+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena Omini na horizontal

    É possível montar uma omini na horizontal? Nas frequencias baixas de HF ísto é muito usado. Na verdade uma dipolo horizontal é a mais usada em radioamadorismo. Mas não sei como se comportaria em 2.4 ghz. Como diria meu professor de física: Nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão) tudo é previsível, mas quando se altera um dos fatores o produto final pode ser inesperado.
    Eu pergunto porque gostaria de mudar a polarização para horizontal para escapar um pouco das interferências de outras estações. Eu acho as setoriais muito caras e no caso das homologadas o angulo máximo de cobertura é 90º. Assim precisaria de 4 setoriais.
    No caso da dipolo horizontal, se ela estiver orientada de norte a sul, os lóbulos principais serão de leste/oeste. Assim, com duas omini na horizontal, hipoteticamente teria uma cobertura de 360º.
    Outro aspecto a considerar seria o angulo de abertura . Se na vertical ele for estreito, ao colocar na horizontal ela poderia tornar-se uma direcional para frente e para tráz, e aí duas não daria uma cobertura de 360º.
    O que acham? É loucura ou dá para pensar?

  2. #2

    Padrão

    Amigo, essa sua ideia é meio doida, porém é de se pensar.

  3. #3

    Padrão Antena Horizontal

    Caro amigo temos antenas ominio slot horizontal, com auta sensibilidade para sair das interferencias e ficar com um ótimo aumento em seu alcance e potencia. Caso tenha interesse temos para pronta entrega com 16 elementos 19dbi 360º e preço imbativel R$ 620,00 ja incluso frete.
    Enézio S. J.
    Tel: 79 3246 1601 / 9141 4594

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É possível montar uma omini na horizontal? Nas frequencias baixas de HF ísto é muito usado. Na verdade uma dipolo horizontal é a mais usada em radioamadorismo. Mas não sei como se comportaria em 2.4 ghz. Como diria meu professor de física: Nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão) tudo é previsível, mas quando se altera um dos fatores o produto final pode ser inesperado.
    Eu pergunto porque gostaria de mudar a polarização para horizontal para escapar um pouco das interferências de outras estações. Eu acho as setoriais muito caras e no caso das homologadas o angulo máximo de cobertura é 90º. Assim precisaria de 4 setoriais.
    No caso da dipolo horizontal, se ela estiver orientada de norte a sul, os lóbulos principais serão de leste/oeste. Assim, com duas omini na horizontal, hipoteticamente teria uma cobertura de 360º.
    Outro aspecto a considerar seria o angulo de abertura . Se na vertical ele for estreito, ao colocar na horizontal ela poderia tornar-se uma direcional para frente e para tráz, e aí duas não daria uma cobertura de 360º.
    O que acham? É loucura ou dá para pensar?

  4. #4

    Smile Omini Horizontal

    Uso waveguide sloted horizontal (omni 360graus horizontal) há mais de 11 Meses e tenho tudo sob controle, trabalho com baixa potencia (12dbm), e pode crer, não tive efeito colateral, as antenas são de fabricação própria, feita em alumínio e revestida com plástico negro, pesa 2,7 quilos e tem 1,5mts... com 16 slots tem 16Dbi, alcanço 6Km com visada. A quem possa interessar, fazemos ao custo de R$ 450,00 + frete.

    P.S.: Quem quiser fotos: mail-me ([email protected])...

    Alex Lacerda.
    ProLiance Tecnologia.
    81 3719 0446.

  5. #5

    Padrão

    procure antena da EMCTEST eles tem omni horizontal, menos de 400 reais,

  6. #6

    Padrão

    Tem as Antenas da Pluton tbm Ptx 32 16 dbi excelente antena

  7. #7

    Padrão

    Mas o preço é extremamente salgado. R$ 1250,00. Inexplicável.
    Na verdade quando abri o post era sobre o uso de uma antena omini colocada no mastro na horizontal. Coisa meio louca. Mas gostaria de saber como se comportaria o lóbulo de irradiação.

  8. #8

    Padrão

    ha bom, entao entendemos tdos ao contrario,,

    amigo vc vai ter no max uma abertura horizontal de uns 15 graus fazendo isso, ja porem na vertical vai sobre pra tudo quanto é lado sinal, pra baixo, pro ceu, pra tras.

    nao aconselho nao isso,

  9. #9

    Padrão

    É exatamente o que eu imaginava. Mas quando eu for fazer uma expansão da rede, eu vou tentar só para ver no que vai dar. . Como eu disse antes, é algo meio doido.
    Em radioamadorismo é possível colocar duas dipolos horizontais, uma acima da outra com uma distância controlada para exatamente estreitar o angulo de 360º e torná-la assim uma espécie de direcional. Não é quase usado pelos tamanhos envolvidos mas teoricamente é possível. No caso do wireless, colocar duas omini na horizontal em fase pode funcionar, só que o custo não vai compensar.