• Facebook: Falso Alerta Leva a Blackhole

    Devido à enorme popularidade que a rede social Facebook atingiu e seus cerca de um bilhão de usuários ativos, e-mails falsos representando a rede social estão constantemente chegando nas caixas de entrada dos usuários. A última das investidas maliciosas é um alerta de notificação, sobre a "atividade que você pode ter perdido no Facebook":


    Alerta em nome do Facebook faz usuários desatentos serem vítimas do kit exploit Blackhole


    Clicando em qualquer um dos botões oferecidos ou "unsubscribe", em última análise os usuários irão para uma página de hospedagem do exploit kit Blackhole que oferece um exploit para o Adobe Reader e Acrobat. As vítimas que usam qualquer uma das versões vulneráveis ​​do software e nenhuma solução AV, são automaticamente "premiadas" com um trojan especializado em roubo de informações.

    A variante do trojan em questão foi detectada em 28 dos 43 produtos AV, utilizados pela Virus Total, mas no início da campanha de spam, mesmo aqueles que tinham software antivírus instalado não podiam ser considerados seguros, porque o malware foi detectado por apenas três deles, advertem os profissionais da Webroot. Portanto, os usuários são aconselhados a nunca seguir os links oferecidos em e-mails não solicitados, não importando quão "legítima" seja a oferta.

    É necessário que seja verificada com frequência a sua conta no Facebook para as referidas "atividades que você perdeu"; porém, sempre faça isso acessando através da página de login legítimo e não pelo que é oferecido aleatoriamente.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2333