• Mesa 3D 8.0 Suporta OpenGL 3.0 e GLSL 1.30

    O projeto Mesa lançou a versão 8.0 do Mesa 3D - a primeira versão da implementação OpenGL e driver collection 3D, com a finalidade de OpenGL 3.0 e versão 1.30 do GLSL (OpenGL Shading Language). Como de costume, as funcionalidades suportadas são dependentes do hardware e dos drivers utilizados: o driver i965 para últimos núcleos gráficos da Intel já deve incluir tudo o que for necessário para OpenGL 3.0 e GLSL 1.30.

    De acordo com uma apresentação feita por um grupo de desenvolvedores Nouveau no FOSDEM, o Mesa Driver 3D NVC0 também suporta ambas as tecnologias. Além disso, o NVC0 funciona como um driver para muitos núcleos da geração de gráficos Fermi, que são utilizados principalmente nas placas GeForce 400 e 500 (modelos de série). Outras melhorias significam que os drivers gráficos incluídos no Mesa 3D, agora suportam alguns dos mais recentes processadores AMD, Intel e núcleos gráficos NVIDIA, embora isto não inclua os chips Southern Islands usados ​​no Radeon HD 7950 e placas gráficas 7970.

    Alguns elementos ligados ao suporte de hardware melhorado requerem o uso de versões atualizadas do kernel, Libdrmeo e condutor X.org adequado, para que os condutores Mesa 3D interagissem com estes componentes.


    Saiba Mais:

    [1] Mesa 8.0 3D http://www.mesa3d.org/relnotes-8.0.html