• Open Recall: FuSE, Código Fonte do Google Glass e Skolelinux

    O Openrecall é um espaço do Heise Online para a publicação de informações relevantes para o público interessado nos projetos de código aberto. Porém, essas mesmas informações são pequenas demais para a publicação de notícias individuais que abordariam cada tema. Assim sendo, uma coletânea das informações mais relevantes chega até você de forma condensada e de fácil digestão. Nessa edição: os desenvolvedores do Fuduntu nomeiam sua distribuição sucessora, o Google libera o código fonte do kernel para o Glass, o Skolelinux 7.0 Alpha 0 é lançado, o Midori implementa suporte para o Wayland, e um adaptor Wi-Fi que respeita sua liberdade.


    O sucessor do Fuduntu nomeado: Os membros remanescentes da equipe de desenvolvimento da distribuição Fuduntu decidiram basear seu futuro sucessor no openSUSE. Eles escolheram "FuSE" como o novo nome e já estão em processo de liberação do nome junto a SUSE. Os desenvolvedores também concordaram que, ao contrário dos planos anteriores, não serão lançadas novas versões do Fuduntu e que a distribuição alcançou seu fim de vida de forma efetiva e imediata.

    Liberado o código fonte do kernel para o Google Glass: O Google acaba de liberar o código fonte do kernel Linux utilizado como parte de seus dispositivos Google Glass sob a licença GPLv2. O código fonte está disponível através do branch glass-omap-xrr02 na árvore de diretório do kernel do Android Open Source Project (AOSP). Atualmente o Google Glass está em plenos testes de campo em um programa Beta fechado e seus dispositivos ainda não estão disponíveis para compra.

    Primeiro Alpha do Skolelinux 7.0: Os desenvolvedores do Skolelinux, que talvez seja mais conhecido como projeto Debian-Edu, acabam de liberar a primeira versão de desenvolvimento de sua distribuição Linux baseada no Debian 7.0 "Wheezy". O Skolelinux 7.0 Alpha é a primeira versão da distribuição desde o lançamento do Skolelinux 6.0 disponibilizado para público em Março de 2012. Uma imagem de instalação para essa versão experimental pode ser baixada do servidor de FTP do projeto.

    O Midori inclui suporte para o Wayland: De acordo com um post feito na lista de discussão por e-mail do freedesktop.org, os desenvolvedores do navegador Midori acabam de implementar o suporte para Wayland. A funcionalidade ainda não é muito útil para os usuários finais, entretanto, os desenvolvedores ainda estão esperando que algumas correções sejam feitas no WebKit e no GTK3.

    Um adaptador Wi-Fi que respeita a sua liberdade: A Free Software Foundation (FSF) acaba de certificar o adaptador wireless TPE-N150USB vendido pela ThinkPenguin com a certificação Respects Your Freedom (RYF). O código fonte para os drivers do dispositivo e seu firmware estão liberados sob licenças de software livre e, ainda de acordo com a FSF,a empresa promete "não apenas que seus dispositivos certificados são e serão compatíveis com os sistemas operacionais livres, mas também promover esse fato para seus clientes em potencial". O TPE-N150USB utiliza chipset Atheros AR9271.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Open Recall: FuSE, Google Glass source and Skolelinux (em Inglês)