• Equipe Microsoft Abandona IronRuby

    De acordo com um dos desenvolvedores que deixaram recentemente o projeto IronRuby [2], a equipe de linguagem dinâmica da Microsoft, responsável pelo porte do IronRuby para a plataforma .NET, parece ter abandonado completamente o projeto. Jimmy Schementi escreveu em seu Blog que ele deixou a Microsoft após presenciar uma "falta grave de compromisso" da empresa com o projeto IronRuby. Para se ter uma idéia do tamanho descaso, a versão 1.0 do projeto só conseguiu ser liberada em abril deste ano de 2010.


    Com esse "abandono"sobrou apenas Tomáš Matoušek como único membro restante da equipe do IronRuby. Comparativamente, a Microsoft tinha há um ano atrás, apenas duas pessoas na equipe de desenvolvimento, o que de acordo com Schementi, limitava severamente a agilidade das equipes, deixando-os incapazes de oferecer a integração do IronRuby com o VisualStudio, e adiando a integração do VisualStudio IronPython. Mas a gota d'água veio mesmo para o próprio Schementi, quando seu empresário lhe perguntou se havia algo em que ele gostaria de trabalhar que não fosse Ruby.

    Atualmente Schementi está se movendo para uma empresa de tecnologia financeira como trabalho de tempo-integral. Ele ainda parece manter um interesse ativo no IronRuby, e foi o primeiro desenvolvedor a participar do núcleo de desenvolvimento que não fosse funcionário da Microsoft. Ele falou que "está extremamente desapontado com as decisões em torno das linguagens dinâmicas no .NET". Ele fez questão de ressaltar que a única linguagem dinâmica que ele aprecia no momento é o motor JavaScript do navegador Internet Explorer 9.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...n-1052467.html
    [2] IronRuby: http://ironruby.net/
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de paulocwb2003
      paulocwb2003 -
      E ainda deixam a M$ "patrocinar" eventos como o Linuxcon... Não entendo porque tanta gente aparentemente esclarecida do meio do SL ainda acredita nas promessas da M$. Isso só serve pra atrasar a nossa vida.
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Espero que o projeto IronRuby consiga se livrar dessa dependência com a Microsoft o mais rápido possível. Se eles perderam o interesse no IronRuby, que comuniquem. Mas fazer "corpo mole" é desleal. Um projeto de Software Livre não pode ficar "abandonado" desse jeito.
    + Enviar Comentário