• Lançamento do CRUX PPC 2.6

    Já está disponível para download o CRUX PPC versão 2.6. Para quem não sabe, o CRUX PPC é um sistema GNU/Linux extremamente leve, voltado para a arquitetura Power PC, e pode ser executado nos atuais Apple 32bit "NewWorld" G3/G4 e Apple 64bit G5, Genesi PegasosII e Efika, Acube Sam440ep, IBM RS/6000 CHRP (604e), YDL Powerstation, IBM Intellistation POWER, e IBM pSeries RS64/POWERn. Como sempre acontece, essa nova versão do CRUX PPC também foi lançada em duas imagens ISO diferentes: uma 32-bit e outra 64-bit.


    Dentre as novidades, o CRUX PPC inclui suporte para funcionalidades específicas de laptops, suporte estendido de hardware, e ferramentas de servidores. O CRUX PPC é um projeto sem fins lucrativos baseado nos lançamentos das versões do CRUX para a arquitetura x86. A distribuição vem embarcada com muitos softwares escritos por vários desenvolvedores diferentes, sendo que cada um desses softwares possui sua própria licença, escolhida pelo seu respectivo autor. Já as partes escritas pela equipe de desenvolvimetno do CRUX, foram criadas para serem livres, e você poderá redistribuir e/ou modificar a mesma sob os termos da licença GNU versão 2.

    A idéia deste projeto é construir uma distribuição racional, dirigida a um público específico, que por sua vez, recebe um sistema sem compromissos. Afinal de contas, cada um é livre para escolher a distribuição que achar mais conveniente utilizar.

    Saiba Mais:

    [1] Portal do Projeto CRUX: http://cruxppc.crux.it/Main/News#CRUX-PPC-2_6-released
    [2] Download do CRUX PPC 2.6: http://cruxppc.crux.it/Main/Download





    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Bom, acredito que essa é uma distribuição mais voltada para um público que já possua este tipo de hardware, ou trabalha em uma empresa que possua computadores com essas arquiteturas, e que precise revitaliá-las. Não creio que as pessoas irão comprar esse tipo de hardware somente para instalar uma distribuição Linux voltada para esse tipo de arquitetura.
    + Enviar Comentário