+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping alto após 1MB de trafego

    Ola galera,

    Seguinte, tenho um MK na torre, com placa atheros de 400mw, meu MK é apenas bridge para os clientes (Com AP cliente e plaquinha wlan) chegarem ao servidor (Linux Slackware).

    Tudo está tranquilo, só que quando a rede começa a passar de 1.2 - 1.5 MB os pings dos clientes ao MK e do MK aos clientes sobem de uma média de 10 - 40, pra 400 - 500..

    Todo dia eu noto isso, pois pela manhã o trafego se mantem abaixo de 1MB e os pings ficam ótimos (entre 10 - 40ms)...

    Alguem tem alguma dica?

    Eu sei que é muito dificil isolar problemas desse tipo, principalmente com tão pouca informação sobre a rede lógica e física...

    Mas eu só gostaria dos amigos dicas para que eu possa testar...

    Por exemplo, ja me mandaram trocar o PigTail interno do MK e o cabo que o liga a antena (Setorial Ideal 15dBi)...

    Ja fiz isso, e não mudou muita coisa...

    Mais alguma dica?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    jah tentou dar uma olhada no ack dos teus clientes wireless??? outro fator ke cuido muitu eh o tx/rx ccq , as vezes c tiver um cliente podre pode danificar sua rede inteira, dah um olhada nisso amigo

  3. #3

    Padrão

    1 cliente com sinal ruim.. estraga tudo...

    procure deixar o SNR acima de -65 !!

  4. #4

    Padrão

    Ola,

    Eu bem sei que um cliente com sinal ruim, pode estragar uma rede...

    Mas pra testes eu blockei os clientes de placas Wlan, e deixei apenas os AP clientes, ap clientes estão sempre conctador, e o senario ficou o mesmo, após um certo trafego, os pings sobem e o teste de banda do MK que eu faço da minha maquina ao MK cai de 1.5 - 1.6MB pra 300 - 600k...

    Ou seja, os clientes estavam com o mesmo sinal, a diferença é que o trafego subiu, subiu pq tem mais de um usuario ligado aos AP clientes, e pela manhã poucos estão em casa...

    Em suma, os AP clientes ja estavam todos conectador com o trafego baixo o ping da ok, quando almenta o trafgo é que da problema... E eu percebo que mesmo assim o trafego maximo do MK está baixo, pq com o pessoal usando uns 800k, eu faço teste pelo Bteste do mK, e da apenas uns 1.6 - 2.0, no meu AP cliente tem apenas eu conectado e o sinal está 86 no AP cleinte, e -46 no MK...

    Eu acho que o problema é o trafego do MK que está limitado por algum motivo e quando vai chegando a esse total, os pings começam a aumentar...

    Mais alguma dica?

  5. #5

    Padrão

    ele mk recebe link por cabo ou por ptp ???

  6. #6

    Padrão

    nao adianta so bloquear.. so dele estar associado o ap esta trocando "beacons" com os clientes...

  7. #7

    Padrão

    Qual placa pci ou mini pci que vc esta usando como ap?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infotech Ver Post
    jah tentou dar uma olhada no ack dos teus clientes wireless??? outro fator ke cuido muitu eh o tx/rx ccq , as vezes c tiver um cliente podre pode danificar sua rede inteira, dah um olhada nisso amigo
    como eu seto isso?

  9. #9

    Padrão

    amigo eu naum recomendo setar o valor de ack, aki pelo menos piorou quando tentei, oke vc teim ke fazer eh arrumar os clientes ke estao com ack alto =D para ver o ack dos clientes vc vai em wireless -> registration -> dois clique no cliente -> ali vai ter o valor deack, i na guia signal teim mais informacoes importantes...

    i c vc kiser setar o ack interface -> dois clique na interface -> advanced -> ack timeout ali vc pode definir, mas repetindu eu naum gostei do resultando setando o ack manualmente

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vamos compartinhar
    amigo veja se teu problema é igual a este veja este link aki o
    https://under-linux.org/forums/mikrotik-wireless/102594-ping-3000-ms-apos-11hrs.html

  11. #11

    Padrão

    E ai pessoal .. aqui eu to com o mesmo problema .. mas ele começou a acontecer apos pinduar mais de 70 cliente online com o trafego entre 1.6 mega e 2 mega con certeza vou te que setoriza mais.

  12. #12

    Padrão

    Amigo, qual o teu link Total?? ele é Full??? olha só, esses dias fiz uma regra 128 k queue no mk e esqueci de colocar o ip do cliente, sabe o que aconteceu!!!!! todo o o link destinado para aquele pop q uera de 2 mb passou a ser de de 128 k, tomei pau tipo bicho pra descobrir ..... e os ping ficaram la em cima, na casa dos 800 - 1500 .......CONCLUSAO pings altos tem haver sim com o trafego e principalmente com links estourados, reveja seu link e recalcule se o trafego total nao esta acima do link....

  13. #13

    Padrão Configuração

    Posta a conf dessa interface pra gente dar uma olhada.
    Vlw

  14. #14

    Padrão Mesmo problema aqui...

    Bom... o problema meu aqui é o mesmo! Em certo horário do dia o ping sobe pra 300, 400, e as vezes, perde pacote...
    Andei olhando a Registration List do MK e percebi que alguns clientes (cerca de 7 ou 8) estão com Signal to Noise meio baixo (entre 21dB e 30dB).
    Meu ack timeout tah setado em 50 (depois de muito teste, achei esse valor mais ideal pra rede aqui).
    Alguém sabe do valor ideal de Signal to Noise para um funcionamento perfeito da rede???
    Estou pensando em ir em cada cliente e tentar colocar acima de 35dB, pra ver se muda algo...
    Se alguém tiver outra idéia, será bem vinda!


    Ah sim... meu sistema usa uma RB532, 32mb ram, 2 cartões atheros AR5413, 2 setoriais 90º 12dBi, 1 metro cabo coaxial para cada antena/cartão, MK 2.9.38 Level 4.
    Cada cartão está com aproximadamente 25~30 clientes simultâneos conectados.