• TDoS: A Mais Recente Onda de Ataques Telephony Denial of Service

    Os crackers têm sido perfeitamente capazes de trilhar o seu próprio caminho para redes de computadores de quase todas as direções. A partir de malwares até mesmo práticas de ransomware, e outras práticas criminosas do gênero, os cibercibercriminosos estão sempre procurando novas maneiras de roubar informações e atuar no modo business-as-usual para conseguir ganhos monetários. Enquanto a maioria das empresas entendem a importância de proteger suas redes corporativas, existe uma área que é muitas vezes esquecido, mas está se tornando um alvo fácil para os atacantes: os sistemas de VoIP.


    Os sistemas VoIP são dinâmicos, complexos, e muitas vezes necessitam de ferramentas diferentes do que o que um firewall tradicional pode fornecer, tornando a questão da segurança de telefonia um desafio. As empresas precisam garantir que as linhas de comunicação estejam abertas e funcionando bem, e muitas delas ainda estão relutantes em colocar muitas camadas de defesa no topo de sua solução de telefonia.


    Infelizmente, os crackers tornaram-se conscientes dessa provável brecha de segurança na defesa, e já começaram a tirar proveito dela. Uma nova classe de ataque visando call centers, a Telephony Denial of Service (ou TDOs), começaram a aparecer aos montes. Como os tradicionais ataques de negação de serviço (DoS), os ataques TDOs buscar a entupir e interromper linhas de negócios regular com uma inundação de tráfego falso.

    No caso de ataques TDOs, os atacantes, visando o sistema VoIP ou tradicional de um call center, os inunda com repetidas chamadas de números falsos, causando um congestionamento de várias horas e inibindo usuários reais de se conectar. O objetivo desses ataques podem ser diferentes. Em alguns casos, eles podem ser o trabalho de ativistas ou apenas "brincalhões" tentando causar problemas.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/article.php?id=1828