Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. ip x mac não é garantia de nada... qualquer curioso já sabe clonar isso.

era essencial uma criptografia (wep 128 por exemplo), que dá pra melhorar um pouco...

faz o seguinte...

pega esse seu linux e joga pra cima da torre como linuxap... melhor! pois você só quer 30 clientes por exemplo.

outra opção é em lugar desse zinwell, você colocar um computador barato mesmo... rodando em bridge com mikrotik, vai render muito mais.

2. anarchist,

Aqui na cidade onde moro tem um provedor usando mikrotik, mas os clientes deles tem MAC clonado constantemente. Segundo ouvi e isso não posso afirmar, está acontecendo clonagem de até 5 vezes ao mesmo tempo, do mesmo MAC. Basta o IP e MAC ficarem desatrelados, que alguém pega esse IP e deixa fora o cliente do provedor.

Confesso que pensei em optar pelo Zinwell por puro desconhecimento e medo do mikrotik. Tenho bastante material que ensina como configurar o mikrotik, mas nunca vi um na minha frente, não sei como ele é montado, etc e tal.

Sou leigo nessa parte de configurar um rádio pra distribuir sinal, só sei mesmo configurar no cliente. No provedor onde trabalhei tempos atrás, não me deixavam ter acessso a isso, nem mesmo pra acompanhar o pessoal técnico responsável pela configuração de tais equipamentos. Se eu tivesse presenciado ao menos uma vez, com certeza teria menos dúvida.

Mas minha maior preocupação, mesmo sem ter feito nenhuma configuração nesse sentido, se deve com a segurança do IP e MAC do cliente, bem como a integridade de seus dados.

Grato.

3. adircastro,

na questão de clonar mac, invasões, e outras coisas, não tem pra onde correr não, acontece com toda estrutura onde possa existir interceptação de dados (leia-se transmissão via rádio)

Agora colocar zinwell pensando que escapa disso, posso te garatir que o mikrotik é infinitamente mais seguro. Agora depende da configuração que é feita.

Um sistema excelente (mikrotik) mas mal configurado é mesma coisa que nada.

Então, como você não tem muito conhecimento da coisa, recomendo enfaticamente que procure ajuda técnica aqui do fórum. O pessoal cobra barato, entrega um sistema muito bom e dão assistência.

E uma dica: se há muita clonagem ai, implementa PPPOE c/ criptografia wep128 e mac x ip. Fica um pouco mais difícil.

Abraços

Tópicos Similares

1. Dicas de equipamento para um pequeno provedor.
    Por danrezende no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 24-08-2016, 17:13
  2. Preciso de ajuda para configurar meu provedor.
    Por MediaFlex no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 10-10-2012, 21:19
  3. Preciso de ajuda para configurar um pppoe no linux mandriva
    Por CarlosAlves no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 27-05-2010, 19:37
  4. Respostas: 2
    Último Post: 14-02-2010, 10:16
  5. Respostas: 4
    Último Post: 02-09-2008, 22:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L