+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fiscalização Anatel

    A minha dúvida com relação a fiscalização é no que se refere a torres repetidoras. A Anatel vai fiscalizá-las também, ou vai só na sede da empresa? Quem já passou por esta fiscalização para nos esclarecer?
    Pergunto porque gostaria de usar aquele modelo de antena que tem post aqui no forum. A antena de 8 slots com irradiação horizontal. Os detalhes de construção que o usuário H3LYO colocou, estão bem claros e o resultado relatado pelo companheiro é animador.
    Uma boa setorial horizontal custa muito caro e ainda só tem homologado para 90º. Esta tem um angulo maior, o que diminui o número de setoriais na torre e o custo é baixissimo.
    Além disso, com a polarização horizontal se evita a poluição de outros provedores.

  2. #2

    Padrão

    A Anatel fiscaliza somente as torres distribuidoras, ou seja, as torres dentro da cidade, as repetidoras não.

  3. #3

    Padrão

    depende do fiscal amigo, ja soube d fiscais que foram sim em todas as torres,

  4. #4

    Padrão

    Aí é que mora o perigo! Se não existe um protocolo, cada fiscal fazendo como achar melhor, é um problema. Além disso as minhas repetidoras estarão dentro da cidade. Talvês por isso que um concorrente encheu a cidade de APs. Cada 3 a 4 quarteirões ele tem uma repetidora de forma bem discreta que não chama a atenção de ninguém no visual. Só no site survey é que podem ser identificadas

  5. #5

    Padrão

    que eu saiba! na torre q tiver cliente! para a Anatel é um Tronco do provedor, então incide em fiscalização, e consequentemente vc terá que pagar a TFI.

  6. #6

    Padrão

    NAO PRECISA CADASTRAR REPETIDORA!

    É necessário cadastrar SOMENTE o ponto onde o provedor faz interconexão com a internet E o ponto onde faz o controle de acesso, gerenciamento de rede, segurança de rede etc..

    Como em 99% dos casos o provedor tem o link e o servidor no mesmo lugar registra somente esse local.

    Então, as repetidoras em que existam SOMENTE rádios (onde não há controle de acesso, segurança, etc..) NAO PRECISAM DE REGISTRO, POIS Não CARACTERIZAM UMA ESTAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÃO.

    LGT lei 9472
    art 165
    § 2° Independerão de outorga:

    I - o uso de radiofreqüência por meio de equipamentos de radiação restrita definidos pela Agência;

    RADIACAO RESTRITA: 2.4 5.8 900Mhz

    Aí vem a pergunta: por que entao tenho que resgistrar a meu provedor se eu trabalho somente com rádios de 2.4 e 5.8?

    Primeiro porque você presta um serviço de telcom. e por isso precisa de autorização (outorga) da ANATEL.

    Segundo é que é EXATAMENTE porque não se registram os rádios de 2.4 e 5.8 que você deve registrar SOMENTE o ponto onde você tem a sua interconexão com a internet e onde estão os seus servidores!

    Espero ter ajudado!

    Somente para tranquilizar a todos que estão acompanhando o tópico, essa semana um parceiro meu que tem repetidora NAO CADASTRADA foi fiscalizado e correu tudo bem!
    Abraço!

  7. #7

    Padrão

    Mais do que esclarecido. Assim vamos trabalhar com mais tranquilidade.
    Beleza!!!

  8. #8

    Padrão

    mais nao esqueçam da questao de equipamentos homologados né. nao quer dizer que por nao precisar pagar tfi nao seja fiscalizado,

  9. #9

    Padrão

    o que eu lí foi justamente o contrário, que qualquer ap onde tenha cliente conectado, tem que pagar a taxa de 1300 e bolinha e manutenções.

  10. #10

    Red face

    bom, quando você registra uma base em uma cidade (principalmente as pequenas), as repetidoras não precisa cadastrar, pois apenas estão retransmitindo o sinal.

    Agora não esqueça da homologação dos equipamentos.

    Essa questão de antenas escondidas e tal, não se preocupe, quando a Anatel for fiscalizar a cidade por poluição no espectro, ela pega tudo.

    Abraços.

  11. #11

    Padrão quero montar um provedor

    gostaria de saber onde posso conseguir uma parceria para ter o smc, tenho um pequeno provedor e gostaria de expadirn e ficar dentro da lei, obrigado

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por assisteclitoral Ver Post
    gostaria de saber onde posso conseguir uma parceria para ter o smc, tenho um pequeno provedor e gostaria de expadirn e ficar dentro da lei, obrigado
    assisteclitoral,

    A licença SCM você deve atentar para:

    pode ir logo se adequando as normas da ANATEL:

    Possua Rádios, antenas, cabos e conectores HOMOLOGADOS;

    Se não tiver empresa constituida (CNPJ), procure dar entrada no processo.

    Em relação a parceria, há várias empresas no mercado que oferecem esse serviço. Cobram adesão de 1350,00 (valor que é pago a ANATEL para registro de CADA base - entenda-se base como central de distribuição, onde está localizado seus servidores e onde recebe o link da internet), e geralmente algum valor pela TFI, que varia de 100 a 600 reais.

    Mensalmente, cobram taxas de 250 à 760 reais, o que vale é procurar.

    Agora uma dica: a economia as vezes não vale a pena. Procure empresas idôneas, com boa referência, aqui no forum tem alguns que oferecem esse serviço.

    espero ter ajudado.

  13. #13

    Padrão

    Amigo normalmente (em 99.999999999999% dos casos) vai por denuncia apenas e nas que foram denunciadas, de qualquer forma é certo utilizar tudo HOMOLOGADO pra não ter futuras dores de cabeça :-)
    Agora, sobre ter ou não que cadastrar todas as estações, já fui vistoriado (tudo certo graças a Deus!!) e o fiscal falou que não precisava. Em outra oportunidade em conversa com um fiscal ele disse que precisava sim ! Mas lendo a LEI não precisa. Mas como a Lei tem várias formas de se "ler" fica aí uma grande dor de cabeça porque cadastrar todas as torres fica uma fortuna... Mas no nosso caso estamos tentando cadastrar tudo !

  14. #14

    Padrão rede wireless

    sera que posso criar uma rede wireless entre 3 amigos para jogarmos em rede, da cadeia isso?

  15. #15

    Padrão

    É como citou outro usuário mais acima. Na lei fala de estação. Subentende-se ponto do link, servidor, administração da rede etc... (pelo menos eu entendo assim). As repetidoras seriam apenas meios de levar o sinal mais adiante. É o mesmo que é feito pelas emissoras de TV. Na minha região, o sinal de TV vai de cidade em cidade. Se procurar no site da Anatel, não tem nenhuma delas cadastradas.
    Aqui na minha cidade tem um provedor mais antigo e ele tem uma base, e mais de 30 repetidoras espalhadas. No site survey aparece cada repetidora dele como se fosse uma nova estação porque ele usa outro SSID e aparece cada rádio configurado como AP num canal diferente. Ele gastou uma nota neste arranjo porque em cada ponto ele tem uma antena de grade para receber, uma omini para irradiar, uma caixa hermética com dois rádios.
    Neste caso eu penso que pode dar margem para uma interpretação diferente, já que cada AP tem um nome diferente. Cada ponto destes ele colocou acima de um telhado de casa baixa, ficando bem discreto no visual mas aparece de qualquer modo no escaneamento. Como a cidade é pequena, eu acho que duas torres fariam a cobertura completa e se fosse necessário pagar, sairia muito menos.