+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como migrar para DHCP Server com mascara 252?

    Pessoal, meu servidor está funcionando redondo mas estou com um pequeno probleminha. Os ips são fixos e toda hora que alguem formata a maquina preciso ir na cada do cliente configurar

    Minha faixa de ips ja esta com a mascara 252 e agora eu gostaria de fazer o servidor sevir ips via dhcp mas eu queria tipo poder escolher os ips para os cliente para não ter que ir na casa deles alterar tudo.

    Exemplo:
    O cliente 192.168.22.2 eu só adicionava no dhcp mantendo este ip pra não conflitar pois dae o cliente continuava navegando e quando precisase formatar o pc ja pegaria automatico o mesmo ip e assim com o cliente 192.168.23.2, 192.168.24.2 etc.

    Eu andei pesquisando e esse recurso me parece que fica no DHCP Server/Leases mas estou perdido e gostaria da ajuda de você para não correr muito risco de fica com server parado muito tempo.

    Obrigado a todos

  2. #2

    Padrão

    amigo, adiciona em leases o ip e mac do seus clientes,,, ou em make static, dps vai ageitando ai,,

    eu faço no bloco de notas, bem mais rapido,, dps jogo tudo no mk,,
    vlw

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    amigo, adiciona em leases o ip e mac do seus clientes,,, ou em make static, dps vai ageitando ai,,

    eu faço no bloco de notas, bem mais rapido,, dps jogo tudo no mk,,
    vlw
    Entendi, mas antes preciso criar algum dhcp server certo? Com a mascara 252 ou seja /30 la no setup do DHCP server nao esta funcionando. Da erro

    Valew pela força

  4. #4

    Padrão

    tb tenho um monte de dúvidas sobre dhcp. Tem horas que os clientes não conseguem se conectar no meu servidor, e fica dando erro de "DHCP deassigned". Tô imaginando se fixando os ips resolva isso. Também é bem maluca a coisa, meu ap designa ips na faixa 192.168.100.xxx, o dhcp designa ips na faixa 192.168.101, e o pppoe ips 200.169.100.xxx . Tô apanhando pra entender antes de mexer em algo, e inseguro pra apagar tudo e fazer um dhcp server do 0.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Entendi, mas antes preciso criar algum dhcp server certo? Com a mascara 252 ou seja /30 la no setup do DHCP server nao esta funcionando. Da erro

    Valew pela força
    Amigo, cria o DHCP SERVER e edita os pool para os ips da sua máscara. Utilize o separador "," entre cada ip que irá funcionar perfeitamente e o dhcp atribuirá somente os ips que você setar nos pools. Dá um trabalho mas fica maneiro...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Amigo, cria o DHCP SERVER e edita os pool para os ips da sua máscara. Utilize o separador "," entre cada ip que irá funcionar perfeitamente e o dhcp atribuirá somente os ips que você setar nos pools. Dá um trabalho mas fica maneiro...
    Entendi, vou fazer isso hoje a noite já.

    Quando eu criar o DHCP Server os clientes ja vão ficar sem conexão até que eu sete todos os ips no pool ne?

    Abraço

  7. #7

    Padrão

    nao é mais vantajoso amigo, vc pegar e fazer uma folheto explicando como o pessoal adicionar o ip,

    eu uso ip fixo por causa da segurança que o dhcp nao proporciona,, claro que depende do caso é viavel dhcp.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    nao é mais vantajoso amigo, vc pegar e fazer uma folheto explicando como o pessoal adicionar o ip,

    eu uso ip fixo por causa da segurança que o dhcp nao proporciona,, claro que depende do caso é viavel dhcp.
    É um caso a se pensar pois a segurança é outra mesmo. Tem como vc enviar o modelo do folheto que você fez? Já tentei elaborar um mas minha didatica nao ficou muito boa hehehe

  9. #9

    Padrão

    eu uso masc /30 so que uso radio com ap-router e seto os ips os radios aonde ele faz nat sempre na mesma faixa da lan do radio .. com dhcp setado no radio evitando apos uma formataçao vc ter que configurar ips e ir emcasa de clientes.. fora a segurança que almenta bastante e o monitoramento fico bem mais facil resolver problemas

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Ouvi relatos q dhcp e wireless não se dão mto bem... Particularmente, na minha opinião, se sua rede ta redonda, não vale a pena arriscar... Com o windows o dhcp não funciona direito nem com rede cabeada... imagina com wireless... Posso estar errado, mas na dúvida, eu pelo menos, prefiro não arriscar...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    É um caso a se pensar pois a segurança é outra mesmo. Tem como vc enviar o modelo do folheto que você fez? Já tentei elaborar um mas minha didatica nao ficou muito boa hehehe
    bom eu nunca precisei fazer um, pois tenho poucos clientes,

    mas ja pensei muitas vezes em fazer um manual para eles,

    é um de meus projetos futuros isso, uma cartilha para usuarios de provedores wireless

  12. #12

    Padrão

    Já sei o q vou fazer. Vou montar um servidor de testes e fuçar a vontade para tentar descobrir uma solução. Provavelmente vou acabar montando com hotspot e quando estiver redondo eu faço a substituição.

    Como disse nosso amigo: É melhor nao arriscar se minha rede está redonda, pois o q menos quero é dor de cabeça hehehehe.

    Enquanto isso vou seguir a dica do Johny e tentar elaborar um folhetinho esplicativo para os clientes.

    Valew a todos