+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Myauth como priorizar por porta

    Saudações a Todos:
    Tenho aqui uma duvida, recentemente um colega de um provedor me questionou sobre o processo de priorização de banda feita pelo myauth,olhando as regras não vi nada de errado mas de fato, a banda reservada para o uso do voip na rede dele não estava sendo priorizada corretamente pois estava muito ruim a qualidade das ligação.

    alguem conhece alguma regra que possa ser utilizada para priorizar por porta que subescreva as regras existente no myauth?

    tentei as seguintes regras;
    iptables -t mangle -I PREROUTING -d 200.X.X.X -p udp --dport 16384:16400 -j TOS --set-tos 16

    onde o range de porta são utilizadas para o trafego RTP do ata...e 200.X.X.X e o ip da internet ...

    alguem tem alguma sugestão?
    Última edição por pp1wvc; 21-11-2007 às 23:06.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pp1wvc Ver Post
    Saudações a Todos:
    Tenho aqui uma duvida, recentemente um colega de um provedor me questionou sobre o processo de priorização de banda feita pelo myauth,olhando as regras não vi nada de errado mas de fato, a banda reservada para o uso do voip na rede dele não estava sendo priorizada corretamente pois estava muito ruim a qualidade das ligação.

    alguem conhece alguma regra que possa ser utilizada para priorizar por porta que subescreva as regras existente no myauth?

    tentei as seguintes regras;
    iptables -t mangle -I PREROUTING -d 200.X.X.X -p udp --dport 16384:16400 -j TOS --set-tos 16

    onde o range de porta são utilizadas para o trafego RTP do ata...e 200.X.X.X e o ip da internet ...

    alguem tem alguma sugestão?
    Liga pro patrick que ele te passa isso... essa é uma das vantagens do myauth, o patrick é mto prestativo.. hoje ainda eu passei 20 min no telefone com ele...

  3. #3

    Padrão

    Gostaria de saber se alguem aqui no forum possui alguma experiencia com o myauth,talves alguem tenha alguma dica...acho que pode ser uma coisa bem simples e não gostaria de ocupar o desenvolvedor do soft... afinal para ele tempo e dinheiro... mas agradeço pela sua atenção e dica....;-)

  4. #4

    Padrão

    esses TOS ai nao adiantam... porque ao passarem pelo roteador.. sao remarcados !

    aqui eu uso tambem.. e faço diferente..

    o voip eu crio uma conta separada.. ai o voip fica com um link reservado...

  5. #5

    Padrão

    deixe eu entender,no roteador esse pacotes são remarcado,de alguma formar,pelo myauth,certo? Então o que esta acontecendo é... se o myauth não esta priorizando da maneira que deveria pririorizar,nào podemos intervir com scripts,ou coisa parecida seria isso?pois fatalmente seria subescrito pelas regras no myauth?E isso?

  6. #6

    Padrão voip + MyAuth

    Saudações!


    1 - grupo de banda
    Bom, na definição de grupos de banda no myauth, crie um grupo com a garantia igual a velocidade e classifique a prioridade como "Altissima".
    Em seguida, mude o usuário para o novo grupo criado.

    2 - link disponivel
    Não adianta muito priorizar seu o link estiver saturado de tráfego, verifique a ocupação do link, teste tambem a qualidade com esse comando:

    ping _IP_ROTEADOR_OPERADORA_ -c 100 -i 0 -q

    A taxa de perda aceitável para voip é de até 10%.
    Se for constatado problema no link:

    - Trocar de link
    - Aumentar o link
    - Pedir suporte a operadora

  7. #7

    Padrão myauth

    Olha pra mim provedor sem myauth nao rola, tenho dois provedores, e estao rodando com myauth vou partir pro terceiro, o patrick desenrola qq coisa, o cara é fera!

  8. #8

    Padrão Atualizações no Myauth

    Bom dia Sr. PAtrick, como mesmo sabe sou usuario do Myauth e aprovo, e até hoje estou esperando varias alterações no myauth como uma central de assinantes,financeiro e outras coisa ai sim ele ficaria mais completo, abrevie essas alterações pois todo mundo ta precisando dessas alterações.


    Citação Postado originalmente por PatrickBrandao Ver Post
    Saudações!


    1 - grupo de banda
    Bom, na definição de grupos de banda no myauth, crie um grupo com a garantia igual a velocidade e classifique a prioridade como "Altissima".
    Em seguida, mude o usuário para o novo grupo criado.

    2 - link disponivel
    Não adianta muito priorizar seu o link estiver saturado de tráfego, verifique a ocupação do link, teste tambem a qualidade com esse comando:

    ping _IP_ROTEADOR_OPERADORA_ -c 100 -i 0 -q

    A taxa de perda aceitável para voip é de até 10%.
    Se for constatado problema no link:

    - Trocar de link
    - Aumentar o link
    - Pedir suporte a operadora

  9. #9

    Padrão Alterações no Myauth

    Bom dia Sr. PAtrick, como mesmo sabe sou usuario do Myauth e aprovo, e até hoje estou esperando varias alterações no myauth como uma central de assinantes,financeiro e outras coisa ai sim ele ficaria mais completo, abrevie essas alterações pois todo mundo ta precisando dessas alterações.

  10. #10

    Padrão faz ae Patrick

    poxa precisamos mesmoooooo!!!!!!!!!!!!!!!

  11. #11

    Padrão

    Saudações:

    Obrigado Patrick pela dica,o que vc descreveu é o que vem como padrão no myauth apos ser instalado...;-).
    Mas o que resolveu foi o seguinte;utilizamos os cartões mikrotik, e fizemos a priorização pelo mikrotik,acreditem resolveu, mesmo colocando o ips nos mesmos grupos do clientes normais.
    O mesmo teste realizado tambem com o mikrotik, mas priorizando pelo myauth não funcionou.Isso levou a acreditar que pode ter algo de errado com a questão de prioridade pois estrangulamento no link não é, se não iria apresentar mesmo prorizando com o mikrotik.

    Outro Problema ja que o Patrick nos permitiu a honra de sua presença ;-),como posso priorizar o trafegos dos usuario que utilizam o softphone. Teoricamente estariam sendo reconhecidos pelo myauth como um ATA,imagine o estrago que esse cliente faria ao conectar-se com um P2P...Existiria então Patrick ou outro colega que ja fez por ventura, prioridades por portas no Myauth,se não houver,o mikrotik se torna indispensavel :-( ou apelar para fazer o QOS na unha mesmo...
    Última edição por pp1wvc; 22-11-2007 às 15:35.