• Primeiro Milestone para openSUSE 11.4

    A equipe responsável pelo projeto openSUSE divulgou nesta sexta-feira (03) a chegada da primeira etapa do lançamento da versão 11.4 do seu sistema operativo. Este Milestone é o primeiro de seis lançamentos previstos para esta popular distribuição Linux, o próximo dos quais é esperado para chegar no dia 30 de setembro, e será seguido por dois Release Candidates. A versão final do openSUSE 11.4 está programada para ser lançada em março de 2011.



    Voltado para desenvolvedores, testers e membros da comunidade, esse primeiro Milestone para a versão 11.4 do openSUSE traz uma novidade importante que trata-se da incorporação da versão 8.1 do libzypp. O MultiCurl substitui o velho backend (libzypp) MediaAria, adicionando suporte para transferências zsync e oferecendo melhor suporte à Metalink. Este último permite que um pacote possa ser baixado a partir de um número de servidores paralelamente, enquanto zsync acelera o download de pacotes, apenas buscando as partes alteradas dos arquivos. Junto com as melhorias em suporte à proxy, as mudanças devem resultar em maior rapidez, maior confiabilidade e maior robustez nos pacotes de downloads no zypper e YaST, ambos fazendo uso do Libzypp.

    Outras atualizações neste Milestone 1 incluem a utilização do X.org 1.9, a versão 2.32.0 Beta 1 do ambiente GNOME e o ambiente desktop KDE 4.5. Da mesma forma que acontece com todas as versões de desenvolvimento, a sua utilização em ambientes de produção não é aconselhável, e obedecendo a um procedimento habitual, os desenvolvedores pedem que os usuários façam testes com a versão lançada e forneçam feedbacks relativo a qualquer erro que for encontrado.

    Detalhes adicionais sobre esta versão de desenvolvimento podem ser encontrados no seu anúncio de lançamento oficial. O marco inicial para o openSUSE 11.4 encontra-se disponível para download para sistemas de 32 e 64-bits x86 como um DVD ou imagem LiveCD. A última versão estável do openSUSE é a 11.3 que foi liberada em meados de julho deste ano.


    Saiba Mais:

    [1] openSUSE 11.4 Milestone 1:
    http://news.opensuse.org/2010/09/02/...e-with-improve d-package-management-performance-new-xorg-kde-and-gnome/
    [2] Download do openSUSE 11.4 Milestone 1: http://software.opensuse.org/developer/en