• Openwall Linux 3.0 Adiciona Novas Funcionalidades

    Na marca de quase 10 anos, os desenvolvedores do Projeto Openwall lançaram a versão 3.0 do seu Openwall. Openwall GNU / Linux, também conhecida como Owl for Short, é uma pequena e avançada distribuição Linux destinada à servidores, equipamentos e dispositivos virtuais. Os desenvolvedores disseram que a versão 3.0 é "a primeira distro Linux a não ter nenhum SUIDs (Set User IDs) na instalação padrão", ressaltando que o "Fedora está tentando fazer isso também, mas sua abordagem é totalmente diferente".

    A última versão do Openwall adiciona suporte para sistemas de 64 bits, bem como o sistema de arquivos Ext4 (o instalador agora utiliza Ext4 por padrão, no entanto, Ext3 e Ext2 ainda estão disponíveis como opcionais), e vê a transferência para RHEL 5.5-like kernels 2.6 com modificações. Outras mudanças incluem suporte a algoritmo de compressão xz (LZMA, LZMA2), melhorias de compatibilidade de hardware e uma variedade de atualizações de pacotes, assim como a adição de vários novos pacotes.



    Além disso, diversas vulnerabilidades de segurança foram corrigidas, além do kernel e os pacotes que foram incluídos, tais como Perl - os usuários executando a versão anterior já terão recebido estes quando atualizarem seus sistemas. Os desenvolvedores também notam que, "com a versão 3.0, o ramo Openwall 2.0-stable está formalmente suspenso" e todos os usuários são incentivaos a atualizar para a versão mais recente.

    Outras informações sobre o lançamento, incluindo uma lista completa de mudanças e novos pacotes, podem ser encontrada no anúncio de lançamento oficial e no registo de alterações. Openwall 3.0 está disponível para download como uma ISO de 450 MB para sistemas de 32 e 64 bits a partir de espelhos do projeto. As instruções são fornecidas para os usuários que estejam executando o Owl versão 2.0, ou pré-3.0 Owl-current.


    Saiba Mais:

    [1] Openwall 3.0: http://www.openwall.com/lists/announce/2010/12/15/1
    [2] Download do Openwall 3.0: http://www.openwall.com/Owl/DOWNLOAD.shtml