto para vc ter um raio (360º) de 3Km se visada, padrão 802.11 não resolve, somente o WIMAX, e como eu disse ele não está homologado.


    Abraços!

  15. #15

    Padrão

    Ele tá falando de EIRP, e não da potencia do rádio. A Anatel permite que vc irradie até 4000mW de EIRP, ou seja, É a soma da potencia do cartão + a da antena menos as perdas nos conectorers e cabos. Isso resulta no total da potencia irradiada.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    gostaria que o pessoal da minha cidade pensasse assim. No momento em que a antena dele não alcançar mais determinado local onde um cliente que assinar serviço, nego não pensa 2x e mete um amp de 1w lá. Tem cliente com torre na metade da altura da minha, mais de 1km a oeste da minha base, atendendo um cliente 1km a leste da minha base, porque meu sinal ficou ruim lá................
    Vontade de matar um cara desses.
    amplificador? sem problemas, call to anatel!

    Quando ela for ai e fizer uma limpa nessas lixeiras (provedores c/ amplificador), o teu sinal pode até melhorar um pouco...

    mas o que recomendo é utilizar pequenas células de acesso c/ potências menores distribuidas pela cidade... acho que resolve