+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão qual equipamento???

    Boa tarde a todos, moro num cidade de 50.000 habitantes e estou fazendo um projeto para distribuição de internet via rádio aqui, andei pesquisando bastante e vi várias opções de equipamento, durante minhas pesquisas observei tb que este fórum é um dos mais completos sobre este assunto, então gostaria da opinião de vocês sobre o que usar pra montar um servidor e o que usar nos repetidores??

    Estou pensando em montar um servidor celeron d 2.66ghz, 512 ram, placa mãe asus 5 slot pci, hd 80 gb, 3 placas wireless 1 ethernet, etc.

    acredito que a cidade tem potencial para 250 a 300 clientes. Gostaria de ver com vocês: quais placas wireless utilizar? quais antenas? rádios repetidores?? Marca, modelo, frequência???

    Estou pensando num link de 4Mb da BrasilTelecom, o que vcs acham??

    e por fim estou pensando na seguinte estrutura:

    servidor --> painel setorial 360º --> clientes
    --> 2 repetidores (wds) --> clientes

    O QUE ACHAM??

  2. #2

    Padrão

    Painel setorial 360? Isso não existe não, são antenas setoriais ou omnis. Coloque um link menor e vá aumentando conforme a necessidade. Depois O servidor tá bom, aumente a memória dele principalmente se for rodar um proxy nele. Use ap's com mk, star-os ou ikarus, também conhecidos por pc-ap. Coloque mais informações ai para ajudarmos.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela atenção igorlan, mas quando falei do painel setorial me expressei mal... são três antenas setoriais 120º cada montadas num painel pra cobrir 360º.
    Quanto à mais informações: estou pensando em colocar mikrotik no servidor... mas tô com dúvida quanto à quantidade de usuários suportada.. o que vai definir quantos usuários meu servidor irá suportar?? (tanto usuários cadastrados quanto simultâneos), e qual a melhor forma de controlar usuários, pelo MAC????

  4. #4

    Padrão

    A melhor forma é o hotspot ou pppoe, aqui no under tem um tuto bem completo para configurar. Agora a quantidade de clientes por antena, o que tem o limite é a placa'/cartào pcmcia ou mini pci. Atheros normalmente seguram bem 40 simultâneos. Prism uns 45.

  5. #5

    Padrão

    Só uma coisinha. Não seria melhor trocar o processador celerom por um Dual Core pelo menos ?

    Abraços,

    Renato

  6. #6

    Padrão

    Obrigado pela colaboração de vcs, com o material que estou lendo no forum e com as dicas de vcs estou conseguindo me resolver... esta placa cartão pode ser por exemplo uma dlink ag530 ???? Estou peguntando pq até agora achava que esta placa só serveria pra receber sinal e não pra enviar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Dedao Ver Post
    Só uma coisinha. Não seria melhor trocar o processador celerom por um Dual Core pelo menos ?

    Abraços,

    Renato
    Quanto ao processador tô perdido denovo, pq pelo que li no forum tem uns pcs bem antigos rodando o mikrotik de boa... Achei q este aí tava sobrando!!!

  8. #8

    Padrão olá

    pode sim vc pode usar ag 530, e ela naum serve só p receber neum...rsrsrs tenho 3 instaladas no meu server e funcionam bem...

  9. #9

    Padrão lembrando...

    o q o companheiro falow é verdade tenho dificludades em segurar + q 35 clientes por placa... fica muito lento quiando sobe muito o trafego...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mit1306 Ver Post
    o q o companheiro falow é verdade tenho dificludades em segurar + q 35 clientes por placa... fica muito lento quiando sobe muito o trafego...

    não estaria lenta devida a má configuração ?