• Oracle Apresenta Solaris 11

    Ao tornar pública a atualização da sua estratégia, a Oracle Corporation apresenta o futuro para o Solaris 11, mas não se manifestou à respeito do OpenSolaris. John Fowler, vice-presidente executivo de sistemas da Oracle, disse que o Solaris 11 será uma grande atualização de componentes-chave, tais como pilhas de rede, segmentação, sistemas de arquivos, gerenciamento de pacotes e de manutenção. Um foco na escalabilidade também seria incorporado na preparação para a próxima geração de hardware, como o core 128, 16.384 thread system com 64TB de memória que a Oracle está desenvolvendo atualmente. O lançamento do Solaris 11 é esperado para o segundo semestre de 2011.



    Numa entrevista concedida à ServerWatch antes da apresentação oficial, Fowler disse que o Solaris 11 irá incorporar a tecnologia do OpenSolaris e de novos empreendimentos financiados pela Oracle. Simon Phipps, ex-Chief Open Source Officer da Sun e membro do Conselho Administrativo do OpenSolaris, disse em referência a esta declaração que a Oracle aparentemente, confirma que não está mais desenvolvendo o Solaris como código aberto.

    Enquanto a maior parte do foco da Oracle nos dias atuais está voltada para o Solaris e Sparc, Fowler disse também que a companhia continua comprometida com o Oracle Enterprise Linux (OEL) em processadores da classe Intel. OEL é um derivado da distribuição Red Hat Linux, que foi integrado com ferramentas de gerenciamento, desenvolvido pela Oracle. Além disso, Fowler disse que a gigante dos bancos de dados também tem um importante compromisso com o Oracle VM, que permitirá que as organizações de TI possam executar o Windows, OEL e outras distribuições Linux em cima dos processadores Sparc.

    Apesar de se comprometer com investimentos contínuos em comunidades de código aberto, Fowler não disse como a Oracle vai lidar com o Illumos, e muito menos comentou sobre o futuro da Câmara de Administração do OpenSolaris, que tende à dissolução.


    Saiba Mais:

    [1] Server Watch: http://www.serverwatch.com/news/arti...11-Release.htm