+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dispositivo para aguentar 4 CPU Off board.

    Bom tenho uma base que a energia é precaria, pelo fato de ser zona rural.

    Tenho um nobreak sms 1300 va e não aguenta as 4 CPU. Falaram para colocar uma bateria de carro 60 amp + carregador + transformador e tirar o nobreak que o problema ia ser solucionado, ou colocar um de 2200 va. Como o 2200 va é muito caro.

    Gostaria de saber de voces que tem bases em lugares ruins como agem neste caso. No caso de isso dar certo, qual carregador e transformador usar ?


    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    Cara, tem vários Nobreak que tem saída para bateria externa. Neste caso o próprio nobreak fazem o papel de carregador e transformador. Quanto maior a amperagem maior será o tempo que ela guentará antes de desligar.

    Tem ainda nobreaks com sistemas gerenciáveis (estou testando um da linha net 3 da SMS) que até enviam e-mail em caso de falha de energia e desligam os computadores quando a energia da bateria estiver acabando. Tem client para Windows, Linux e outros

    Detalhes importantes:

    1 - Use baterias seladas
    2 - Nunca ligue em série várias baterias (vide aulas de física) senão a voltagem é somada. Ligue em paralelo (um fio passando por todos os positivos e chegando no positivo do nobreak, um fio passando por todos os negativos e chegando no negativo do nobreak).

  3. #3

    Padrão

    olha so.. tenho 4 servidores (dual-opteron da dell 800w cada) + router cisco 36xx + nec pasolink ..

    tenho 2 baterias de 200ah ligadas em serie (fazedno 24v) e um no-break de 3000va (3kva) ...

    segura umas 6 horas..

  4. #4

    Padrão

    Na realidade deve ser observado o que acontece com sua energia elétrica, você tem falta de energia, ou muita oscilação? No caso de oscilação você deve considerar um NoBreak senoidal, pois sempre os estágios estabilizadores é que estarão mandando a energia para seus equipamentos, e nesse caso o senoidal tem uma saída mais eficiente e dará mais seguraça a seus equipamentos. Para você adquirir um NoBreak ideal, você deve calcular o consumo da carga e considerar quanto tempo de autonomia você quer. É claro que os senoidais são sempre melhores, então o ideal é ter um potente senoidal! Porem é caro! Então veja qual é a sua situação, pois se for apenas oscilação um Nobreak Senoidal de 1 Kva por exemplo pode ser mais conviniente do que um 3 Kva comun. Procure por Nobreak que tenha mais estágios estabilizadores nesse caso. Sempre recomendo os nacionais, e que não utilizam componentes smd.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Cara, tem vários Nobreak que tem saída para bateria externa. Neste caso o próprio nobreak fazem o papel de carregador e transformador. Quanto maior a amperagem maior será o tempo que ela guentará antes de desligar.

    Tem ainda nobreaks com sistemas gerenciáveis (estou testando um da linha net 3 da SMS) que até enviam e-mail em caso de falha de energia e desligam os computadores quando a energia da bateria estiver acabando. Tem client para Windows, Linux e outros

    Detalhes importantes:

    1 - Use baterias seladas
    2 - Nunca ligue em série várias baterias (vide aulas de física) senão a voltagem é somada. Ligue em paralelo (um fio passando por todos os positivos e chegando no positivo do nobreak, um fio passando por todos os negativos e chegando no negativo do nobreak).
    Isso depende da voltangem de alimentção do inversor do NoBreak, já vi NoBreak que funcionam com 12, 24 e até 48 volts, acho que tem com tensões ainda maiores. Aumentar a corrente da bateria nem sempre é solução, se o Nobreak for pequeno e for utlizado muita bateria, no funcionamento do inversor, com a falta de energia o inversor pode se super aquecer, e queimar.

    Os Nobreak´s gerenciáveis realmente são um show, na empresa onde trabalho temos uns 10 APC SUA1500, problema é manutenção, uma simples troca de bateria, as vezes prescisa ser feita pela autorizada, pois é presciso reajustar o aparelho, sendo necessário um software, que só eles tem. Quando tivemos que mandar um para fazer isso cobraram 250 conto! Fora a Bateria estacionária de 19 Amph. Isso no caso dos APC, este eu não recomendo a ninguém!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Na realidade deve ser observado o que acontece com sua energia elétrica, você tem falta de energia, ou muita oscilação? No caso de oscilação você deve considerar um NoBreak senoidal, pois sempre os estágios estabilizadores é que estarão mandando a energia para seus equipamentos, e nesse caso o senoidal tem uma saída mais eficiente e dará mais seguraça a seus equipamentos. Para você adquirir um NoBreak ideal, você deve calcular o consumo da carga e considerar quanto tempo de autonomia você quer. É claro que os senoidais são sempre melhores, então o ideal é ter um potente senoidal! Porem é caro! Então veja qual é a sua situação, pois se for apenas oscilação um Nobreak Senoidal de 1 Kva por exemplo pode ser mais conviniente do que um 3 Kva comun. Procure por Nobreak que tenha mais estágios estabilizadores nesse caso. Sempre recomendo os nacionais, e que não utilizam componentes smd.
    O problema é que o de 1300 va não aguenta as cpus + radios e router cisco. Ele estrala e cai quando liga tudo junto. Já coloquei outro de 1300 novo e não aguentou tambem. Será que 1600 va aguenta ?

    E no caso de acabar a energia e ele ficar até acabar a bateria, ele liga novamente quando a energia voltar ou não ?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por easyBSD Ver Post
    O problema é que o de 1300 va não aguenta as cpus + radios e router cisco. Ele estrala e cai quando liga tudo junto. Já coloquei outro de 1300 novo e não aguentou tambem. Será que 1600 va aguenta ?

    E no caso de acabar a energia e ele ficar até acabar a bateria, ele liga novamente quando a energia voltar ou não ?
    No caso ai, citei essa potência apenas como exemplo, você deve calcular exatamente quanto você prescisa, e para isso você prescisa saber qual a potência de cada aparelho. Cada 1 Kva é 600 watts (mais ou menos, tem muita coisa envolvida nesse cálculo!) no seu caso os 1300 VA é muito pouco, pois são 4 cpu, que consomen no mínimo uns 200 watts cada, já que são servidores. Acho que uns 2 Kva deve resolver ai. Normalmente quando acaba a energia, e após acabar a bateria, com o retorno da energia ele volta sozinho e liga tudo que está nas tomadas dele.

  8. #8

    Padrão

    aqui usamos um nobreak senoidal apc 2.200 com 4 baterias estacionarias de 185Ah cada(48v), ficou muito bom. Temos tbm um pequeno gerador de energia portatil de 1.200w, dá para usar nas torres quando falta energia por muito tempo, mas nunca usamos ele, serve mais como backup mesmo,é barato custa R$800,00.