+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar Servidor DNS

    Amigos,

    Estou postando aqui no under, pois já tentei varios tutoriais disponíveis na internet.
    Preciso montar um servidor DNS, na verdade, não quero hospedar nada, mas sim resolver os nomes do meu servidor de internet, um Mikoritk.
    Alguem tem uma receitinha de bolo pra montar um server DNS, pois os que tinha na internet eu já tentei.
    Utilizo o Conectiva 10 e instalei o BIND através do apt-get install bind.

    Fico no aguardo, grato.

  2. #2

    Padrão

    Olha cara... receitinha de bolo sempre tem por ai na internet...
    O que pode te ajudar a configurar os parâmetros é o webmin!
    Ele tem uma interface gráfica e facilita muito isso aee!

    Aqui tem um tutu de DNS Linux: Configurando o DNS - BIND9 [Artigo]

    Espero que ajude!

  3. #3

    Padrão

    Pelo que eu pude entender o que tu precisas é apenas um forward, é isso? Sendo apenas isso no arquivo de conf do bind tu apenas aponta quem é o server que deve ser conultado e o resultado é imediato. Inclusive quando o BIND é instalado há um arquivo no /usr/share/docs/bind9 (se não me engano) que um conf de exemplo que vem praticamente pronto.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nerdiando Ver Post
    Pelo que eu pude entender o que tu precisas é apenas um forward, é isso? Sendo apenas isso no arquivo de conf do bind tu apenas aponta quem é o server que deve ser conultado e o resultado é imediato. Inclusive quando o BIND é instalado há um arquivo no /usr/share/docs/bind9 (se não me engano) que um conf de exemplo que vem praticamente pronto.
    Na verdade, eu quero apenas que esse server resolva nomes. Não quero consultar em outros servidores. Tendo um servidor local, a consulta é mais rapida.

  5. #5

    Padrão

    Mas então cara... com os exemplos que tem na net você não consegue colocar o que você precisa para funcionar?

    Pegar uma coisa pronta pode te ajudar na hora, mas quando você precisar mexer nele, não vai saber!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Mas então cara... com os exemplos que tem na net você não consegue colocar o que você precisa para funcionar?

    Pegar uma coisa pronta pode te ajudar na hora, mas quando você precisar mexer nele, não vai saber!
    Rapaz,

    Eu peguei vários exemplos na net, mas nenhum deu certo.
    Quando coloco o IP do proprio servidor no resolv.conf, o mesmo não resolve nenhum nome.
    O BIND até starta, mas não resolve DNS.
    Peguei uns exemplos aqui no under e no vivaolinux

  7. #7
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Flavio,

    Boa noite. Você está querendo montar um servidor cache/DNS pára resolver nomes e assim acelerar a consulta. Pois bem, peço que verifique primeiro a memória do servidor, realize um teste, (Memtest), para que não haja nenhuma dor de cabeça no futuro, pois o cache do servidor fica alocado na memória, pois assim as consultas são bem mais rápidas, porém voláteis, pois caso reinicie o serviço ou desligue o servidor, perderá todo o cache, ok? Mas vamos ao que interessa:

    1. após instalar o Bind, ele já vem configurado para realizar cache, você só precisa configurar a rede para que o o servidor de internet busque as resoluções no teu servidor DNS e não em outros servidores.

    2. Então, procure o arquivo /etc/resolv.conf e usando o editor de sua preferência, adicione o seguinte linha:

    nameserver 192.168.50.1 - ( onde o IP corresponde ao ip do seu servidor DNS )

    3. Altere também o método de busca do teu servidor de internet, procure o arquivos /etc/host.conf e usando o editor de sua preferência, veja se ele encontra-se assim:

    order hosts, bind
    multi on


    Caso esteja, não modifique nada, caso contrário, adicione.

    4. Não sei no conectiva, mas os arquivos de configuração do Bind, encontra-se dentro de /var/named - no Fedora.

    Quando reiniciar o serviço, ele automaticamente começa a realizar cache, ok?

    Caso não consiga, por favor entrar em contato que prepararei um apostila rápida para você, ok?

    Espero ter ajudado

    atenciosamente,

  8. #8

    Padrão

    Amigo MDdantas,

    Muito obrigado pelas dicas.
    Estou preparando a máquina e vou montar o DNS, qualquer coisa te dou um grito...rs.
    Abraços.