+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ubuntu em notebbok Acer

    Alô galera.

    Adquiri recentemente um notebook Acer 5050 5954 que veio com sistema operacional Windows Vista. O notebook possui processador AMD Atlhon 64 X2.

    Na tentariva de instalar o Ubuntu 7.04 64 bits a partir de um cd live, quando mando iniciar do CD para carregar o Sistema diretamente do CD para depois instalar, o Sistema simplesmene nem carrega. O cursor fica piscando no canto superior da tela e o cd não é mais lido. O cd está novinho em folha e é original. Testei também com uma versão de 32 bits do Ubuntu 7.04 e nada.

    O que está acontecendo? Alguém pode me ajudar? Será que este notebook só irá funcionar com Windows Vista, ou essa versão do processador não é suportada pelo Ubuntu 7.04. A versão 7.10 resolveria minha sitaução??

    Valeu

  2. #2

    Padrão

    experimente usar o 7.10

  3. #3

    Padrão Que sofrimento

    Alo galera.

    Apos muito mas muito sofrimento: descobri alguns artigos que me ajudaram muito, posto aqui os links para que possam ajudar outras pessoas que adquirirem notebooks Acer da serie 5050.
    So pra ter uma ideia, pra conseguir fazer iniciar pelo cd os parametros abaixo devem ser digitados quando aparece a tela de inicializacao via CD, pressionandod F6:

    irqpool noapic pci=biosirq

    Links:
    Configuracao do driver proprietario da ATI XPress 1100
    Instalando a driver proprietária da AMD/ATI num ACER 5102 com a ati XPress 1100 com (k)ubuntu. « Padoca Virtual

    Analise do notebook, com dicas sobre o som e a wi-fi
    Suporte no Linux

    Mas meu conselho seria, certifiquem-se que o notebook tera suporte para Linux e nao apenas para windows. Esqueci de verificar isso, dando apenas atencao para o hardware e ai so lutando mesmo.

    Valeu,

  4. #4

    Padrão

    bom saber...pois estou comprando um note deste tb, embora o meu já vai vir com Linux( um tal de Limpus..)...mas td bem..eu to acostumado a sofrer(sou corintiano..haha),vlew pela dica...!

  5. #5

    Padrão

    olá!

    então, meu notebook chegou, é um acer aspire 5100 .. o seu tem webcam? vc conseguiu configurar no ubuntu o leitor de cartões SD, caso tenha ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morronix Ver Post
    olá!

    então, meu notebook chegou, é um acer aspire 5100 .. o seu tem webcam? vc conseguiu configurar no ubuntu o leitor de cartões SD, caso tenha ?

    cara..

    nem todos os notebooks da Acer que tem entrada para leitura de cartão tem realmente leitor de cartão...

    eles usam o mesmo gabinete para vários modelos, e alguns não vem com o chip responsável por este serviço...

  7. #7

    Padrão

    olá..concordo plenamente com vc...entretanto eu soquei o windows xp na máquina e o cartão funcionou..mas deixa pra lá...eu estou usando o ubuntu e o debian em máquinas virtuais, é melhor que eu gasto meu tempo aprendendo a configurar serviços de rede, e não me matando tentando configurar a máquina...

    Bom natal!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morronix Ver Post
    olá..concordo plenamente com vc...entretanto eu soquei o windows xp na máquina e o cartão funcionou..mas deixa pra lá...eu estou usando o ubuntu e o debian em máquinas virtuais, é melhor que eu gasto meu tempo aprendendo a configurar serviços de rede, e não me matando tentando configurar a máquina...

    Bom natal!

    bom.. se funcionou com o windows tem que funcionar com o linux...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara..

    nem todos os notebooks da Acer que tem entrada para leitura de cartão tem realmente leitor de cartão...

    eles usam o mesmo gabinete para vários modelos, e alguns não vem com o chip responsável por este serviço...

    olah...estou de mudanca...acabei de conseguir fazer meu cartao sd funcionar no ubuntu gutsy..foi que nem manteiga...comeco hj o processo de migeacao para o windows xp..e minha placa de video jah eta reconhcida como uma placa 3 d tb...uhuuuu!!!vo voltar pro linux!!!!

    a proposito, o comando era..

    modprobe tifm_sd

  10. #10

    Padrão

    tenho um noteboock desses uso ubuntu 7.04 mas so não funciona o som nas caixinhas tenho que colocar o fone pra ouvir som mas o restante funcionou, se alguem souber alguma solução pra isso me ajudem

  11. #11

    Padrão

    qual a placa de som que o seu note usa? qual modelo do notebook? qual é a versão do driver de som que seu notebook usa? ( confirme se é o alsa e se possível nos diga a versão,pois talvez ele esteja desatualizado)

  12. #12

    Padrão

    o que daria pra fazer é instalar o kernel mais novo...

    você entra nas opções do kernel, configura certo o que for relacionado a som, recompila e instala... acredito que funcione...

    ou... pegue a versão 7.10 do seu sistema..

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ICHUBrasil Ver Post
    tenho um noteboock desses uso ubuntu 7.04 mas so não funciona o som nas caixinhas tenho que colocar o fone pra ouvir som mas o restante funcionou, se alguem souber alguma solução pra isso me ajudem
    meu note é ACER apire 5050 instalo a placa é Realtek versão do drive 5.10
    Última edição por ICHUBrasil; 25-01-2008 às 15:09.

  14. #14

    Padrão

    ja vi falar que versão 7.10 tem um bug que o HD fica com vida util devido um sistema de economia de energia, alguem ja ouviu falar sobre isso?

  15. #15

    Padrão

    a instalação é standard? Ou vc fez alguma configuração específica? Tenta atualizar a distro véio...

  16. #16

    Padrão

    é galera vou ver o posso fazer vou baixar e instalar o 7.10 e ve se vai funcionar o som
    valeu