• Twitter Arquivado na Biblioteca do Congresso Norte-Americano

    Sim! O Twitter já é considerado importante o suficiente para interagir de forma sadia com entidades governamentais. E foi o que fez. Nesta semana, a empresa de micro-blogs anunciou que estará doando todo o seu arquivo público digital de tweets para a Biblioteca do Congresso Norte-Americano, nos Estados Unidos. O Congresso, há muito tempo armazena a história norte-americana em primeira-mão, e agora o fará com as redes sociais.

    O Twitter consegue processar inacreditáveis 50 milhões de mensagens (ou tweets) por dia. E todo esse volume de informações continua armazenado em seus servidores, registrando o cotidiano da vida de muitas pessoas. O serviço tornou-se realmente relevante, quando as pessoas testemunham eventos que presenciam em público, ou que tenham significância global. Um exemplo? Lembram-se da enxurrada de tweets (e de imagens no Twitpic) logo após o terremoto no Haiti?

    Nesse ponto em diante, o Twitter passou a ser reconhecido como um verdadeiro meio de comunicação, e não um simples canal de fofoca. Milhares de usuários utilizaram a rede social de micro-blogs para passar todas as informações que conseguiam obter, sobre o desastre que se abateu naquele país da América Central. Ele se tornou um importante canal de informações que mantinham todos os interessados (e envolvidos) no evento, sempre informados, 24 horas por dia, sete dias por semana. As atualizações (textos e imagens) chegavam a todo momento. nenhum jornal no mundo conseguiu cobertura melhor. E nenhum veículo de comunicação em todo o planeta conseguiu ajudar e orientar as pessoas em todo o mundo para essa grande catástrofe.

    A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos funciona como um arquivo para a história de sua população, no país e no mundo. Lá se encontram desde entrevistas após o incidente de Pearl Habor, até a documentação do incidente com as Torres Gêmeas, ocorridos em 11 de setembro de 2001. E agora, a biblioteca irá arquivar mais de 50 bilhões de tweets públicos, postados desde o ano de 2006 com o lançamento dessa rede social, até os dias de hoje.

    Infelizmente, os arquivos do Twitter não serão disponibilizados online pela biblioteca, mas a entidade afirma que poderá juntar os tweets mais significativos de eventos importantes e efetuar seu post na forma de coleções. Como exemplo, a biblioteca cita o arquivo de histórias pessoais dos veteranos de guerra no projeto Veterans History Project, e afirmam que o mesmo poderá ser criado baseado nos tweets arquivados.

    Uma curiosidade: a Biblioteca do Congresso norte-americano somente começou a arquivar material digital (principalmente Web) a partir de 2000, quando agregaram e catalogaram todo o material referente aos sites Web das campanhas para o congresso e para a presidência dos Estados Unidos daquele ano. E atualmente a Biblioteca do Congresso já possui mais de 167 TB (terabytes) de informação armazenada, que incluem blogs e sites em regime legal dos membros do Congresso.

    A Biblioteca também lidera o projeto National Digital Information Infrastructure and Preservation Program, um programa do Congresso voltado para o recolhimento e preservação de conteúdo digital significativo, para que as gerações futuras possam ter acesso.


    Notícias Relacionadas:

    - Twitter Terá Aplicativo Oficial para Android
    - Twitter Places para Geo-Localização
    - Twitter versus Desenvolvedores
    - Twitter Investindo em Dispositivos Móveis


    Links de Interesse:

    - Library Of Congress Archives Twitter