• Google Apresenta Android 2.3 Gingerbread e Nexus S

    Responsáveis pela projeção do Google Android tem o prazer de anunciar que já está disponível a versão 2.3 do seu sistema operacional open source para celulares, que vem sob o codinome Gingerbread. Segundo os desenvolvedores, a versão mais recente inclui uma série de novas tecnologias de plataforma e APIs, que visam ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos melhores. Alterações no Android 2.3 com foco no desenvolvimento de jogos incluem a adição de um novo garbage collector, manipulação de eventos otimizada e um amplo conjunto de novas APIs nativas. Além disso, os desenvolvedores adicionaram suporte para formatos de vídeo VP8 e WebM, bem como AAC e codificação AMR-wideband.



    Os efeitos de áudio, incluindo reverb, equalização, virtualização dos headphones e bass boost, também foram adicionados. Como já foi confirmada pelo CEO do Google Eric Schmidt, o suporte para chips Near Field Communication (NFS), uma tecnologia que Schmidt acredita que, no futuro, substituirá os cartões de crédito, é fornecida no Gingerbread de maneira rápida e com melhor desempenho. Atualizações para o Software Development Kit (SDK) Tools, Native Development Kit (NDK) e ADT Plug-in for Eclipse também foram liberados.

    Finalmente, após alguns rumores que circularam pela web sobre o lançamento de um Nexus Two, o Google também trouxe ao mercado um novo dispositivo com bases no Gingerbread, o Nexus S. Criado pela sul-coreana Samsung, Nexus S traz como características um Contour Display de 4 polegadas, um processador de 1GHz Hummingbird e 16GB de memória interna.

    Nexus S deve estar a venda nos Estados Unidos a partir do dia 16 de dezembro, na mobile store Best Buy and Best Buy, e a partir do dia 20 de dezembro no Reino Unido. Mais informações sobre a versão 2.3 do Android Platform e SDK Tools podem ser encontradas em um post no blog Android Developers através do Android SDK Tech Lead Xavier Ducrohet, na página Android 2.3 Platform SDK e no Android 2.3 Platform Highlights. O código-fonte da versão 2.3 do Android devem ser lançado no Android Open Source em breve.


    Saiba Mais:

    [1] @AndroidDev:http://twitter.com/AndroidDev/status/11813613635375106
    [2] Android 2.3 Platform and Updated SDK Tools: http://android-developers.blogspot.c...dated-sdk.html
    [3] Android 2.3 Platform Highlights:
    http://developer.android.com/sdk/and...ighlights.html