• Sabayon 13.04 com Suporte Experimental para systemd

    O Sabayon, a distribuição Linux baseada no Gentoo, está deixando para trás "os anos 90 e o VHS de uma vez por todas" com sua última atualização mensal. O Sabayon 13.04 introduz suporte experimental para o sistema de inicialização systemd, que está marcado para substituir o OpenRC na distribuição "nos próximos meses". A equipe de desenvolvimento também efetuou a migração de seus repositórios de código-fonte para o GitHub, tornando assim mais fácil para os desenvolvedores contribuírem para com o projeto.


    O Sabayon 13.04 é a primeira versão disponível desde que o projeto alterou sua forma de lançamento e a identificação numérica de suas versões. As alterações no ciclo de lançamento da distribuição ainda vai além do que foi anunciado com o lançamento do Sabaton 11 realizado em Fevereiro deste ano de 2013: agora, os novos lançamentos mensais são gerados e testados de forma automática por uma rede de servidores de construção da distribuição. Os desenvolvedores rotularam o novo sistema como "um extremo, porém confiável, modelo rolling release".

    Atualmente os desenvolvedores estão considerando que o suporte da distribuição para UEFI e Secure Boot que foi introduzido no Sabayon 11 já em ambiente de produção, já está livre dos bugs relatados durante o ciclo de desenvolvimento até a liberação desse último lançamento. A distribuição também efetua a montagem do diretório /tmp em uma pequena partição do tipo tmpfs com as opções nodev, noexec e nosuid habilitadas par dar mais segurança para os usuários. Os desenvolvedores também informam que isso pode causar problemas com um punhado de programas, mas que esses problemas (se vierem a ocorrer) devem ser relatados.

    O Sabayon 13.04 é a última imagem mensal gerada pelo modelo de Rollign Release da distribuição. As versões 32-bit e 64-bit com os desktops GNOME, MATE, KDE e Xfce já estão disponíveis através dos mirrors da distribuição. Uma imagem para instalação em servidores e uma versão-base, ambas voltadas para usuários mais experientes, também já estão disponíveis. Os mirrors também já incluem um change log detalhado que lista todas as modificações implementadas nessa versão.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Sabayon 13.04 introduces experimental systemd support (em Inglês)