+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Link telebras * Rb 750GL

    Boa Noite pessoal!
    Meu Link é da telebras, eu passei uma fibra do pop deles para minha torre, até então eu utilizava router cisco, mas sempre queima qdo chove e eu cansei de comprar equipamento caro, resolvi rebaixar minha energia para 24v e usar Rb para rotear em lugar do cisco.
    O problema é que to apanhando para fazer a rb conversar com a telebras, o problema é que eles utilizam vlan layer 2, ja configurei minha vlan de tudo que é geito possivel e os 2 não falam.
    Alguem ai utuliza Mk para rotear link da telebras (PNBL) ?
    Tem como me passar script ou me dar uma luz?

    Obrigado!

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Ola, nao tenho experiencia con esse link, mas tenho com vlan no mk. Como vc configurou a vlan?

  3. #3

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Camada 2? Será que não há controle por MAC?

  4. #4

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Tem certeza que não há nenhum tipo de encapsulamento além da Vlan?

  5. #5

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    sim tem ecapsulamento.

  6. #6

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Eu criei a vlan, apatir da eth1, coloquei o ip na vlan, utilizei tag e tirei tag, acrescentei o id indicado por eles, configurei route para gateway, e criei rota rip, exclui rota rip, e mesmo assim nao funciona.
    A Rb nao ve a vlan nem a telebras ve a minha.
    Quanto ao encapsulamento como defino na Rb, alguem sabe?

  7. #7

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Citação Postado originalmente por eduardopaiva Ver Post
    Eu criei a vlan, apatir da eth1, coloquei o ip na vlan, utilizei tag e tirei tag, acrescentei o id indicado por eles, configurei route para gateway, e criei rota rip, exclui rota rip, e mesmo assim nao funciona.
    A Rb nao ve a vlan nem a telebras ve a minha.
    Quanto ao encapsulamento como defino na Rb, alguem sabe?
    Procura no forum kuruminbranco.. pux conversa com ele.....poos ufiliza aqui...

  8. #8

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Opá, tenho BGP com a Telebras, fechando duas VLAN´s. Se precisar de um suporte estou a disposição...

  9. #9

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    kuruminbranco,
    Quero sim, por favor me diz como vc fez, to utilizando uma rb750Gl, como faço pra subir esta vlan?

  10. #10

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    É mano tem um amigo meu que teve que comprar um Cisco pois o mk pelo jeito não soma com o link da Telebras nao, quando acontecia de conectar dava problema com o ip na ARP list olhe na arp para vc ver a MAC duplicando.

  11. #11

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    KuruminBranco.
    segue configuraçoes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conf mk-vlan.pdf
Visualizações:	156
Tamanho: 	516,3 KB
ID:      	40609

  12. #12

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Gente, obrigado, mas resolvi.
    O problema era do lado da telebras, os caras ainda estão aprendendo, pra eles é novidade, o bom é que ainda tem boa vontade.

  13. #13

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Pessoal estou com mesmo problema do colega eduardopaiva. Ele resolveu mas nao descreveu a real solucao do problema. O outro colega mais atras diz que resolve mas nao deixou o contato.
    Enfim gostaria de reabrir o Topico para novas discussoes da problematica.

  14. #14

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    O cara da Telebras informa que se enviarmos as marcacoes a sessao BGP sobe. De fato ja conseguimos conectar uma delas, o problema e que ao desplugar os cordoes oticos e reconectar, a sessao cai e nao sobe mais.
    Se estavamos eviando marcacao fechando sessao BGP, nao era pra ela fechar novamente? Pq nao fecha?

  15. #15

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    @coonexão!

    Vamos ver se consigo ajuda-lo.

    O seu caso são duas etapas diferentes para se analisar.

    1-Verificar se a conectividade L2 em MAC/LLC está corretamente estabelecida. Isso inclui as questões referentes a VLAN;

    2-Verificar o estabelecimento da sessão BGP. Caso esteja ocorrendo problemas no estabelecimento da sessão, ou seja, o status da sessão não fica marcado como "ESTABLISHED" e sim fica mudando o status entre "IDLE, CONNECT e ACTIVE" será preciso ativar os logs em debug level para verificar as mensagens BGP que estão apresentando erro para só depois então efetuar as correções e reestabelecer a sessão.

    Em relação a etapa 1 tenho as seguintes perguntas:

    a) Qual o resultando do comando ping em direção ao IP do Neighbor da Telebrás? Ele responde ao ping? Apresenta perda de pacotes com frequência? Há ocorrência de latência ou jitter?

    b)A Telebrás está entragando os quadors ethernet com marcação de VLAN 802.1q ou entregando pacotes desmarcados e você que está tentando atribuir uma vlan a sua ponta do circuito?

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128



    Citação Postado originalmente por coonexao Ver Post
    O cara da Telebras informa que se enviarmos as marcacoes a sessao BGP sobe. De fato ja conseguimos conectar uma delas, o problema e que ao desplugar os cordoes oticos e reconectar, a sessao cai e nao sobe mais.
    Se estavamos eviando marcacao fechando sessao BGP, nao era pra ela fechar novamente? Pq nao fecha?

  16. #16

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    Boa noite Rafael,

    Antes de mais nada Obrigado pela forca.

    Bom vou pontuar as respostas na mesma ordem de suas perguntas:
    1 - São Duas VLANs: Principal e Secundaria => Acredito que as duas estão corretas. O técnico Telebras me Confirmou receber o MAC da VLAN Secundaria porem não fechou BGP. Da Vlan Principal não recebeu MAC.
    Detalhe intrigante: Na tabela ARP da CCR não aparece os MACs das VLANs criadas.

    2 - Chegamos a fechar sessão 1 Vez com a Principal e outra com a Secundaria. Porem ao tentar possibilidades na intenção de fechar as Duas, voltamos a estaca zero.
    Que nem mencionou sessão BGP fica alternando entre as opções que falaste.

    Etapa 1:
    a - Quando fechou sessão ping respondeu normal. Porem sem sessão e apenas Timeout.

    b - Sou eu que estou tendo que entregar os quadros Ethernet com marcação de VLAN 802.1q por meio de 2 vlan no meu lado do circuito.

    Bom respondido as perguntas vou tentar desenhar meu cenário para melhor Compreensão:

    Telebras => coonexao
    (Switch) => Switch (IN SFP45 - OUT eth3) => CCR (IN eth2)

    OBS: Minha CCR1016-12G não tem IN SFP, por isso tem necessidade de algo para converter para cabo LAN. O Switch em questão e o Enterasys B3G124-48.

    Hoje teve outro técnico assumiu a ativação e me pediu para fazer umas marcações no Switch gerenciável. Segundo ele na hora que eu passar essas marcações fecha as sessões.

  17. #17

    Padrão Re: Link telebras * Rb 750GL

    @coonexao!

    Assim como eu desconfiava, o seu problema não está no BGP, mas sim na falta de conectividade L2.

    Resta agora descobrir se a falha de convergência L2 está ocorrendo antes do "DEMARC" da Telebrás ou depois deste ponto.

    Recomendo se possível que retire a CCR do circuito e crie uma interface VLAN diretamente no Switch da Enterasys e atribua o IP /30 da telebrás que recebeu nessa VLAN e veja se consegue executar um ping com sucesso na outra ponta do circuito Telebrás. Até onde consultei, o modelo Enterasys B3G124-48 possui capacidade básicas de L3. Caso seu switch não suporte L3, você pode pelo menos criar uma vlan de gerência e colocar o IP da telebrás somente pra testar a conectividade L2/L3 com a telebrás.

    Tente fazer esse teste. Acredito que possa haver algum problema na configuração do Enterasys do seu lado em relação a definir o comportamento de marcação VLAN das respectivas portas ETH2 e ETH3. No seu caso você tem que garantir que essas duas interfaces estão trabalhando no modo Trunk ou Tagged.

    Eliminando a CCR do circuito e criando a VLAN diretamente no Enterasys pra fins de teste, eliminamos um possível ponto de falha e você poderá se concentrar em revisar a configuração do switch e verificar se esta realmente correta.

    Conferindo que a configuração está correta no Entersys após testes poderá garantir assim que é possível que o problema esteja do lado da Telebrás e exigir que ela dê uma solução.


    Outro ponto que observei no datasheet do Enterasys B3G124-48 e que as portas SFP são combo. Poderia me dizer qual as interfaces ETH elétricas que estão associadas as portas SFP ópticas de acordo com o fabricante?

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128



    Citação Postado originalmente por coonexao Ver Post
    Boa noite Rafael,

    Antes de mais nada Obrigado pela forca.

    Bom vou pontuar as respostas na mesma ordem de suas perguntas:
    1 - São Duas VLANs: Principal e Secundaria => Acredito que as duas estão corretas. O técnico Telebras me Confirmou receber o MAC da VLAN Secundaria porem não fechou BGP. Da Vlan Principal não recebeu MAC.
    Detalhe intrigante: Na tabela ARP da CCR não aparece os MACs das VLANs criadas.

    2 - Chegamos a fechar sessão 1 Vez com a Principal e outra com a Secundaria. Porem ao tentar possibilidades na intenção de fechar as Duas, voltamos a estaca zero.
    Que nem mencionou sessão BGP fica alternando entre as opções que falaste.

    Etapa 1:
    a - Quando fechou sessão ping respondeu normal. Porem sem sessão e apenas Timeout.

    b - Sou eu que estou tendo que entregar os quadros Ethernet com marcação de VLAN 802.1q por meio de 2 vlan no meu lado do circuito.

    Bom respondido as perguntas vou tentar desenhar meu cenário para melhor Compreensão:

    Telebras => coonexao
    (Switch) => Switch (IN SFP45 - OUT eth3) => CCR (IN eth2)

    OBS: Minha CCR1016-12G não tem IN SFP, por isso tem necessidade de algo para converter para cabo LAN. O Switch em questão e o Enterasys B3G124-48.

    Hoje teve outro técnico assumiu a ativação e me pediu para fazer umas marcações no Switch gerenciável. Segundo ele na hora que eu passar essas marcações fecha as sessões.