+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache-full

    Pessoal, estava olhando o forum dos EUA do MK, e o nosso amigo CATV fez a postagem das regras dele lá e também o pessoal encontrou as mesmas falhas que nós encontramos na regra dele, a pergunta é a seguinte:


    Até quando teremos que esperar para baixar e instalar a versão 3 para que o cache full funcione realmente, hoje o cache full seria uma necessidade para muita gente creio eu..

    Quais são os bug's que essa versão 3 tem?

  2. #2

    Padrão

    Aqui uso freebsd com isso e funciona.

    Linux em si tambem funciona.


    Se o proxy do mikrotik for com squid, tambem da de aplicar na mao e funcionar tudo na boa.


    Saudações,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Aqui uso freebsd com isso e funciona.

    Linux em si tambem funciona.


    Se o proxy do mikrotik for com squid, tambem da de aplicar na mao e funcionar tudo na boa.


    Saudações,

    Olá camarada!!


    Desculpa a ignorância mas como funciona o freebsd, onde posso encotrar um artigo que explique o seu funcionamento? A plataforma é linux? você me passa alguns detalhes por favor?


    Abração.

  4. #4

    Padrão

    FreeBSD é um sistema operacional.

    Existe um patch para o squid em si, que faz exatamente isso.

    Quando a requisicao for encontrada um HIT, o pacote é remarcado com outra ToS.

    Devido essa marcação, voce pode manipular os pacotes que estao na cache.
    Para o freebsd eu precisei reescrever o patch, mas para linux tudo funciona legal.

    Aqui no under tem esse tutorial para linux pronto.
    https://under-linux.org/wiki/index.p...R_CACHE_GRANDE

    Saudações,

  5. #5

    Padrão

    linux e freebsd existem varios modos de fazer isso.. aqui mesmo uso um modo mais pratico que nao depende de modulo nem patch pra squid..

    o problema eh que estava afogando meus aps !! tive que desligar ... :P

  6. #6

    Padrão Funciona sim na versão 2.9.27

    É o seguinte é tudo questão de ir atrás da resposta já que não funciona o que podemos fazer... temos duas coisas para utilizar que garanto que todo cliente irá gostar da navegação e outra iremos economizar e muito no nosso link:
    1º feito as regras do nosso amigo CATV, e após ter criado a regra de proxyfull no queue e colocando no packet mark a opção proxyfull, pegue cada cliente que você tem na lista de queue para não usar o link full, utilize a opção Parent e aponte para a regra do Proxyfull que foi criada na queue, assim não saira do controle de banda mas não irá consumir nada do nosso link

    2º para deixar uma navegação mais interessante para o cliente você pode criar um Burst na queue do seu cliente colocando um pico por exemplo: meu cliente tem banda de 64k ai pego e jogo para ele um pico de 128k em 60s e se manter 128k durante esse tempo ele irá reduzir automaticamente para 64k dinovo qualquer duvida sobre o Burst posta aqui que eu respondo

  7. #7

    Talking Funciona sim na versão 2.9.27

    É o seguinte é tudo questão de ir atrás da resposta já que não funciona o que podemos fazer... temos duas coisas para utilizar que garanto que todo cliente irá gostar da navegação e outra iremos economizar e muito no nosso link:
    1º feito as regras do nosso amigo CATV, e após ter criado a regra de proxyfull no queue e colocando no packet mark a opção proxyfull, pegue cada cliente que você tem na lista de queue para não usar o link full, utilize a opção Parent e aponte para a regra do Proxyfull que foi criada na queue, assim não saira do controle de banda mas não irá consumir nada do nosso link

    2º para deixar uma navegação mais interessante para o cliente você pode criar um Burst na queue do seu cliente colocando um pico por exemplo: meu cliente tem banda de 64k ai pego e jogo para ele um pico de 128k em 60s e se manter 128k durante esse tempo ele irá reduzir automaticamente para 64k dinovo qualquer duvida sobre o Burst posta aqui que eu respondo

    Espero ter ajudado vocês amigos ...

    Abraço t++

  8. #8

    Padrão

    a solução é MUITO mais simples !!!

    o squid anexa um cabeçalho assim no header de cada arquivo:

    quando NAO ta no cache:

    X-Cache: MISS FROM proxy-core-04.ondainternet.com.br

    quando ESTA no cache

    X-Cache: HIT FROM proxy-core-04.ondainternet.com.br


    o que deve ser feito.. é marcar pacotes que contenham isto.. e depois marcar a conexao !! feito isso.. anexar um queue a essa regra...

    nao sei se tem como fazer usando simple queue.. mas acho que se usar queue que marca os pacotes .. da pra sair do controle tranquilo...

  9. #9

    Padrão

    detalhe..

    tenho isso rodando em linux.. e funciona perfeitamente !!

  10. #10

    Padrão Desculpem a minha ignorância...

    Sou novato em MK, e eu queria saber oq é esse CACHE-FULL, tipo eu uso web-proxy e as vezes ele dá uma travada, tipo para de funcionar, CACHE-FULL é isso?

  11. #11

    Cool

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Sou novato em MK, e eu queria saber oq é esse CACHE-FULL, tipo eu uso web-proxy e as vezes ele dá uma travada, tipo para de funcionar, CACHE-FULL é isso?
    nao amigo cache full e quando os clientes solicitam uma pagina de internet e o mk busca a pagina no cache do proxy.....claro se ele tiver ela...com isso a economia de link....acho que e isso...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Joaosgnet Ver Post
    nao amigo cache full e quando os clientes solicitam uma pagina de internet e o mk busca a pagina no cache do proxy.....claro se ele tiver ela...com isso a economia de link....acho que e isso...
    saindo do cache sem controle de banda,

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    saindo do cache sem controle de banda,
    Sim amigo, tudo que está em cache sai sem controle de banda para seu cliente, acredite, sua rede será outra e você só receberá elogios.

    Já postei a ''revelação'' da regra do CATV, da uma olhada lá no tópico do cache full do CATV...



    Abração.

  14. #14

    Padrão

    soh complementei a explicaçao ao novo membro do forum,,

  15. #15

    Padrão

    Amigo posta o link pq eu nao achei

    abraços

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Sim amigo, tudo que está em cache sai sem controle de banda para seu cliente, acredite, sua rede será outra e você só receberá elogios.

    Já postei a ''revelação'' da regra do CATV, da uma olhada lá no tópico do cache full do CATV...



    Abração.