• Phishing sob Nome da Wikipedia

    Alerta para os internautas. Recentemente foi detectada uma grande quantidade de SPAM circulando via e-mail onde o texto induz o usuário a clicar em um suposto link para o site da Wikipedia, no intuito de validar uma também suposta conta de usuário para esse projeto de conteúdo livre. Os e-mails contém textos dizendo que alguém do endereço de IP que vem registrado no corpo do e-mail efetuou a criação de uma conta (e o e-mail ainda aponta o nome de uma suposta conta) na Wikipedia original (idioma inglês) e pede que você valide a conta clicando no link que acompanha o mesmo texto. Se virem algo semelhante em suas caixas postas não clique no link, pois essa é uma das técnicas mais utilizadas por crackers na Internet: o phishing.

    Como qualquer e-mail de phishing baseado em HTML, o mesmo inclui links que parecem levar para serviços de confiança quando clicados, mas na verdade eles direcionam os usuários para websites infectados, por onde os criminosos podem injetar código malicioso em seus computadores através de vários conteúdos suspeitos, através de código JavaScript malicioso, normalmente associado a um link presente nestas páginas.

    Como alerta, os usuários nunca devem tentar navegar em paǵinas populares ao clicarem em links provenientes em e-mails maliciosos. O ideal é ir direto para o site de interesse via Google, ou já usando um link previamente registrado em seu navegador (bookmark) por você mesmo.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/security/new...a-1032341.html