+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Provedor wireless de entrada Omnitik + cpe ubiquiti

    Bom dia senhores,
    Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, estou montando um provedor wireless básico.

    Os equipamentos que pretendo utilizar, são:
    Omnitik U-5hnd - Enviar sinal para todos os clientes
    RB 750 - Servidor PPPoE configurado para gerenciar a rede
    Ubiquiti litebeam m5 - Cliente
    Ubiquiti nano loco m5 - Cliente
    Entre outras cpe sendo sempre ubiquiti...

    Em fim, minha dúvida é o seguinte:
    1 - Utilizando o omnitik como meu ap principal, quantos clientes conseguirei suportar levando em consideração que cada cliente deve receber 5Mb.
    2 - Supondo que meu omnitik está posicionado numa torre de 15 metros de altura, as antenas na casa de cada cliente precisará ser elevada aos mesmos 15 metros? ou eu poderia colocar em cada cliente altura na faixa dos 6 metros supondo que tenha uma boa visada?
    3 - Com essa estrutura citada, consigo gerenciar 30 clientes sem nenhuma dor de cabeça com cliente oscilando conexão ou caindo?
    4 - Estou aberto a sugestões, porém sem fugir muito dessa arquitetura pois o orçamento disponível é baixo.
    5 - Qual o opinião de vocês sobre o bullet 2 (100mw) + omni 12db aquário. Quantos clientes e qual a qualidade da conexão?

  2. #2

    Padrão Re: Provedor wireless de entrada Omnitik + cpe ubiquiti

    Boa Noite amigo, primeiramente parabens pela humildade em pedir ajuda.

    Rapaz o que recomendo é fazer cursos, e se profissionalizar antes de comecar algo, por esse motivo que nossa area é tao saturada de sinal, e sempre ouve-se via radio nao presta.

    Sobre a omnitik, primeiramente nao misture tecnologias, pois ubnt ou mk tem seus protocolos padrao, se optar por omnitik usa nos clientes SXT. Uma otima opcao e passa basntante banda.

    Sobre a torre de 15mt blz. os clientes precisam enxergar a omnitik, independente de altura, dessde que tenha visada e nao tenha obstrucao no fresnel.

    30 cleintes numa omnitik, pode ate suportar porem se forem planos pequenos, imagina 30 clientes a 5mb cada, seriam 150mb se usassem todos juntos.. nao guenta ano

    Sai fora de 2.4, pelo amor de Deus. corre BIno

    Se lhe fui util clica na estrelinha, isso motiva no forum..

  3. #3

    Padrão Re: Provedor wireless de entrada Omnitik + cpe ubiquiti

    Somente complementando o texto do amigo acima:

    - Escolha antenas com um bom ângulo vertical e downtilt (muitos pecam somente em olhar o ângulo horizontal da antena em questão) - não estou tirando sua ideia de usar Omnitik (a considero uma ótima opção pra novos setores).

    - Primeiro estude o perfil de seus clientes em potencial (tipos de usuários: donas de casa, jogadores ou torrents), assim você pode definir se seu AP irá suportar ou não.

    - Dê a maior preferência possível para o TDMA, uma rápida busca aqui no fórum e você irá encontrar razões pra isso.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor wireless de entrada Omnitik + cpe ubiquiti

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Boa Noite amigo, primeiramente parabens pela humildade em pedir ajuda.

    Rapaz o que recomendo é fazer cursos, e se profissionalizar antes de comecar algo, por esse motivo que nossa area é tao saturada de sinal, e sempre ouve-se via radio nao presta.

    Sobre a omnitik, primeiramente nao misture tecnologias, pois ubnt ou mk tem seus protocolos padrao, se optar por omnitik usa nos clientes SXT. Uma otima opcao e passa basntante banda.

    Sobre a torre de 15mt blz. os clientes precisam enxergar a omnitik, independente de altura, dessde que tenha visada e nao tenha obstrucao no fresnel.

    30 cleintes numa omnitik, pode ate suportar porem se forem planos pequenos, imagina 30 clientes a 5mb cada, seriam 150mb se usassem todos juntos.. nao guenta ano

    Sai fora de 2.4, pelo amor de Deus. corre BIno

    Se lhe fui util clica na estrelinha, isso motiva no forum..
    É isso ai!!!