• PostSharp 3 Atualizando .NET com Programação Orientada a Aspecto

    Uma nova versão do PostSharp, o framework de programação orientado a aspecto para .NET, já está disponível como PostSharp 3. Dentre outras coisas, os desenvolvedores melhoraram a integração do framework com o Visual Studio permitindo assim que, por exemplo, a IDE apresente tags inteligentes de ações propostas que façam sentido no contexto atual, quando o cursos de texto seja movido para o nome de uma classe ou método. Essas ações pocem ser aplicadas a um modelo de thread, adicionar login, ou mesmo implementar as mudanças de notificação de propriedade. Quando uma das ações propostas é selecionada, um assistente automático (wizard) irá ajudar com a implementação do aspecto escolhido.


    Os desenvolvedores também adicionaram três bibliotecas (Model Pattern, Diagnostics Pattern e Threading Pattern) com padrões de designs frequentemente utilizados. As Portable Class Libraries são projetadas para garantir o suporte de plataformas .NET como Windows Store, Windows Phone e Silverlight. Os desenvolvedores do PostSharp decidiram utilizar o NuGet e o Visual Studio Gallery para depuração, a despeito das limitações de associação. Em seu anúncio, eles alegam que estão "cientes de algumas consequências negativas e estarão felizes de trabalhar com os clientes que sejam afetados por essa escolha".

    Também existe um novo modelo de manutenção: diferente do passado em que todas as atualizações estavam disponíveis de forma gratuita, agora o PostSharp vem com um subscrição de manutenção de um (01) ano. O novo modelo de manutenção foi projetado para resolver um conflito de interesse entre os desenvolvedores que precisam ser pagos pelo seu trabalho e os clientes que não podem esperar por uma nova versão para acessar novas (e importantes) funcionalidades. Os desenvolvedores também afirmaram que o modelo antigo foi a razão para atrasarem o suporte para o Visual Studio 2012 e prometeram que as novas funcionalidades irão, de agora em diante, serem lançadas o mais breve possível - independente do número de versão.

    Três versões do PostSharp estão disponíveis: o PostSharp Express, uma versão livre com funcionalidades limitadas para desenvolvedores individuais, o PostSharp Professional ($449, £279, €329), para a automatização de padrões de design customizados e incluindo um rastreamento detalhado, e por último a PostSharp Ultimate ($799, £499, €589), que inclui todas as bibliotecas assim como funcionalidades extras.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: PostSharp 3 refreshes .Net aspect-oriented programming (em Inglês)