+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão clamd parando ... sera nova falha do CLAMAV?

    Ola,

    Tenho netqmail 1.05 + vpopmail 5.4 + qmailscanner 2.01 + spamassassin 3.2.3-1 + clamav 0.91.2 em um Fedora 7 kernel 2.6.23.1-21.

    Desde sabado o servico clamd esta parando. Entao, eu apago o /tmp/clamd e reinicio o servico, e tudo volta ao normal "por algum tempo" (tempo variavel, 1h, 2.5h, 4h, ...). Depois o pessoal reclama que o email parou de funcionar. Entao, digito "ps ax | grep clam" e o servico caiu de novo.

    Nao observei nada de errado de termos de invasao de crackers, ou pelo "netstat", ou "syn-flood", etc.

    Olhando no messages e no maillog tambem nao descobri nada de errado.

    Sera que tem algum ataque novo nao detectado que o clamd cai???

    No maillog aparece erros do tipo:
    clamdscan: corrupt or unknown clamd scanner error or memory/resource/perms problem - exit status 512/2

    Eu uso 10000000 no tcp-limit do qmail...
    Acredito que as permissoes estao corretas, senao o email nao funcionaria em nenhum momento. Mas no meu caso o email funciona por varias horas sem problemas. Alias, vinha funcionando por meses ate o sabado passado.
    Última edição por Edilmar; 03-12-2007 às 14:54.

  2. #2

    Padrão

    Eu tive alguns problemas similares com o clamad (em um ambiente com Postfix + MySQL + SPAMASSASSIN + CLAMAV
    No caso do ambiente que eu administrava o problema era realmente memória; porque o ambiente tinha um massmailer (que o cliente não tinha inventariado) que usava um SMTP fantasma para o envio de mensagens mas colocava como endereço de retorno os endereços válidos. Isso fez com que o ambiente recebesse um volume de mensagens além da capacidade planejada. Isso corrompeu algumas vezes do processo do clamad até que eu aumentei o número de daemons que o clamav pode iniciar.
    Não sei se o relato te ajuda mas ao menos mostra uma situação que certeamente exaurio clamav