+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Subindo o MK...

    Pessoal, boa noite!

    Uma dica dos expert's que já fizeram o caminho que vou começar a fazer, vou começar a montar o MK em uma placa mãe para coloca-lo na torre, (uso ele em baixo) que tipo de adaptadores wireless são melhores?

    Seria melhor comprar os cartões mini pci? Ou as placas de rede d-link dwl-510-?Se for o caso os mini pci esses adaptadores que encontrei nesse link aqui :

    (MercadoLivre: Adaptador PCI X Minipci - Mikrotik, Atheros, SENAO, ubiquiti - R$ 80.00

    O preço está legal ou está caro?

    Vi que as placas de rede d-link tem 63mw de potência, uso ap"s zinwell que tem 250mw por hardware como todos sabem, usando essas placas o alcançe do sinal não cairia significativamente?

    Os cartões mini pci que dizem chegar até 700mw chegam mesmo? Mesmo que seja para gastar mais os cartões são melhores que as placas, qual as vantagens de um sobre o outro?


    Abração a todos e obrigado a quem me der mais essa dica.

  2. #2

    Padrão

    ola amigo, acabei de postar um topico + - com sua duvida, gostaria de saber tambem,
    quem puder ajudar, estamos no aguardo!
    vlw

  3. #3

    Padrão

    eu usava um ap glink antes de subir um mktap com ar5212. os clientes mais distantes, que nos drivers das placas ralinks que estavam instaladas nos clientes, os que mostravam 65%, foram todos pra 100%. Potência não quiz dizer muita coisa aqui não. Depois de subir o mkt comecei a ter problemas ramdomicos por aqui, parece ser poluição, então não estou instalando mais clientes até resolver ou amenizar a coisa, então não fiz nenhum teste novo de alcance, pra ver se estou alcançando onde antes não dava. Estou usando a potência padrão do AR5212, 17dbi, que são 50mw eu acho. o ap glink tava setado pra 250mw ou 400mw.

    Roberto, repare que esse preço do anúncio é APENAS o preço do adaptador. O preço do chip não está incluso. E é justamente o chip que é o item caro do conjunto. o cartão senao mais barato que achei lá (nem sei se presta ou não), é 185,00
    Última edição por Gosulator; 27-11-2007 às 05:20.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu usava um ap glink antes de subir um mktap com ar5212. os clientes mais distantes, que nos drivers das placas ralinks que estavam instaladas nos clientes, os que mostravam 65%, foram todos pra 100%. Potência não quiz dizer muita coisa aqui não. Depois de subir o mkt comecei a ter problemas ramdomicos por aqui, parece ser poluição, então não estou instalando mais clientes até resolver ou amenizar a coisa, então não fiz nenhum teste novo de alcance, pra ver se estou alcançando onde antes não dava. Estou usando a potência padrão do AR5212, 17dbi, que são 50mw eu acho. o ap glink tava setado pra 250mw ou 400mw.

    Roberto, repare que esse preço do anúncio é APENAS o preço do adaptador. O preço do chip não está incluso. E é justamente o chip que é o item caro do conjunto. o cartão senao mais barato que achei lá (nem sei se presta ou não), é 185,00


    Obrigado colega por sua resposta, mas a minha dúvida continua...Quer dizer que as placas que você utilizou com 50mw (((onde o sinal chegava com 65% com ap de 400mw))), eles passaram a ter 100%??? (((depois que você colocou as placas?)))

    Quanto ao adaptador eu verifiquei sim e sei que é só o adaptador, mas para usar o cartão obrigatóriamente terei que ter esse adaptador para conectar no slot, ou não?

    Com a opinião de cada um dos colegas poderei chegar a uma definição, obrigado por seu interesse e vou esperar outras respostas, inclusive suas.

    Abração.

  5. #5

    Padrão

    pois e amigo, com mk vc vera a coisa de otro modo, mudara muito tua rede, estabilidade, comfiabilidade, sem gargalos, so tranquilidade.
    bom comodo nao è, ter que levar um ap mk montado com pc para a torre, mas vale a pena..
    quanto as placas que vc vai usar, depende de quento vc pode gastar, se nao quer gastar muito g510 g530 e boa pedida, ambas homologadas sem restrinçôes, alem de rodarem em placas mas velhas, tipo k6ll pll plll etc...
    potencia nao quer diser qualidade, eu usava tambem no principio um g-120 , depois pasei apra um swl-3300 e ja tava melhor que o zinwel, mas melhorou mesmo depois do mikrotik...
    alem das palcas vai depender do tipo de antena e da qualidade delas, mas vc nao vai se arrepender de migrar para o mk.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pois e amigo, com mk vc vera a coisa de otro modo, mudara muito tua rede, estabilidade, comfiabilidade, sem gargalos, so tranquilidade.
    bom comodo nao è, ter que levar um ap mk montado com pc para a torre, mas vale a pena..
    quanto as placas que vc vai usar, depende de quento vc pode gastar, se nao quer gastar muito g510 g530 e boa pedida, ambas homologadas sem restrinçôes, alem de rodarem em placas mas velhas, tipo k6ll pll plll etc...
    potencia nao quer diser qualidade, eu usava tambem no principio um g-120 , depois pasei apra um swl-3300 e ja tava melhor que o zinwel, mas melhorou mesmo depois do mikrotik...
    alem das palcas vai depender do tipo de antena e da qualidade delas, mas vc nao vai se arrepender de migrar para o mk.


    Olá camarada!!


    Sei que não irei me arrepender, compreendo perfeitamente que o desempenho será muitas vezes melhor, mas, quais placas você me indicaria, sem falar em valores...

    Tipo, é melhor gastar um pouco mais e usar as mini-pci com esses adaptadores que mostrei no link da primeira mensagem, no momento uso uma antena que pra mim é espetacular entre as omin"s que é a IDEAL DE 15DB, quando eu for migrar para as setorias usarei as da ideal.


    Mas como é um passo de cada vez, então é melhor que eu gaste um pouco mais e compre as pci?

    Quais as vantagens das mini-pci em relação a d-link 510 ou 520?


    Abração.

  7. #7

    Padrão

    potencia nem sempre eh a solução de tudo !!

    aqui atendo clientes usando 50mw e antenas setoriais de 14db.. sinal excelente em 90% dos clientes.. os outros 10% estao proximos dos 100% rsrsr

    mantenho a margem de snr a -65dbm !!

    no seu caso ai mini-pci com adaptador ou pci.. estes d-link nada mais sao que.. adaptadores tambem.. nao vai ter diferença nao..

    ouço muito falarem que o d-link 530 é mto bom... aqui eu ja uso mini=pci direto nas placas (routerboard)

  8. #8

    Padrão

    Amigo, devido sua duvida, vc quer monta o CPU na torre, vc vai tem que tando com dlink ou atheros, vc vai ter que comprar o adaptador, a vantagem de voce usar Dlink, que vem pronta pra colocar no slot, se estragar se troca ela toda. em questao de sinal é mais fraca que cartoes mini-pci, dependendo do cartao mini-pci, pq tem cartoes de 400mW e de 600mW, hj axo q tem de 700mW e 900mW tbm, nao chequei. e nem testei, mas recomendo a voce utilizar cartoes Mini-Pci, pq? se eles queimarem ou estragarem, vc so troca eles, o adptador de mini-pci pra pci que vai espetado na cpu nao estraga facil. e o sinal deles vc pode chegar ate 400mW sem problemas, e com CPU as placas aguentam mais clientes conectados simultaneamente. eu utilizo faz 5 anos cpu's hj trabalho com mini-pci Atheros AR-5213 vetadas em 17dB, em 26dB, dependendo das minhas antenas, q utilizo tbm, ominis e Setoriais nesses cartoes.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Olha só amigo os adaptadores pci para cartões mini-pci Atheros, nao conseguem fornecer a tensão correta para q esses cartões cheguem a potência máxima de 26 db, só funciona direito se vc setar em no máximo 23 db.
    obs: Só chegam a potência a máxima em Router boards.

  10. #10

    Post ...

    Ola Roberto,



    Sobre usar adaptador e cartao minipci ja nao sei, nunca usei, o pessoal comenta q em alguns casos os adaptadores nao alimentam as minipcis com a voltagem necessaria para um bom desenpenho delas.

    Agora se vc vau fazer um investimento e não ta preocupado com o valor e sim quer obter um otimo desempenho, recomendo vc usar rb com minipci, eu tô mudando todo o sistema daqui pela praticidade q elas me dão.

    so a titulo de curiosidade no inicio optei pelas dlink g510 (elas obram quase milagre).

    se quizer mais alguma opnião minha pergunta ai...

    um abraço.

  11. #11

    Padrão

    [QUOTE=hodnyldo;288624]Ola Roberto,



    Sobre usar adaptador e cartao minipci ja nao sei, nunca usei, o pessoal comenta q em alguns casos os adaptadores nao alimentam as minipcis com a voltagem necessaria para um bom desenpenho delas.

    Agora se vc vau fazer um investimento e não ta preocupado com o valor e sim quer obter um otimo desempenho, recomendo vc usar rb com minipci, eu tô mudando todo o sistema daqui pela praticidade q elas me dão.

    so a titulo de curiosidade no inicio optei pelas dlink g510 (elas obram quase milagre).

    se quizer mais alguma opnião minha pergunta ai...


    Olá camarada!!!


    Quero sim, a opinião de todos que estejam dispostos a me ajudarem para que eu monte o melhor servidor possível, estou migrando da ilegalidade para a legalidade, consegui um empréstimo no banco e já conheço bem o desempenho do maravilhoso MK, não conheço as RB'S e seu desempenho, mas com a ajuda dos colegas que já tem experiencia, vou fazer a coisa certa.

    Então aqui vai mais uma pergunta:


    Então é melhor que eu compre uma RB e coloque três cartões mini-pci, terei um desempenho muito satisfatório com essa configuração?

    O que sei é que as RB's são ((((AP's de alto desempenho))), então ficaria assim minha rede:


    MK em baixo, torre (((em cima de um edificio)))) que já estou finalizando as negociações, a distância entre o MK e o topo do edifício será de ums 300 metros, quero também a opinião dos colegas de como fazer isso da melhor forma, estava pensando em uma antena de grade de 24db para ligar a RB no topo de um edifício a minha base que fica a ums 300 metros(((onde chegará o link))))) que acham? Essa é a melhor opção?

    Ou então um pc ((((com MK)))) no topo do edifício com placas d-link e conectado da mesma forma com a grade de 24db para a minha base, (((onde chegará o link)))).


    Se acharem que as RB's é a melhor opção, por favor me passe a dica de qual modelo de rb, e quais os melhores cartões mini-pci usar...


    Obrigado por a participação de todos aqui...

    um abraço.

  12. #12

    Padrão

    vc quer fazer esse enlace sem fio? te recomendaria usar 5.8ghz, por uma serie de fatores.
    outra coisa, quantos paineis vc tera nessa torre?, pq tipo uma rb boa pra vc, é a RB 333 muto rapida, so q ela so pega 3 minipcis, detalha mais teu equipamento ai, q agente aqui do forum te da o suporte!

    te+!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hodnyldo Ver Post
    vc quer fazer esse enlace sem fio? te recomendaria usar 5.8ghz, por uma serie de fatores.
    outra coisa, quantos paineis vc tera nessa torre?, pq tipo uma rb boa pra vc, é a RB 333 muto rapida, so q ela so pega 3 minipcis, detalha mais teu equipamento ai, q agente aqui do forum te da o suporte!

    te+!
    Olá!!


    Olha só, o que uso no momento é o MK com ap's zinwell,e ominis ''ideal'', pretendo usar 3 painéis ideal de 120º e usar sim 3 mini pci, acho que assim a rede ficaria bem balanceada, inclusive os clientes cadastrados em cada painel correto?

    Não comprei nada ainda, estou pegando dicas com vocês para começar a comprar o equipamento correto..

    Agora esse enlaçe sem fio de 300 metros para o link sair da base para o topo do edifício é melhor que seja em 5.8? Por que? se é tão perto?

    Outro detalhe, para que eu conecte sem fio entre a base e o topo do edifício eu usaria uma placa mini-pci para isso não?? Então só me sobrariam duas é isso?


    Abração e com a ajuda de vocês a coisa está clareando aos poucos...

  14. #14

    Padrão ...

    certo, vamos la

    correto, apesar de ser curta a distancia, mais em 5.8 vc tem alguns beneficios entre eles fugir de interferencia (q cá pra nos, ai em natal ta barra).

    nesse caso, vc iria receber em um outro ap somente com uma interface wireless, e uma rj45, e mandar pra sua RB pros treis paineis! mangaba!

    manda ver kra!
    te +

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hodnyldo Ver Post
    certo, vamos la

    correto, apesar de ser curta a distancia, mais em 5.8 vc tem alguns beneficios entre eles fugir de interferencia (q cá pra nos, ai em natal ta barra).

    nesse caso, vc iria receber em um outro ap somente com uma interface wireless, e uma rj45, e mandar pra sua RB pros treis paineis! mangaba!

    manda ver kra!
    te +
    Realmente ví que você conheçe bem a poluição de 2.4 aqui em Natal. realmente é um problema seríssimo!!!


    Que ap eu usaria para enviar o link para a rb? Não entendi essa parte...


    posta teu e-mail para que eu entre em contato contigo...


    [email protected]

  16. #16

    Padrão ...

    eu add esse emai no meu msn, la agente conversa, ai depois vc bota a solucao pra galera ai, desculpe a demora na resposta, tive um dia corrido d+ hj!

    ate mais!