+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como clonar um servidor meu já existente para um novo pc igualzinho?

    Boa Tarde a todos,

    Já estou operando bem algumas funcões do Mikrotik através do Winbox. Já tenho um servidor rodando legal, gostaria de saber como faço para criar um novo servidor igualzinho á o que já tenho. As placas mães e de redes são identicas.

    O que na verdade não sei ou não tenho é o cd para instalar no novo servidor.

    Preciso de uma imagem de cd de instalação de Mikrotik e como posso criar um backup do servidor ativo para o novo.

    Desde já agradeço e solicito a ajuda de todos,

    Infox

    Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !Urgente !

  2. #2

    Padrão

    cara...

    vamos por parte..

    você está usando somente Mikrotik? se sim então você não tem um servidor, mikrotik é um Router OS, dizer que com mikrotik faz-se um servidor é uma ofença aos servidores de verdade e mais ainda a quem os configura.

    A imagem do sistema você consegue em MikroTik Routers and Wireless, é só fazer download, queimar em CD e depois instalar, ah.. tem que comprar a licença também.

    Para você passar as configurações de um para o outro você vai no menu Files e manda fazer um backup, depois é só selecionar o arquivo criado, copiar e colar em qualquer lugar do seu micro, feito isso, na instalação nova do mikrotik, você configra apenas um endereço IP para ter acesso e então você copia o arquivo criado da outra instalação para a instalação nova, e manda restaurar o backup.. pronto.. está "clonada" as configurações do mikrotik...

    valeu

  3. #3

    Padrão

    se for um servidor linux comum.. basta fazer isso

    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

    send sda o hd atual.. e o sdb o hd novo.. ele clona identico... inclusive os hds vao ter o mesmo tamanho :P

  4. #4

    Padrão Muito obrigado pela atenção

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se for um servidor linux comum.. basta fazer isso

    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

    send sda o hd atual.. e o sdb o hd novo.. ele clona identico... inclusive os hds vao ter o mesmo tamanho :P
    Vou tentar valeu mesmo !!!

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Há cerca de 15 dias atrás, o DD que o alexandrecorrea citou, me salvou aqui... clonei o servidor de emails q deu pau no HD scsi, ficou apenas umas 3 horas fora do ar... a única coisa ruim foi q o hd de destino ficou com o mesmo tamanho que o original, mais isso eu já sabia q ia acontecer!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Há cerca de 15 dias atrás, o DD que o alexandrecorrea citou, me salvou aqui... clonei o servidor de emails q deu pau no HD scsi, ficou apenas umas 3 horas fora do ar... a única coisa ruim foi q o hd de destino ficou com o mesmo tamanho que o original, mais isso eu já sabia q ia acontecer!
    nesse caso teria sido melhor ter clonado com o tar..

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    nesse caso teria sido melhor ter clonado com o tar..
    Sim, mas com o telefone tocando adoidado e com conhecimento limitado de linux que tenho, a gente nem sempre vai pelo mais correto... E como tenho uma ocupação de apenas 10 gb hoje, nem esquentei com isso...

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    tópico movido para a sessão mikrotik do forum !!!



    pessoal, vamos ajudar a manter o forum organizado !!




    valew

  10. #10

    Padrão

    é simples... é só regravar o gerenciador de boot...

    mas pelo menos copia todas as informações do HD e podem ter tamanhos diferentes...