+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile 3 AP2500 ou 3 Mikrotik 532A com 6 paineis de 60º

    Olá amigos!

    Atualmente tenho um projeto de um provedor de internet, mas queria investir bem nesse negócio, eu trabalho com servidores, por isso sei que posso fazer algo bom nesse sentido, e não acho uma boa idéia ultilizar sistemas como RouteOS ou APLinux dentro de caixas herméticas para gerenciar uma demanda grande de usuários (500 a 1000 usuários), mas essa é uma opnião pouco fundamentada, por isso peço a ajuda dos Srs. aqui do forum para tirar algumas dúvidas:

    pretendo implementar um dos 2 modelos de infraestrutura:

    MODELO 1:
    *Torre Triangular 0,40x0,40x0,40 em um Edificio de 70m + torre 6m
    *3 AP2500 com downgrade de fimware para AP2000 com 6 cartões Classic Gold interligados com um switch
    *6 Paineis EMCTest 20dBi 65º Horizontal um por cartão
    *Servidor PowerEdge 1950 DELL Core duo 1.6 Quad, HD 360GB 15.000RPM, 4GB RAM
    * Roteador cisco 2691 1 WIC 2MB

    MODELO 2:
    *Torre Triangular 0,40x0,40x0,40 em um Edificio de 70m + torre 6m
    *3 Microtik 532A com 6 mini-pci ATHEROS interligados com um switch
    *6 Paineis EMCTest 20dBi 65º Horizontal um por cartao mini-pci
    *Servidor PowerEdge 1950 DELL Core duo 1.6 Quad, HD 360GB 15.000RPM, 4GB RAM
    * Roteador cisco 2691 1 WIC 2MB

    A única mudança de um modelo para o outro é em relação aos APs, onde na primeira lista uso 3 AP2500 com cartao classic gold e na lista 2 uso 3 Microtik 532A com mini-pci Atheros

    Pretendo gerenciar cerca de 1000 a 1500 usuários com essa estrutura.

    pretendo ultilizar os APs apena para conectar os clientes nao pretendo fazer nenhum gerenciamneto dentro dos AP.

    Qual a opnião dos Srs acerca dessa estrutura??

    Por favor me ajudem!

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Com mikrotik vc terá uma melhor visão do que acontece na suia mesmo, mesmo usando apenas ele com AP/Bridge... sinal de clientes, pacotes que passam, controle de banda (se quiser), conexões simultâneas... E com RB532, tem o mesmo processador que ap2000 snme... 233 mhz.. Já que pretende atender tantos clientes, acredito que precise de algo ainda mais robusto q a rb532, tipo a nova RB333... O ideal mesmo seria PC/AP, mas pelo citado vc não quer usar. Entre os equipamentos citados, embora ap2000 seja muito estável, acima de 30 clientes por interface ele não se comporta bem. Então eu iria de Mikrotik.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Já que pretende atender tantos clientes, acredito que precise de algo ainda mais robusto q a rb532, tipo a nova RB333... O ideal mesmo seria PC/AP, mas pelo citado vc não quer usar. Entre os equipamentos citados, embora ap2000 seja muito estável, acima de 30 clientes por interface ele não se comporta bem. Então eu iria de Mikrotik.
    Aproveitando o gancho, nesse negócio de muitos clientes o que acaba sendo mais determinante, a RB ou os cartões, o Mk ou as placas wireless. Qual seria o melhor dos dois mundos?

    :-)