Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão achei essa formula para calcular tamanho de cabo?

    Cabo Coaxial

    galera no link acima o cara ensina como calcular o cabo para fazer cabos VHF como aplicar esses calculos para wireless qual serias as adaptações a fazer na formula..vlw..isso é uma duvida comum..vejo muitos com essa duvida inclusive eu...

  2. #2

    Smile

    darlangomes,

    não há alterações para se fazer na fórmula não.

    O que você vai fazer é o seguinte:

    Multiplo de 1/2 onda = [300.000/2x(FREQUENCIA)] x FATOR VELOCIDADE

    seguinte:

    FREQUENCIA 2.4Ghz: (em Khz)
    Canal Frequencia
    [01] 2412000 Khz
    [02] 2417000 Khz
    [03] 2422000 Khz
    [04] 2427000 Khz
    [05] 2432000 Khz
    [06] 2437000 Khz
    [07] 2442000 Khz
    [08] 2447000 Khz
    [09] 2452000 Khz
    [10] 2457000 Khz
    [11] 2462000 Khz
    [12] 2467000 Khz
    [13] 2472000 Khz
    [14] 2477000 Khz

    FATOR VELOCIDADE:

    RG-58 e RG-213 = 0,67
    RGC-58 e RGC-213 = 0,82

    Exemplo Prático:

    Vamos utilizar um rádio no canal 1 com cabo RGC213.

    Aplicando a fórmula:
    Multiplo 1/2 = (300.000 / 2412000 x 2 ) x 0,82
    => Multiplo 1/2 = (0,0621) x 0,82
    => Multiplo 1/2 = 0,05099 metros

    Ou seja, o seu cabo tem que ser multiplo de 5,099 centímetros...

    ex: 50,99 cm, 101,98 cm, 152,97 cm, 254,95 cm, 509cm, etc...

    Como é muito pequena a onda, fica difícil fazer um cabo pequeno no tamanho correto, mas quanto mais próximo melhor.

    espero ter ajudado.
    Última edição por anarchist; 17-11-2007 às 17:55.

  3. #3

    Padrão deixa ver se eu entendi...

    no caso o cabo teria que ser multiplo de 5 entao pode ser 60cm 70cm....

    no caso da mudança de canal subindo para 9 ele teria que ser multiplo de 5,016....ou seja o tamanho do cabo na mudança do canal nao seria tao siginificativo?

  4. #4

    Padrão

    em cabos pequenos não,

    mas ao utilizar cabos de 2 metros para cima, já dá uma mínima diferença.

    o problema é que a onda 2.4ghz é muito pequena, não é como onda de outros serviços, que estão na casa dos khz e cabo de tamanho errado o serviço fica ruim...

    em wireless seria mais um ajuste fino. Não há grandes diferenças a se notar, mas sempre é bom fazer o cabo corretinho.

    abraço

  5. #5

    Padrão hum..

    velho eu estou falando isso porque na minha rede isso ta fazendo uma diferença muito grande no nivel de sinal do meu ap..quando coloco no kanal 9 a oscilação do sinal é grande demais..e nao tem niguem no klanal 9 nem 8 e 7 e qiuando coloco nao kanal 2 o sinal fica estavel e tem mais 2 no kanal 2 mais uns 2 no kanal 1 e 3...

  6. #6

    Padrão

    É interessante ísto. Algo está bem fora dos parâmetros.

    Qual o comprimento do cabo. Também o tipo de cabo? 213 ou 58?

  7. #7

    Padrão

    nao adianta vcs fazer calculo para GHz, e o pigtail, e o conector, e o circuito até saida pigtail ?


    Abraços
    Lee

  8. #8

    Padrão

    é como disse...

    ghz é muito pequena a onda... fica muito difícil...

    mas tem testes ai que com grandes distâncias o correto tamanho do cabo ajuda um pouquinho

  9. #9

    Padrão

    É, mas continua interessante o problema do amigo lá. Sinal forte num canal e fraco em outro. É bom saber o porque? Mas parece que em um canal o sinal "sai" e noutro "fica".
    Em frequencias de radioamador que são baixas, ísto está normalmente relacionado com ROE (relacão de ondas estacionárias), que normalmente é resolvido com o acerto no comprimento do cabo.
    Outra maneira que se usa em frequencias baixas é usar um acoplador de antenas para fazer o perfeito casamento de impedância. Mas em wireless parece que não existe esta facilidade.
    Mas como disse o outro colega, em Ghz não deveria ser tão crítico.
    Vamos acompanhar o desenrolar do tópico para ver se alguém encontra uma resposta. Afinal todos nós estamos sujeitos a acontecer o mesmo.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darlangomes Ver Post
    velho eu estou falando isso porque na minha rede isso ta fazendo uma diferença muito grande no nivel de sinal do meu ap..quando coloco no kanal 9 a oscilação do sinal é grande demais..e nao tem niguem no klanal 9 nem 8 e 7 e qiuando coloco nao kanal 2 o sinal fica estavel e tem mais 2 no kanal 2 mais uns 2 no kanal 1 e 3...
    darlan, para a gente poder analisar mais amplamente, coloca ai seus equipamentos, potências utilizadas, etc.

  11. #11

    Padrão relatorio...

    o ap central...ta com firmware ap routet ap - 7209apg edimax abaixo segue as fotos as guias avançados de cada ap
    ap-central guia avançado
    ImageShack - Hosting :: apcentralus2.jpg
    ImageShack - Hosting :: apcentralbiu3.jpg guia basico
    ap-cliente1
    http://img236.imageshack.us/my.php?image=apnalvatf7.jpg
    ap-cliente2
    ImageShack - Hosting :: apnilzetemd3.jpg

    ai pessoal veja ai..

  12. #12

    Padrão eai glaera.

    e ai galera..mais algum palpite pra desvendar o misterio..

  13. #13

    Padrão

    Voce já pensou que pode estar com problema no rádio? Quem sabe no canal nove ele não está trabalhando perfeitamente e por isso cai o sinal? Experimente colocar noutro canal, por ex. o 6 e vê se acontece o mesmo. Vai tentando canal por canal e anotando os resultados.
    Se tiver outro AP disponível faz outro teste trocando o AP.

  14. #14

    Padrão hum....

    ap nao é nao ja coloquei um g-link um wr254 e agora um edimax..eu lembro que no kanal 5..ficou igual como no kanal 9 ai coloquei logo no 2..e ai ficou bem melhor..

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darlangomes Ver Post
    velho eu estou falando isso porque na minha rede isso ta fazendo uma diferença muito grande no nivel de sinal do meu ap..quando coloco no kanal 9 a oscilação do sinal é grande demais..e nao tem niguem no klanal 9 nem 8 e 7 e qiuando coloco nao kanal 2 o sinal fica estavel e tem mais 2 no kanal 2 mais uns 2 no kanal 1 e 3...
    A interferencia que vc tá tendo pode ser de outro equipamento e não de wireless em 2.4 . Se vc tiver interferencia de outros sistemas vc não vai detectar essas como redes wireless 802.11b/g. O comprimento do cabo em si na frequencia de 2.4 não é tão critico. Esse problema aparece em frequencias mais baixas onde o comprimento de onda é bem maior e vc tem que ter um ROE (relação de ondas estacionarias) bem mais sintonizado.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darlangomes Ver Post
    o ap central...ta com firmware ap routet ap - 7209apg edimax abaixo segue as fotos as guias avançados de cada ap
    ap-central guia avançado
    ImageShack - Hosting :: apcentralus2.jpg
    ImageShack - Hosting :: apcentralbiu3.jpg guia basico
    ap-cliente1
    ImageShack - Hosting :: apnalvatf7.jpg
    ap-cliente2
    ImageShack - Hosting :: apnilzetemd3.jpg

    ai pessoal veja ai..
    Pode ser que não tenha a ver com seu problema, mas só pra ajudar:

    Ative o Block WLAN Relay no AP central: impede que os clientes se comuniquem.
    Desative a proteção 802.11g em ambos os rádio: como você está usando B, isso é desnecessário e só vai gerar pacotes sem utilidade na sua rede.
    Ative o IAPP no AP cliente: isso facilita um pouco caso precise mudar o AP da base, pois o cliente vai entrar no novo AP sem precisar reconectar.

    Tente manter as potências baixas. Aqui uso sempre 17 dBm nas bases e os clientes ficam em 20 dBm porque é o mínimo que dá pra botar no Zinwell (gostaria de poder botar 17 dBm nele também). Aumente só em clientes distantes (mais de 3 Km).

  17. #17

    Padrão

    A propósito, seu cliente tá com muito pouca potência, só 12 dBm. Bote uns 17 dBm nele.

  18. #18

    Padrão jpjust...

    vlw cara fiz essas alterações que voce disse vou esperar pra ver o resultado..vlw...man...daqui a 2 dias ai eu posot os resultados..

  19. #19

    Padrão alguns notificações

    é pessoal eu fiz algumas modificações que o colega indicou porem....tinha coisas que eu ja tinha feito...a unica que eu meche mesmo foi na potencia dos ap's....e vi que oscila bastante as melhores....confgurações..sao 24 e 22dbm..o restante oscila bastante..

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darlangomes Ver Post
    é pessoal eu fiz algumas modificações que o colega indicou porem....tinha coisas que eu ja tinha feito...a unica que eu meche mesmo foi na potencia dos ap's....e vi que oscila bastante as melhores....confgurações..sao 24 e 22dbm..o restante oscila bastante..
    Qual a distância entre a base e os clientes?