Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problemas de latencia

    boa tarde turma!!

    Estou com alguns problemas aqui de latenia (ping) alto demais!
    isso faz com que meus clientes nao possam usar msn com voz e jogar jogos estilo counter strike pela instabilidade da latencia que varia de 1ms até 1500ms +/-..

    como eu poderia resolver isso????
    uso tudo placa ag520 em ap bridge!!


    set "CLIENTE UM Centro" name="CLIENTE UM Centro" mtu=1500 \
    mac-address=00:15:E9:2B:F9:86 arp=enabled disable-running-check=no \
    radio-name="0015E92BF986" mode=ap-bridge ssid="TurboALPc" area="" \
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0 \
    frequency=2452 band=2.4ghz-b scan-list=default rate-set=default \
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps \
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 \
    ack-timeout=dynamic tx-power=21 tx-power-mode=all-rates-fixed \
    noise-floor-threshold=default periodic-calibration=default \
    periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none \
    antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled wds-default-bridge=none \
    wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no \
    update-stats-interval=disabled default-authentication=no \
    default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 \
    proprietary-extensions=post-2.9.25 hide-ssid=no security-profile=default \
    disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=both \
    compression=no allow-sharedkey=no comment="" disabled=no



    ta ai a config de uma delas, sendo que todas estao configuradas iguais (claro com canais e potenias diferentes) e todas estao com esse problema!

    desde ja, agradeco a atenção!!

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Bom, nao sei la muito bem como é o MK, mas eu nunca fui feliz jogando por wireless, sempre da uma perda em alguma hora, ou a latencia fica oscilando, mesmo se tratando de 802.11b/g indoor, mesmo eu estando a poucos metros do AP., e ah! jah tive também um provedor de radio onde a minha latencia sempre era ~150-200ms a mais que os demais (cable/dsl)
    Nao quero te desanimar mas se alguem que teve sucesso jogando via wireless que se pronuncie, pois para mim nunca deu certo.

  3. #3

    Padrão

    opa, tudo bom cara?
    entao...eu mesmo, antes de montar o provedor, eu fiz aqui uma manobra pra testar uns ap's e acabei montando um mini provedor pra mim mesmo e um amigo..,
    tinha na época speedy 2 mb...entao um gilink mandava, um samsung recebia e um senao enviava por uma omni...
    e eu jogava counter otimamente bem, era servidor e tudo mais...
    dai depois, com esse mesmo link, fiz tudo com MK e fikava excelente jogo e msn tbm...hj o msn ta muito ruim (voz e cam) e o jogo tbm...vou tentar jogar na base hj pra ver como ta, mas gostaria de resolver o problema da latencia alta que acho que nao é normal!!

    desde ja vlww

    obs.: soh completando acima, o ack fika na média de 50 e cada placa tem hoje um maximo de 20 a 30 clientes simultaneos e um trafico de pico de 1,4mb por placa...
    mas nao importa se eh horario de pico ou nao, fica latencia alta.

    valew a todos!

  4. #4

    Padrão

    Tenta alterar estas opções na sua conf:

    preamble-mode=long
    compression=yes


    outra coisa trave a conexão para 11 mbits por exemplo ou o que achar melhor.


    abraços.

  5. #5

    Padrão

    Seguite pessoal, primeiro é preciso descobrir onde está a latencia se entre o cliente e o gateway de internet ou no link para a internet,

    normalmente latência está relacionada a qualidade e a quantidade dos equipamentos de comunicação, muitos clientes em uma única torre causa latência e clientes com equipamentos ruins também causam, verifique a qualidade da comunicação entre clientes e torre, e lembre se que um cliente com sinal ruim pode atrapalhar vários com sinal bom. Outra coisa que é bom lembrar que nem sempre que o sinal está chegando com nível alto no cliente significa que a comunicação tá perfeita, pois ela é biderecional e é necessário certifica que o sinal do cliente está chegando bem até a torre.

    Espero ter ajudado!

  6. #6

    Padrão

    Melhoram a qualidade da transmissão:

    -Fixar o ack time out (uso 90)
    -definir o preamble como long
    -trabalhar apenas no modo 802.11b
    -definir o data rates apenas para 1 e 11 mbps
    -deixar a potência da placa wireless em default
    -deixar a torre longe de tentativas mal sucedidas de conexão de notebooks
    -usar sistema de rotas em vez de wds+bridge
    -mascarar o ip apenas no servidor central
    -desmarcar o a opção transparent proxy em hotspot users profile

    tenta ai!

  7. #7

    Padrão

    obrigado a todos que deram as dicas pra mim!

    vou tentar por tudo isso hoje de noite na rede...e posto aqui amanha qual melhora teve!
    mas aqui na rede, ja nao tenho problema de conexões com notebooks pq a torre fica na parte rural, uso sistemas de rotas, a potencia, como eh mto longe e tenho uns 10mts de cabo, ponho potencia maior pra suprir isso e nao pra ficar com um puta sinal msm, a opção do proxy no hotspot ja ta desmarcada!

    vou fazer teste com o data rate, preamble e ack timeout!!

    Obrigado a todos mesmo!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    boa tarde turma!!

    Estou com alguns problemas aqui de latenia (ping) alto demais!
    isso faz com que meus clientes nao possam usar msn com voz e jogar jogos estilo counter strike pela instabilidade da latencia que varia de 1ms até 1500ms +/-..

    como eu poderia resolver isso????
    uso tudo placa ag520 em ap bridge!!


    set "CLIENTE UM Centro" name="CLIENTE UM Centro" mtu=1500 \
    mac-address=00:15:E9:2B:F9:86 arp=enabled disable-running-check=no \
    radio-name="0015E92BF986" mode=ap-bridge ssid="TurboALPc" area="" \
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0 \
    frequency=2452 band=2.4ghz-b scan-list=default rate-set=default \
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps \
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 \
    ack-timeout=dynamic tx-power=21 tx-power-mode=all-rates-fixed \
    noise-floor-threshold=default periodic-calibration=default \
    periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none \
    antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled wds-default-bridge=none \
    wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no \
    update-stats-interval=disabled default-authentication=no \
    default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 \
    proprietary-extensions=post-2.9.25 hide-ssid=no security-profile=default \
    disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=both \
    compression=no allow-sharedkey=no comment="" disabled=no



    ta ai a config de uma delas, sendo que todas estao configuradas iguais (claro com canais e potenias diferentes) e todas estao com esse problema!

    desde ja, agradeco a atenção!!

    Obrigado!

    cara primeiro acho que vc deveria setar o cartao a 11mbps pois clientes modulando a 1mbps vai levar o ack do cartao a 500us ou mais....isso faz com que o cartao perca muito desepenho....e outra coisa tambem vc ta setando 21dbm de potencia essa placas sao de apenas 17dbm...uns 63mw se vou coloca potencia nelas as placas perdem desempenho....lembre-se potencia demais sem controle...nao adianta de nao.....se vc tiver usando omini vai gerar interferencias em antenas proximas....espero ter te ajudado

  9. #9

    Padrão

    opa Joaosgnet,

    entao...eu tentei as configurações que me indicaram acima la e nao deu muito certo em 1 torre...em outra, vou conferir amanha como q foi!!
    quando vc falar pra setar em 11mbps, seria soh marcar o 11 mesmo neh?

    vou tentar essa tambem!

    e quanto a potencia, apenas esse cartao ta trabalhando a 21dmb pelo cabo q to usando..o resto ta em 19, 20... uso apenas setoriais...para consiguir sinais legais trabalhei com essas potencias...ja mudei elas para 17 e continuou igual a latencia, apenas abaixou alguns sinais!!

    valew mesmo!

  10. #10

    Padrão

    boa tarde!

    fiz todas as mudanças e testes possiveis em configurações, o que melhorou um pouquinho foi deixar o rate apenas em 11mbps, fez a latencia variar assim:
    2
    100
    50
    210
    150
    4
    3
    150

    mais ou menos isso, do cliente à torre onde ele esta conectado!

    mas isso nao foi nada suficiente!

    minhas placas estao cehagndo a 30 clientes simultaneos e NAO PASSAM DE 1mb de trafego!!! TÃO ABRINDO O BICO E BONITO! tenho clientes de 256 apenas nessas com problemas!

    e outra torre, sempre foi boa, mas agora ta ruim, começaram as chuvas aqui e os sinais e ack otimos, mas a navegação pessima...meu link sempre esta sobrando e muito!

    gostaria de saber qual placa posso substituir essas dlink pq elas estao mto ruins pra mim!
    qual aguenta livre uns 50 clientes! eh o que preciso hj!

    Obrigado!

  11. #11

    Padrão

    Eu tive o mesmo problema com estas placas, troquei o box por uma routerboard com cartões atheros de 200mw chipset ar5413 e ficou redondo.... ping de 1024 bytes com 5~6 ms de resposta.... mas vc deve observar tb os cabos da torre... se não tem umidade ou mal contato.. isso tb pode interferir e muito....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gersonfs Ver Post
    Eu tive o mesmo problema com estas placas, troquei o box por uma routerboard com cartões atheros de 200mw chipset ar5413 e ficou redondo.... ping de 1024 bytes com 5~6 ms de resposta.... mas vc deve observar tb os cabos da torre... se não tem umidade ou mal contato.. isso tb pode interferir e muito....
    opa, eh tava procurando aqui alternativas pra colocar no lugar dessa minha atheros e vou comprar o adaptador pois tenho 1 cartão senao 200mw em uma rep num radio e vo por pra ver..

    realmente acho que eh a placa pois agora (3:34 da manha) tenho na msm placa com problema 7 clientes, ack até q alto (108) e os pings varia de 2ms a 4ms!!

    vou tentar trocar os conectores por conector de prata e depois por o senao...
    enquanto isso, alguem tem outra sujestão de configuração pra mim agora?!

    Obrigado a todos!

  13. #13

    Padrão

    amigo,

    tenta passar para modulação em G ou b/g

    outra coisa... passa o data rates para 1 e 6mb b/g

    aqui eu estava com latencia alta em dois POP´s diferentes...

    fiz isso e em ambos to conseguindo 1 a 6ms cravados!! antes era...
    150 300... e assim ia variando..

    outro detalhe, verifique a qualidade da energia, como vc falou que é uma torre rural, verifique se nao esta muito fraca a fase neutra, o MK é muito exigente com energia, em um pop rural meu nao consegui de jeito algum colocar MK... ainda tenho AP´s lá, e o sintoma era ping alto.

    boa sorte

  14. #14

    Padrão

    galera...aqui ta comprovadissimo!

    AG520 não aguentam mais que 20 clientes simultaneos...
    hoje de tarde arrumei todos com ack alto e sinais ruins, os q nao arrumei, bloquiei..durante a tade na média de 15 a 20 simualtaneos, sem controle de banda fazia download a 100kb/s..a partir das 18 horas, aumenta o numero de clientes simultaneos...esta em 30 agora e ninguem passa dos 30 40kb/s...o trafego na placa eh de no maximo 600kb/s sendo que de tarde batia 1,5mb/s á 2.4mb/s!!

    to tentando por uma nmp-8602 e sem sucesso pq ta travando..vou por otra caixa com otra placa mãe que pelos testes não ta travando com essa plaquinha!!

    posto os resultados aqui!

    obrigado a todos!

  15. #15

    Padrão latencia

    amigo eu em uma das minhas torres to usando uma dlink 520 e ta guentando ate 44 clientes simultaneos 128 K DE DAWN e com uma omni E PING ATE ELA VARIA DE 1MS ATE 30/40 , DETALHE O AMBIENTE NAO E POLUIDO ? O SEU E ?

  16. #16

    Padrão

    Como funciona o ACK timeout? Aqui está setado em dynamic, e na grande maioria dos clientes fica 30us. Mas agora a pouco um cliente com sinal ruim ACK 200us se minha vista não me engana. Agora todos estão 30us, mesmo o que estava com 200. Oque exatamente acontece quando o ack timeout está alto? Qual o melhor valor pra colocar pra ele? Como um cliente com ACK auto influencia nos demais clientes?

    Grato

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    amigo eu em uma das minhas torres to usando uma dlink 520 e ta guentando ate 44 clientes simultaneos 128 K DE DAWN e com uma omni E PING ATE ELA VARIA DE 1MS ATE 30/40 , DETALHE O AMBIENTE NAO E POLUIDO ? O SEU E ?
    cara, qual o segredo dessa plaquinha entao? pq aqui chega a 30 simulataneos, fica pior que discada...
    então onde eu to com essa torre não esta poluido não, alem de eu usar polarização horizontal na antena!

    abraços!

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Como funciona o ACK timeout? Aqui está setado em dynamic, e na grande maioria dos clientes fica 30us. Mas agora a pouco um cliente com sinal ruim ACK 200us se minha vista não me engana. Agora todos estão 30us, mesmo o que estava com 200. Oque exatamente acontece quando o ack timeout está alto? Qual o melhor valor pra colocar pra ele? Como um cliente com ACK auto influencia nos demais clientes?

    Grato

    cara, o ack é um tempo de resposta entre o mk e o cliente...qdo a conexão do cliente nao esta tão boa, o mk vai elevando esse ack. até o nivel onde o pacote dessa resposta foi e voltou, se não me engano eh +/- assim...tem uns manuais aqui no forum mesmo sobre wireless que explica certinho!
    um bom valor é 30 mesmo...se 99% dos seus clientes ficam em 30, pode fixar 30, assim os clientes que tiverem oscilanções terão dificuldade em navegar, dai eh soh ih la e da uma boa revisada na instalação dele para melhorar e deixar o ack dele bom!
    porque se todos clientes tem ack 30 e entra algum com ack muuito alto, todos clientes passam a ter a repsosta bem alta, assim, causando lentidão em todos também!

    abraços!

  18. #18

    Padrão latencia

    aki tenho ack em 90 e todos os clientes tem como minimo de sinal -75 e setado somente b auto e 20 db de potencia nivel de ruido (noise ) esta en torno de 108 db

  19. #19

    Padrão

    aqui eu tenho uma ag-530 com um painel setorial na horizontal com 54 clientes simult com media de trafego de 1 mb e sem problemas de ping .. media de 8 ms

  20. #20

    Padrão latencia

    em otra cidade tenho mesma configuracao dlink 520 setorial 14 db h ambiente muito poluido e con 30 clientes ta dando problemas de latencia chegando a 1500 ms por momentos