• Liberty Reserve Derrubado e Fundador Preso

    Procuradores Federais norte-americanos iniciaram o indiciamento de sete homens que alegadamente estariam envolvidos no serviço de câmbio de moeda digital baseado na Costa Rica, o Liberty Reserve. As autoridades nos Estados Unidos já haviam apreendidos o domínio do serviço, e desligado de forma efetiva seu respectivo website nesta última semana. O fundador do site Arthur Budovsky Belanchuk, um ex-cidadão norte-americano que agora detêm a nacionalidade Costarriquenha, foi preso na Espanha sexta-feira passada, dia 24 de Maio de 2013.


    O domínio da Liberty Reserve foi apreendido

    O indiciamento (PDF) acusa os réus de lavagem de dinheiro e conspiração para operar um negócio de transmissão de dinheiro sem licenciamento, e ordenou a suspensão de todas as propriedades em conexão com as operações da Liberty Reserve, incluindo mais de US$ 6 bilhões que, acredita-se, o site lavou desde 2006. Milhões de dólares referentes a esses recursos foram depositados em contas bancárias mundo afora, incluindo Costa Rica, China, Rússia e Marrocos. A investigação envolveu oficiais de 17 países.

    Como Funcionava

    Os usuários do Liberty Reserve trocavam sua moedas nativas para a moeda corrente LR do serviço, e então, eram aptos a transferir esses fundos por todo o planeta. Como o serviço permite que qualquer indivíduo se registre sem nenhuma verificação de identificação e ainda incentivando os mesmos com "funcionalidades de privacidade", tornou-se fácil para que os usuários escondessem seus rastros. Alega-se que esse modo de operação, juntamente com uma completa ausência de fiscalização de autoridades reguladores, fez desse sistema o verdadeiro paraíso para as operações de lavagem de dinheiro.

    De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o Liberty Reserve era "usado extensivamente para propósitos ilegais, funcionando como um banco de escolha para o submundo do crime". Alega-se que o site tenha sido utilizado para facilitar fraudes, roubo de identidade, acesso ilegal a sistemas de computadores, tráfico de drogas e pornografia infantil. Acredita-se que o serviço possua mais de 1 milhão de usuários e já processou mais de 12 milhões de dólares em transações por ano.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Liberty Reserve shut down, founder arrested (em Inglês)