+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual Radio Usar a uma distancia de 10km

    Ola pessoal,

    Estou precisando enviar um sinal a uma distancia inferior a 10km com visada, preciso trafegar pelo menos 2mb de dados, estou com dúvidas em qual radio devo usar.

    Prento utilizar duas Aquarios grade de 24 dbi

    Tive lendo sobre o Zinwell G-120


    Agradeço a Todos.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoscecilio Ver Post
    Ola pessoal,

    Estou precisando enviar um sinal a uma distancia inferior a 10km com visada, preciso trafegar pelo menos 2mb de dados, estou com dúvidas em qual radio devo usar.

    Prento utilizar duas Aquarios grade de 24 dbi

    Tive lendo sobre o Zinwell G-120


    Agradeço a Todos.
    Eu tinha um link de 23 km, com 2 senao 2611, passando 3 mega... Em 10 km, acho q vc consegue com esses zinwell g120...

  3. #3

    Padrão

    Com Zinwel axo que fecha os 10 km porem a Banda de 2 mbps acredito que vc nao consiga ter .

    Indicaria

    AP Samsung Swl 3300
    Antena de Grade Hyperlink 24 dbi

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoscecilio Ver Post
    Ola pessoal,

    Estou precisando enviar um sinal a uma distancia inferior a 10km com visada, preciso trafegar pelo menos 2mb de dados, estou com dúvidas em qual radio devo usar.

    Prento utilizar duas Aquarios grade de 24 dbi

    Tive lendo sobre o Zinwell G-120


    Agradeço a Todos.
    Não faça isso. Te garanto que o link vai ficar oscilando entre 1.5 a 2.1 mbits mas com media de 1.6 mbits. E este AP só vai aguentar no maximo 40 clientes no ponto-a-ponto a 128 kbps.

    Recomendo usar 5.8.

  5. #5

    Padrão Enlace +- 35km

    pessoal, to precisando tb de uma luz pra fechar um elace de +-35km, precisarei usar 2 torres no intervalo pra chegar até lá... to pensando em usar antenas pros ptp com antena disco 24dbi 5.8 GHz e placas DWL-AG530... é pra atender apenas 1 cliente com 256k de link full e tráfego de voz tambem... o q me aconselham?
    aguardo sugestões.
    Robson Farias

  6. #6

    Padrão

    sobre os 10 km, eu tenho com duas aquarios de 25 dbi e senao 2611, passando uns 4.5 a 6 MB, real. bem alinhado, quando tava mal alinhado passava 3

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robsonfarias Ver Post
    pessoal, to precisando tb de uma luz pra fechar um elace de +-35km, precisarei usar 2 torres no intervalo pra chegar até lá... to pensando em usar antenas pros ptp com antena disco 24dbi 5.8 GHz e placas DWL-AG530... é pra atender apenas 1 cliente com 256k de link full e tráfego de voz tambem... o q me aconselham?
    aguardo sugestões.
    Robson Farias
    Recomendo Hyperlink disco de 29dbi + mikrotik + ag530 nas duas pontas, o link chega direto se tiver com boa altura entre os pontos. vai passar no minimo 2 Mbits, no caso muito mais que o desejado 256k real full.

    ------------------------------------------------//--------------------------------------

    Sobre os radinhos no ponto a ponto, depende muito da interferencia tambem. Se não ha interferencia claro que o sinal é melhor. Mas com interferencia e este tipo de equipamento mesmo alinhado não recomendo. vai oscilar muito e os pings ficão muito instaveis. recomendo 5.8 wla-5000ap e antenas 27 dbi da zirok offset já da. ( Ai ficara um serviço profissional ). passa 12 Mbits real e estavel com pings de 1 a 6 ms com trafego pesado.

    Coisa que com estes radinhos nunca vai conseguir.
    Última edição por ShadowRed; 30-11-2007 às 10:50.

  8. #8

    Padrão

    Ola, essa distancia qualquer radio funciona, ainda mais com visada, não precisa se preocupar, é só fazer uma montagen de boa qualidade e usar uma boa antena, tenho links que estão trafegando mais de 10 mb com os Dlink de 36 mw da vida, usei as antenas da Aquario de 25 dbi, e olha que a aquario é uma copiadora de antena.
    Ha esses links que tenho são de mais ou menos 12km.

  9. #9

    Wink

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Ola, essa distancia qualquer radio funciona, ainda mais com visada, não precisa se preocupar, é só fazer uma montagen de boa qualidade e usar uma boa antena, tenho links que estão trafegando mais de 10 mb com os Dlink de 36 mw da vida, usei as antenas da Aquario de 25 dbi, e olha que a aquario é uma copiadora de antena.
    Ha esses links que tenho são de mais ou menos 12km.
    Desculpe, mas 10 Mbits com 2.4 GHz a 35 km não existe. E nunca vai existir. E mesmo 12 km, não têm como passar 10 Mbits em modo B e se for usar modo G não funciona. Se que trafego acima de 5 Mbits real sem oscilar com no minimo 6 km só modo A mesmo (5.8 GHz) para suprir a velocidade e qualidade do link.

    E 35 km com radinhos que você citou e antena, não fecha esse link nem com um pai de santo em cima da antena. Falo em fechar link quando o mesmo é funcional passando trafego real e constante. 2.4 ghz vai mais ou menos até uns 20 km no maximo. com trafego baixo ainda.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Desculpe, mas 10 Mbits com 2.4 GHz a 35 km não existe. E nunca vai existir. E mesmo 12 km, não têm como passar 10 Mbits em modo B e se for usar modo G não funciona. Se que trafego acima de 5 Mbits real sem oscilar com no minimo 6 km só modo A mesmo (5.8 GHz) para suprir a velocidade e qualidade do link.

    E 35 km com radinhos que você citou e antena, não fecha esse link nem com um pai de santo em cima da antena. Falo em fechar link quando o mesmo é funcional passando trafego real e constante. 2.4 ghz vai mais ou menos até uns 20 km no maximo. com trafego baixo ainda.
    Ola, eu escrevi ai encima que são 12km, e tambem que esta rodando perfeitamente, acredite se quiser, o fato não é virtual é fisico.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Ola, eu escrevi ai encima que são 12km, e tambem que esta rodando perfeitamente, acredite se quiser, o fato não é virtual é fisico.
    Cara 10 Mbits que significa 1280 Kbytes reais, a 12 km com modo B não existe. indoor com sinal -43 dbm voce consegue taxas de 640 Kbytes só, que é 5 Mbits. Já ouvi caso de 7 Mbits indoor para 2.4 ghz mas nunca consegui estas taxas reais, sempre com oscilação. E no caso de link que oscila voce tem que tirar a media.

    Tem algo errado no seu teste de velocidade entre os links.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Cara 10 Mbits que significa 1280 Kbytes reais, a 12 km com modo B não existe. indoor com sinal -43 dbm voce consegue taxas de 640 Kbytes só, que é 5 Mbits. Já ouvi caso de 7 Mbits indoor para 2.4 ghz mas nunca consegui estas taxas reais, sempre com oscilação. E no caso de link que oscila voce tem que tirar a media.

    Tem algo errado no seu teste de velocidade entre os links.
    Ok, amigo voce venceu, vou verificar meu link, depois te falo, mais a questão aqui é outra, com essa técnica toda ai, ajuda nosso colega a definir qual melhor equipamento que ele deve usar então!!!
    Última edição por mandrak66; 02-12-2007 às 12:59.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Ok, amigo voce venceu, vou verificar meu link, depois te falo, mais a questão aqui é outra, com essa técnica toda ai, ajuda nosso colega a definir qual melhor equipamento que ele deve usar então!!!
    Já falei o que ele deve usar em minha opnião:

    "Recomendo Hyperlink disco de 29dbi + mikrotik + ag530 nas duas pontas em modo A, o link chega direto se tiver com boa altura entre os pontos. vai passar no minimo 2 Mbits estavel, no caso muito mais que o desejado 256k real full."

    Ma se preferir usar os wla-5000ap consegue chegar tambem. mas com esses radios eu usei uma antena de 32 dbi e fechei 32,5 km no GPS trafegando 2 mb constante e com pings de 3 a 4 ms .

    Fica a dica.

    Estou falando no caso do cara que pergunto sobre fazer um link de 35 km

    Para o que quer um link de 10 km e 2 mb, esses radinhos indoor faz tambem mas com uma qualidade infinitamente inferior a os que citei.

    Abraço a todos.
    Última edição por ShadowRed; 02-12-2007 às 13:41.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Cara 10 Mbits que significa 1280 Kbytes reais, a 12 km com modo B não existe. indoor com sinal -43 dbm voce consegue taxas de 640 Kbytes só, que é 5 Mbits. Já ouvi caso de 7 Mbits indoor para 2.4 ghz mas nunca consegui estas taxas reais, sempre com oscilação. E no caso de link que oscila voce tem que tirar a media.

    Tem algo errado no seu teste de velocidade entre os links.
    Boa tarde Amigos,
    Aproveitando o tópico, gostaria de saber como fez esse cálculo -43dbm = 5 Mbits.
    Se tiver usando uma fórmula, por favor poste aqui ok?

    Abraços,

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sistenet Ver Post
    Boa tarde Amigos,
    Aproveitando o tópico, gostaria de saber como fez esse cálculo -43dbm = 5 Mbits.
    Se tiver usando uma fórmula, por favor poste aqui ok?

    Abraços,
    Não foi usado formula, nem precisa porque o maximo que pode trafegar real em 2.4 GHz modo B é 7.5 Mbits, este resultado foi obtido usando o melhor sinal obtido indoor entre os rádios = -43 dbm, e o trafego entre eles que foi 4,3 Mbits a 7,5 Mbits dando uma media de 5 Mbits que é o que importa, a média. (foi usado chipset atheros nos testes).

    No uso outdoor estes valores ficam menores ainda. Ainda mais com antenas de baixo ganho como aquários, zirok etc.

    Não to entendendo o porquê da duvida em relação ao desempenho do 2,4 GHz em modo B. Se estão duvidando é só testar. Alem de trafego baixo os pings em horários de pico fica nas alturas.

    Já que o fórum é pra ajudar, então vamos ajudar da melhor maneira possível, que é passando a experiência adquirida.
    Última edição por ShadowRed; 02-12-2007 às 17:06.

  16. #16