Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Outro detalhe, nos equipamentos usados em repetidoras , tipo das operadoras, nao tem demodulacao/modulacao em cada repetidora, e sim conversao , ou seja o sinal de RF nao e demodulado e sim convertido de uma frequencia para outra, com isso no final de todas as repeticoes so teremos apenas uma modulacao/demodulacao.

  2. #22

    Padrão

    pra começar.. acho que deveria ser descartada a possibilidade de usar mikrotik e usar radios profissionais !!

    radios das seguintes marcas voce consegue passar este troughput... full-duplex..

    gigacom, nec pasolink, canopy, trango band..

    tenho um pasolink aqui que funciona perfeito.. 100% de uptime a 3 anos ! 45.000,00 passa um STM-1 nele (155 mbit)



  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seniDEac Ver Post
    ps, já já eu pego os links dos texanos loucos, mas que sabem fazer!
    Não esquece de postar esses links por aqui... :-)

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    1) Quantas vezes será necessário retransmitir????
    2) Quais os locais da retransmissão???
    3) Altura das torres e localização das mesmas????
    4) Marca e modelo dos rádios e antenas????
    1- Boa pergunta, vai depender as demais respostas e da topologia local.
    2- Idem.
    3- Idem.

    O primeiro passo é procurar por pontos naturalmente altos e checar a viabilidade de instalar e alimentação elétrica.

    Consulte os links e veja os equipamentos utilizados para checar se são possíveis. O tal link de 304 Km (recorde segundo eles) foram de dois montes na Itália e sobre uma lâmina dágua de 200 Km. Não sei quanto de velocidade conseguiram.



  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seniDEac Ver Post
    Salve Sacrates,

    Taí um assunto que eu sempre quiz desenvolver, tenho pesquizado bastante, justamente pq quero fazerer um destes pra mim.. e inacreditalvelmente de praticamente 500Km.

    infelizmente qdo pedimos um auxílio nas listas as pessoas sempre são negativas, e logo vao falando pra desistir....

    bom eu to tentando.. e quem sabe podemos juntar forças!


    por exemplo descobri que ums camaradas no Texas. fisetam isso a 780 Km com uma velocodade de 100M.!!!!!! mas num acho mais o artigo....

    mas teve umas compliqueiras. tipo, a curvaturada terra...
    que eles conceguiram driblar colocando as antenas em duas montanhas...

    segundo o artigo ue tinha lido, com três pontos, "ou pulos" conseguiria cobrir 500km, desde que estivessem em lugares bem altos..

    e os equipamentos que ulilizaram foram comuns do mercado.


    que particularmente estou tentando.
    podemos tocar mais idéias!

    []s Sena
    msn [email protected]
    Caros amigo estou com tigo nesta, existem equipamentos que podem fechar este enlace porem vc precisa conseguir boas fotos de satelite para para ver qual seria o melhor ponto, terá que jogar as antenas num local bem alto de preferencia uma montanha ou algo assim por causa da curvatura, e usando 02 repetidoras da pra fechar blz, eu recomendo utilizar canoply .Mais pode me adicionar ai que agente conversa a respeito.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pra começar.. acho que deveria ser descartada a possibilidade de usar mikrotik e usar radios profissionais !!

    radios das seguintes marcas voce consegue passar este troughput... full-duplex..

    gigacom, nec pasolink, canopy, trango band..

    tenho um pasolink aqui que funciona perfeito.. 100% de uptime a 3 anos ! 45.000,00 passa um STM-1 nele (155 mbit)
    Assino embaixo. Utilizar placas-mãe de desktop nesse caso é um tiro no escuro, mesmo que funcione existe elas não são confiáveis e nem foram projetadas para trabalhar nesse tipo de ambiente, quanto às Routerboard nunca utilizamos para fechar links de longa distância então não posso de dizer nada sobre elas, mas vai depender muito da potência das placas.

    Os rádios que o alexandrecorrea citou são sem dúvida a melhor solução.



  7. #27

    Padrão 150 km fechados

    uns falam.... que nao vai funcionar.... outras dizem que talvez funcione......


    eu... gosto de fazer......




    150 km fechados..... 8 megas... redondo.... ping 2 ms


    equipamentos:

    radio e antenas DTS
    antura das torres: 100 mt

    ate o final do ano, esse link estará fechado.....


    obrigado a todos pela ajuda.....

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    uns falam.... que nao vai funcionar.... outras dizem que talvez funcione......


    eu... gosto de fazer......




    150 km fechados..... 8 megas... redondo.... ping 2 ms


    equipamentos:

    radio e antenas DTS
    antura das torres: 100 mt

    ate o final do ano, esse link estará fechado.....


    obrigado a todos pela ajuda.....
    Cara e sem este seu enlace de 150 vc vc ta usando o que ? tem visada ?



  9. #29

    Padrão

    Se tiver Visada

    10 pares de Bridge teramax Long Range
    10 pares de Antena Pluton Ptx 36 42 dbi ou Antena Hyperlink de 32,5 dbi

    Axo que com esses equipamenotos vc consegue fechar o enlace

  10. #30
    seniDEac
    Visitante

    Exclamation

    AOOOO

    quente que num critica.. mas faz mais!!!!
    procura priticar pra ver como RESOLVER


    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    Só saberemos se irá rodar ou não, se colocarmos em pratica.....

    VOU FAZER SIM ou VAMOS FAZER SIM.... Então... Espero contar com ajuda dos colegas aqui......

    Vamos ao que interessa:
    1) Quantas vezes será necessário retransmitir????
    2) Quais os locais da retransmissão???
    3) Altura das torres e localização das mesmas????
    4) Marca e modelo dos rádios e antenas????
    vamos as coisas que eu vejo, os amigos que por favor, me corrijam:
    1) derempre demais da topografia, mas creio que no mínimo seriam umas 3 POPs. apertandod bem, mas tbem creio que uma a cada 100km seria ebm legau.

    2 e 3 ) pra local de restransmissão .. sempre SEMPRE sempre morro.. de alguma fazenda... lugar algo, mas ae. mas ter que ir procurandoo....procurado...procuramdo.... quem sabe um avião.. um gps...

    4)
    4. A) eu gosto muito das placas de rádio DWL 530 Dlinks, que são Atheros, 400mw mas acho que tem outras no mercado (sempre com chip atheros ) que acho que valem mais a pena.

    4.B) como base eu colocaria micros P-II ou P-III com uns 500 de ram. sempre com IP válido e ir roteando.

    4.c) Antenas tem várias... mas eu peferiria as de de 90cm sólidas...

    4.d) sempre uma máquina, duas placas duas antenas...... pra retransmitir né? e semper eem 5.8Mhz

    4.e) mikrotik.


    eu acho.

    se eu pudesse fazer só dois POPs .. um em cada ponta .. ficaria muito feliz em 5.89 daria ums 58MB 38MB.. que na prática daria um 8, 10MB...



    []s Sena



  11. #31
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    aa...

    claro..

    tenho que citar ..que...

    tudo o que estou apresentando ali em cima, é solução profissional.
    não simplesmente pq os equipamentos são profissionais, como placas mae intel, rádios DWL.

    por favor né.

    outra coisa ainda é:
    profissional mesmo é o cara que faz, e que sabe que pereférico encaixa bem com qual outro periférico.

    por favor né 2.

    num é pq é caro e tem etiqueta que é profissa.
    eu tenho um mkt num P-100 com 64 de ram.
    15 clientes.

    ele tá com 1 ano de UP com 4 de instalado.


    []s Sena


    Citação:
    Postado Originalmente por seniDEac
    ps, já já eu pego os links dos texanos loucos, mas que sabem fazer!
    Não esquece de postar esses links por aqui... :-)
    ui! que alfinetada! isso magoa a gente viu. :P

    os 300 Km do exemplo do nosso amigo ali em cima, num é uma boa referencia não?
    sae meu.

  12. #32

    Padrão link 500km

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    Pretendo fazer um link via radio entre as seguintes cidades:

    Novo Progresso - PA (7° 2'20.21"S/55°25'1.72"O)
    Cinop - MT ( 11°50'47.30"S/ 55°30'29.80"O)

    O problema, é que eu nunca fiz link´s com essa distancia, e nem sei que equipamentos usar e nem quantas vezes deverei retransmitir....

    Objetivo: link entre 2 empresas:
    Banda desejada: 10 Mg

    A priori, pensei em repetir o sinal em cada cidade, porem não sei quais rádios usar e nem antenas ou ate mesmo altura das torres.... Enfim... Preciso da ajuda de todos aqui, p/ que esse link possa sair do papel....

    Obs.: as coordenadas acima, são exatamente onde estão as torres (60 MT).

    Agradeço desde já, a todos que colaborar....
    opa... tudo bem.. cara link nessa distancia nao temos nao.. mas com 67km temos dando 20m de troug.. creio que depedendo do radio que vc for usar 4 repetca.. chega os 10megas que vc quer.



  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodritter Ver Post
    Caros amigo estou com tigo nesta, existem equipamentos que podem fechar este enlace porem vc precisa conseguir boas fotos de satelite para para ver qual seria o melhor ponto, terá que jogar as antenas num local bem alto de preferencia uma montanha ou algo assim por causa da curvatura, e usando 02 repetidoras da pra fechar blz, eu recomendo utilizar canoply .Mais pode me adicionar ai que agente conversa a respeito.

    nao achei seu MSN, me ADD ai: [email protected]

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodritter Ver Post
    Cara e sem este seu enlace de 150 vc vc ta usando o que ? tem visada ?
    foi um colega nosso da TELEFONICA que me arranjou esse par de radios.... simplismente é show....



  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luminato Ver Post
    Se tiver Visada

    10 pares de Bridge teramax Long Range
    10 pares de Antena Pluton Ptx 36 42 dbi ou Antena Hyperlink de 32,5 dbi

    Axo que com esses equipamenotos vc consegue fechar o enlace

    ja que vc trabalha na American Explorer, poderia me mandar uma proposta desses equipamentos ai..... p/ [email protected]

    tb quero uma cotacao de amplificadoes 5.8, pois na realidade a teramax Long Range é um cartao atheros com amplificador e filtro de linha, entao, poderei fazer com:

    ovislink 5.8 ou RB + amplificador + filtro de linha + PTX 42

    veja o preco disso ai, me mande no meu e-mail e posta aqui p/ colegas verem


    ADMINISTRADORES:

    por favor, permita isso, pois apenas servirá de referencia de precos p/ futuras consultas dos colegas p/ estudo de viabilidade de futuros link´s.


    desde já, obrigado...

  16. #36

    Padrão Problema!!!!!!!!!!!!

    fiz um outro PTP, esse ta com 97 km, porem nao que fechar, e quando fecha, da tempo alto e baixa capacidade de trafego

    tou usando RB c/ antena ideal 28 dBi


    acho que é alguma confg no MK, + vou tentar so + amanha colocando amplioficador e tb vou testar c/ ovislink 5000 + amplificador 5.8 de 500 mW + antena ideal.

    sei que o amplificador nao é homologado, é so p/ testar e ver se é por falta de potencia que esse link nao ta fechando, se for isso realmente, vou gastar um pouco mais e comprar radios DTS ou TERAMAX.

    Quanto ao radio DTS, alem de homologados, roda numa boa... a minha queixa, e pq so encontro usados e ainda é só um cara de SP que me vende... e se um der defeito, tem que trocar os 2, pois sao fabricados unicamente p/ PTP.



  17. #37

    Padrão

    Affff... mano que doideira esse link de 308 km sobre uma lamina d'agua de 200km, affff .... fiquei pasmo, bom tenho um link de 15 km sobre a bahia de guanabara aqui no Rio de Janeiro e oscila muito heim .... esse link ja me deu 10mb de transferencia e agora nao passa de 5mb, tipo to usando um par de terabeam bem oscila muito e cai as vezes fica fora uns 5 à 10 min e isso tem me dado dor de cabeça, mandei fazer uma torre 12 metros mais alta que a atual e vou colocar essa semana pra ver se dá uma melhora definitiva,senaum vou apenas pra duas zirok de disco de 120 e um par de teramax, agora eu queria saber se alguém sabe se eu consigo fechar esse link com dois ovis Wla5000

  18. #38
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Admin...
    TERAMAX tem essa merda de problema, se ele não tiver bem alinhado e tiver uma interferencia no canal ele fica oscilando assim,
    principalmente a noite,eu já vi uma rede em 8 nós, 8 cidades, (155kms) dando problemas em todos os teramax ao MESMO TEMPO!


    a solução:
    fazer um pente fino em toda a rede, passar re-alinhando as antenas, trocando os canais , verificando energia eletrica (pois a oscilação da mesma faz o teramax parar ou melhor rebootar.. como é o seu caso ae)



    Agora voltando ao tópico

    500KMS da pra fechar sim,

    só fechar de 60 em 60Kms, usando RB's com cartão atheros,
    Tem muitos bons mas me disseram que os novos , ("ACHO" que são os XR) são muito bons..

    ja vi 63kms com 11mb de throug.

    Antenas Hyperlink 32db bem alinhada , e sempre com baterias e etc.. pra não oscilar a energia.


    agora se vocês querem mesmo througput só colocar
    antenas tipo Tambor,
    já vi comentários de se passar 17mb em 100kms com antenas tambor.



  19. #39

    Padrão

    Antenas tambor ????????, , aquilo e apenas uma protecao de uma prabola comun, como as usadas nas operadoras, o que tem sim e uma protecao metalica para melhorar interferencias adjacentes dos propios equipamentos do lado, depois e colocada uma tampa de material isolante, ja para prevenir que pasaros fazam ninhos no iluminador,mas nao aumenta o ganho da parabola.