+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena Zirok WLL605 5.8

    Olá pessoal, gostaria da ajuda de vcs, estou com o seguinte problema.
    Estou montando um ponto a ponto de 300 mts com duas antenas zirok 5.8 wll605, mas não estou conseguindo deixar elas com um alinhamento bom, vcs sabem alguma forma de alinhar essas antenas. Tenho funcionando outro ponto a ponto com essas antenas e com rádios airaya 4958, e estão funcionando até bem, mas esse que é mais perto não estou conseguindo.
    Ah tb estou usando rádios airaya 4958.

    Desde já obrigado

  2. #2

    Padrão

    essas antenas tem muito ganho para essa distancia, mas tente colocar dois pc's um em cada ponta e usar o netstumbler.

  3. #3

    Talking

    Citação Postado originalmente por igorallan Ver Post
    essas antenas tem muito ganho para essa distancia, mas tente colocar dois pc's um em cada ponta e usar o netstumbler.
    dois pcs?

    Pra que?



    um abraço

  4. #4

    Padrão

    O segredo delas é que a linha reta dela é em 70 graus!

  5. #5

    Padrão

    Reforço informação do Antoni, basta vc considerar que o alinhamento off-set inicia em 70 graus. Geralmente o erro de quem não é acostumado com Zirok é no alinhamento do off-set muito alto ou baixo demais.

    Cada pessoa tem um jeito, mas eu sempre alinho da seguinte maneira, mande outra pessoa no segundo rádio. Inicialmente mantenha as duas antenas com 70° de off-set, depois tente o melhor sinal possível usando apenas o alinhamento lateral.

    Depois de encontrar o melhor sinal pelo ajuste lateral, fixe bem e vá mexendo levemente no offset em uma das pontas, depois faça o mesmo na outra ponta.

    Sempre consigo melhor sinal alinhando desta maneira, tenho enlaces de Airaya com distância 9 Km, largura de banda em 20Mhz, Antenas zirok de 60cm, sinal em 38, throughput de 10Mbps.

    Abraço!

  6. #6

    Padrão

    Dois pc's fazendo uma rede ad-hoc para alinhar via netstumbler.

  7. #7

    Padrão

    Valeu Pessoal, vou fazer os testes, e depois coloco aqui

    Obrigado a todos

  8. #8

    Wink è o bicho

    Tambem estou com a mesma antena para alinhar a uma distância de 13km com radios da Kraser me aconselharam a colocar no angulo de 70° mais usei o programa radio mobile ele me deu a informação de 100° assim que eu terminar o link posto aki pra galera

  9. #9

    Padrão

    Ola, use 70° na Zirok, quando estiver no mesmo nivel, ou na mesma reta, caso contrario, nem rola. Fecho p2p com 5km com 2 zirok wll60 e segudo o sinal de -49 a -53db.
    Se voce for apontar elas de sua casa para um morro, a inclinação é outra!!!
    são chatas de ajustar, e o segredo é fixa-las muito bem, qualquer mudança na posição, a alteração do sinal tbem é grande.