• Firefox Lidera Mercado na Europa

    Segundo uma análise realizada pela empresa StatCounter, o navegador Mozilla FireFox lidera a concorrência no mercado de navegadores ultrapassando o Internet Explorer (IE) da Microsoft em participação na Europa em dezembro de 2010. O FireFiox atingiu 38,11% de participação no mês de dezembro passado, ante market share de 37,52% do Internet Exoplorer. Em novembro, o browser da Microsoft apresentava 38,91%, contra 38,5% do navegador da Mozilla.

    Essa inversão de mercado se deve ao Chrome, do Google, que avançou de forma veloz nessa competição por ter conseguido muitos usuários que até então, eram adeptos do IE. Um fato que ilustra tal expansão do browser do Google é o resultado de dezembro de 2009, quando o IE somava market share de 44,84%, o FireFox de 40,8% e o Chrome de somente 5,06%. Ou seja, o navegador do Google quase triplicou sua participação de mercado na comparação de dezembro de 2010 com o mesmo mês de 2009.

    Um acordo antitruste firmado em 2009 entre a Microsoft e a Comissão Européia, prevê que o Windows possibilitaria aos usuários a escolha do navegador web em todos os computadores comercializados no continente. O IE vinha como browser padrão no sistema operacional, antes do referido acordo ser celebrado.


    Saiba Mais:

    [1] StatCounter: http://gs.statcounter.com/press/fire...n-browser-wars