+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK como cliente de um AP

    Olá pessoal, preciso de ajuda de vcs, talvez seja uma coisa simples, mas tô perdido, dei uma pesquizada no forum sobre isso e achei muita coisa sem resultado e inconsistente ou cada um com uma suposição, acabei ficando embaralhado, é o seguinte, eu tenho um AP GTS com Gateway 192.168.250.254 e DHCP 192.168.250.1-40 e queria mandar uma parte do link para um MK em modo cliente, ou seja receber o link pela Wlan1 e sair pela Ether1 para distribuir para alguns clientes a cabo, ou seja queria uma bridge, pois queria q esses clientes pegasse os IPs do AP GTS ex: 192.168.250.2, 192.168.250.3...... para entender melhor:

    Modem=>AP GTS=>Antena grade enviando=>Antena grade recebendo=>MK cliente=> Switch=>Clientes cabeados

    O q tenho de fazer? Somente configurar a Wlan1 em Station, criar uma Bridge e em PORTS definira wlan1 e a ether1 na bridge q criei? Em ADDRESS LIST coloco um IP de quem? Da ether1? O q mais preciso fazer, agradeço a ajuda!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Está correto, é só isso mesmo, só não entendi a Address List, não precisa nem de IP se criar uma bridge, pois poderá acessar por MAC, mas se precisar coloque na bridge, qualquer um de preferência fora da faixa que o dhcp atribui, mas se quiser pode ser tb, se quiser ainda poderá configurar um dhcp client atribuido à bridge e o MT será configurado por ele.

  3. #3

    Padrão

    Tbm concordo, está correto. Basta conectar o MK como estation, que ele passa os MAC´s, DHCP e tudo, por experiência.. já utilizei este cenário por aqui e funcionou muito bem por meses.

    Nem precisa de IP nem de ADRESS LIST.

    Abraços
    Alam Dias

  4. #4

    Padrão

    Velu Pessoal, só estou precisando de um cabo de rede para fazer os testes, assim q feito posto o resultado se funcionou. brigado!!!

  5. #5

    Padrão

    Olá pessoal, peguei um MK AP e fiz o teste aqui, acontece q ñ consegui fazer funcionar, criei uma segunda bridge, adicionei em PORTS a wlan5 e a ether2 na bridge2 q criei, coloquei a wlan5 como station, chegou até a detectar a rede, deu como conectado como pode ver as imagens abaixo, coloquei o meu computador na ponta, ele chega a pegar o IP, gateway, dns, td certinho automático mas ñ navega, vejam se está faltando algo a fazer, valeu!

    http://img340.imageshack.us/img340/2637/mk1im2.th.jpghttp://img514.imageshack.us/img514/316/mk2yc7.th.jpg
    Última edição por faieppi; 21-11-2007 às 10:42.

  6. #6

    Padrão

    Atualmente eu estou usando o mk dessa maneira, eu recebo o sinal de um ap edimax e mando para a placa de rede cabeada, fiz praticamente como vc fez ai, só que eu fui em ip-dhcp cliente e coloquei a wlan1 pra recebe o dhcp do ap, depois fiz a regra de nat.
    funciona normalmente.

  7. #7

    Padrão

    Pelo que eu sei, para o Mikrotik como cliente wireless funcionar somente como bridge (sem fazer nat), é preciso que ele esteja em WDS com o AP que manda o sinal para ele. Se os 2 rádios são Mikrotik, é só habilitar o WDS nos 2 rádios, mas não sei se vai funcionar como cliente de outros AP´s...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panjos Ver Post
    Atualmente eu estou usando o mk dessa maneira, eu recebo o sinal de um ap edimax e mando para a placa de rede cabeada, fiz praticamente como vc fez ai, só que eu fui em ip-dhcp cliente e coloquei a wlan1 pra recebe o dhcp do ap, depois fiz a regra de nat.
    funciona normalmente.
    Olá amigo, em ip-dhcp client vc fez q regra na wlan1? Post aí para ter uma ideia.. E vc fez NAT com qual IP? Valeu...

  9. #9

    Padrão

    bom , ate onde sei lendo manuais, nao funciona no modo bridge se a placa estiver em modo station,

    nunca vi isso funcionando tbem, e tbem nunca cosegui fazer funcionar assim

    tem que usar wds no seu caso, se nao quiser fazer nat no mk.

  10. #10

    Padrão

    o sinal entra na wlan1, quando estiver conect to ess, vc vai em ip-dhcp cliente clica no + seleciona wlan1 e aplica, o seu ap vai envia um ip para wlan1, depois disso vc vai em ip-firewall e faz a regra de nat, chain-srcnat out interface-wlan1 action-masquerade.
    no meu caso estou com o link de internet a 3km do mk, e o link vem atraves desse ap edimax, chega no mk pela wlan1 e repassado para ether1.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panjos Ver Post
    o sinal entra na wlan1, quando estiver conect to ess, vc vai em ip-dhcp cliente clica no + seleciona wlan1 e aplica, o seu ap vai envia um ip para wlan1, depois disso vc vai em ip-firewall e faz a regra de nat, chain-srcnat out interface-wlan1 action-masquerade.
    no meu caso estou com o link de internet a 3km do mk, e o link vem atraves desse ap edimax, chega no mk pela wlan1 e repassado para ether1.
    Olá amigo, fiz como falow, ele realmente pegou um IP da faixa do meu AP, até definiu o mesmo IP em Address list, fiz um nat tb em firewall, mas continua a mesma coisa, meu pc pega o ip, gateway, e td mais automático mas ñ navega, veja o print abaixo, vê se tem algo errado ou faltando...


    http://img20.imageshack.us/img20/2351/mk3qe1.jpg

  12. #12

    Padrão

    Olá amigo, fiz como falow, ele realmente pegou um IP da faixa do meu AP, até definiu o mesmo IP em Address list, fiz um nat tb em firewall, mas continua a mesma coisa, meu pc pega o ip, gateway, e td mais automático mas ñ navega, veja o print abaixo, vê se tem algo errado ou faltando...

    Obs, lembrando q a a placa wireless é a wlan5 e a de rede é a ether2


    http://img20.imageshack.us/img20/2351/mk3qe1.th.jpg

  13. #13

    Padrão

    eu não sei se é seu caso, mas eu uso a ether1 em dhcp server, e ela esta configurada pra manda pro pc os ips e os dns.
    eu vo te explicar certinho o meu caso, ai vc ve se pode te ajudar.
    no ponto inicial tem um modem 3com homeconect e esta configurado em dhcp, na faixa de 10.1.1.1 o dhcp dele inicia em 10.1.1.30 e vai até 10.1.1.80, neste mesmo ponto tem um ap edimax com firmware wappro em bridge transparente, esse ap manda o sinal de internet a um mk que esta a 3km, no mk eu recebo sinal pela wlan1, eu vou em ip-dhcp cliente e recebo um ip do modem 3com, vou em ip-firewall-nat e faço a regrinha, depois vou em ip-dhcp server e configuro a ether1, a minha esta configurada em 192.168.0.1como gateway padrão, a internet é da gvt eu coloco os dns da gvt, essa ether1 vc coloco um pc ela ja envia pro pc um ip e os dns, e ja navega. no meu caso aqui essa ether1 é ligada a quatro aps, e todos estão bridge transparente só fazendo controle de mac.
    não sei se é isso que vc ta precisando. mas se for funciona sim.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panjos Ver Post
    eu não sei se é seu caso, mas eu uso a ether1 em dhcp server, e ela esta configurada pra manda pro pc os ips e os dns.
    eu vo te explicar certinho o meu caso, ai vc ve se pode te ajudar.
    no ponto inicial tem um modem 3com homeconect e esta configurado em dhcp, na faixa de 10.1.1.1 o dhcp dele inicia em 10.1.1.30 e vai até 10.1.1.80, neste mesmo ponto tem um ap edimax com firmware wappro em bridge transparente, esse ap manda o sinal de internet a um mk que esta a 3km, no mk eu recebo sinal pela wlan1, eu vou em ip-dhcp cliente e recebo um ip do modem 3com, vou em ip-firewall-nat e faço a regrinha, depois vou em ip-dhcp server e configuro a ether1, a minha esta configurada em 192.168.0.1como gateway padrão, a internet é da gvt eu coloco os dns da gvt, essa ether1 vc coloco um pc ela ja envia pro pc um ip e os dns, e ja navega. no meu caso aqui essa ether1 é ligada a quatro aps, e todos estão bridge transparente só fazendo controle de mac.
    não sei se é isso que vc ta precisando. mas se for funciona sim.
    Olá amigo, no seu caso a sua ether1 já sai uma faixa de ip diferente da faixa do seu modem inicial correto? Eu estava pensando diferente, em somente fazer uma bridge no meu mk e repassar as informações do meu modem para minha rede aqui e distribuir para os clientes, veja a sequencia abaixo:

    modem gateway 192.168.250.254 dhcp(192.168.250.1-40) => ap em bridge => antena enviando => antena recebendo => wlan5 do mk => ether2 do mk => switch => meu pc recebendo por ex o ip do modem inicial 192.168.250.5

    No meu caso eu consigo receber esse ip e todas as configurações automática como gateway, dns e etc do modem inicial mas ñ consigo navegar.

    Caso ñ seja possivel isso, faria dessa forma sua, resolveria meu problema, só queria simplificar usando a mesma faixa, no meu caso qual ip aconselha para q faça um gateway no meu mk? Valeu pela ajuda...

  15. #15

    Padrão

    Eu nunca configurei o mk dessa maneira que vc usa, pelo que entendi é o modem que determina os ips dos seus clientes. eu como tive muito problemas com modem, deixei pro mk faze tudo o que ele pudesse, só não tirei de vez o dhcp do modem pq no ponto inicial eu preciso dele, mesmo pq da maneira que eu uso eu tenho mais controle. no seu caso eu colocaria a sua ether na faixa 192.168.10.?, vc vai poder acessar do seu pc, tanto o mk qt o seu ap e seu modem.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panjos Ver Post
    Eu nunca configurei o mk dessa maneira que vc usa, pelo que entendi é o modem que determina os ips dos seus clientes. eu como tive muito problemas com modem, deixei pro mk faze tudo o que ele pudesse, só não tirei de vez o dhcp do modem pq no ponto inicial eu preciso dele, mesmo pq da maneira que eu uso eu tenho mais controle. no seu caso eu colocaria a sua ether na faixa 192.168.10.?, vc vai poder acessar do seu pc, tanto o mk qt o seu ap e seu modem.
    Olá kara, do jeito q queria ñ consegui ñ, já pelo seu tive sucesso, vou deixar aqui funcionando pra ver, mas tá suprindo minha necessidade, valeu pela ajuda, qualquer novidad eposto aki...