+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão qual equipamento???

    Boa tarde a todos, moro num cidade de 50.000 habitantes e estou fazendo um projeto para distribuição de internet via rádio aqui, andei pesquisando bastante e vi várias opções de equipamento, durante minhas pesquisas observei tb que este fórum é um dos mais completos sobre este assunto, então gostaria da opinião de vocês sobre o que usar pra montar um servidor e o que usar nos repetidores??

    Estou pensando em montar um servidor celeron d 2.66ghz, 512 ram, placa mãe asus 5 slot pci, hd 80 gb, 3 placas wireless 1 ethernet, etc.

    acredito que a cidade tem potencial para 250 a 300 clientes. Gostaria de ver com vocês: quais placas wireless utilizar? quais antenas? rádios repetidores?? Marca, modelo, frequência???

    Estou pensando num link de 4Mb da BrasilTelecom, o que vcs acham??

    e por fim estou pensando na seguinte estrutura:

    servidor --> painel setorial 360º --> clientes
    --> 2 repetidores (wds) --> clientes

    O QUE ACHAM??

  2. #2

    Padrão

    eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

    Sem esses dados fica difícil, posso te indicar pra fazer toda sua infraestrutura com 8 setoriais EMCTEST de 5,8ghz (nem sei se eles fabricam nessa freqüência ), 4 de 21dbm a 60mt, 4 de 12 a 30mt, e ainda botar uma omni fraquinha a 15mt em uma torre autosustentável de 60mt. Mas óbviamente isso seria mais caro do que a Nasa vai gastar na missão espacial rumo a marte, contando com a aparelhagem pros clientes.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

    Sem esses dados fica difícil, posso te indicar pra fazer toda sua infraestrutura com 8 setoriais EMCTEST de 5,8ghz (nem sei se eles fabricam nessa freqüência ), 4 de 21dbm a 60mt, 4 de 12 a 30mt, e ainda botar uma omni fraquinha a 15mt em uma torre autosustentável de 60mt. Mas óbviamente isso seria mais caro do que a Nasa vai gastar na missão espacial rumo a marte, contando com a aparelhagem pros clientes.
    VOU TENTAR EXPLICAR MEUS PLANOS DE FORMA SUSCINTA:

    O MATERIAL QUE VOU DESCREVER ATENDE O QUE ESTOU PRETENDENDO TRANQUILAMENTE, MAS NÃO QUERO TER DORES DE CABEÇA COM REDE PARANDO...

    1 SERVIDOR Q AINDA NÃO DECIDI QUAL (RSRSR)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (EMITINDO SINAL)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (REPETINDO)
    1 ANTENA OMNIDIRECIONAL (REPETINDO)

    ### A DÚVIDA É SOBRE OS RÁDIOS ####

    ALGUMAS EMPRESAS E PESSOAS SUGEREM
    7 RÁDIO EDIMAX 7290
    JÁ OUTROS ESTÃO FALANDO EM
    3 RB MIKROTIK 133 COM MINIPCI SENAO

    NAS ANTENAS EU JÁ TÔ BEM RESOLVIDO, NOS RÁDIOS É QUE TÔ PERDIDO
    QUANTO AO LINK VOU DAR UMA NOVA OLHADA
    Última edição por fabaum; 27-11-2007 às 10:49.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

    Sem esses dados fica difícil, posso te indicar pra fazer toda sua infraestrutura com 8 setoriais EMCTEST de 5,8ghz (nem sei se eles fabricam nessa freqüência ), 4 de 21dbm a 60mt, 4 de 12 a 30mt, e ainda botar uma omni fraquinha a 15mt em uma torre autosustentável de 60mt. Mas óbviamente isso seria mais caro do que a Nasa vai gastar na missão espacial rumo a marte, contando com a aparelhagem pros clientes.
    Ola amigo!
    Os Karas fabricam sim esse painel 5.8 ghz usam a tecnologia planare a ultima que esta sendo usada na europa, faz a substituiòao da parabòlica.
    Abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Depliant FLAT WF-Painel-port22-5,8.pdf  

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabaum Ver Post
    VOU TENTAR EXPLICAR MEUS PLANOS DE FORMA SUSCINTA:

    O MATERIAL QUE VOU DESCREVER ATENDE O QUE ESTOU PRETENDENDO TRANQUILAMENTE, MAS NÃO QUERO TER DORES DE CABEÇA COM REDE PARANDO...

    1 SERVIDOR Q AINDA NÃO DECIDI QUAL (RSRSR)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (EMITINDO SINAL)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (REPETINDO)
    1 ANTENA OMNIDIRECIONAL (REPETINDO)

    ### A DÚVIDA É SOBRE OS RÁDIOS ####

    ALGUMAS EMPRESAS E PESSOAS SUGEREM
    7 RÁDIO EDIMAX 7290
    JÁ OUTROS ESTÃO FALANDO EM
    3 RB MIKROTIK 133 COM MINIPCI SENAO

    NAS ANTENAS EU JÁ TÔ BEM RESOLVIDO, NOS RÁDIOS É QUE TÔ PERDIDO
    QUANTO AO LINK VOU DAR UMA NOVA OLHADA
    amigo, sobre os radios, eu usaria placas ag530 no mikrotik, pois elas tem uma sensibilidade exelente, e suporta +- uns 60 a 70 clientes, não coloca radios pra mandar em painel setorial, pois eles não trabalha bem, radio apenas em cliente.

    outra coisa, não repetir sinal em wds, pois vc perde muitos pacotes, e sua rede fica lenta, faça repetidoras, usando as placas ag530 em 5.8, e faça nat apenas na sua maquina que chega o link dedicado, nas repetidoras, não é necessario.

    pra cliente, uma sugestão.
    use radios ovislink 5460, no modo wireless isp, que de onde vc estiver, vc tem acesso a todos os radios de seus clientes, evitando muita visita ao cliente pra suporte.

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais

    [email protected]