• Amazon Lança Login Único para seus Serviços

    Com o novo "Login with Amazon", a gigante do setor de vendas online Amazon se juntou ao ranking das companhias que oferecem um serviço único de login que livra os seus usuários do esforço de memorizar diferentes senhas de acesso. Assim como o Google, Facebook, Twitter e Microsoft, a Amazon agora permite que os usuários com contas em seu serviço principal possam utilizar essas mesmas credenciais de acesso para outros serviços comuns ligados a empresa.


    Usuários que possuem conta na Amazon não mais precisam de registro de login no Zappos.

    O serviço da Amazon utiliza o protocolo de autenticação OAuth 2.0. Seus precursores no Twitter e qualquer outro site também já suportam esse padrão. A Amazon especialmente elogiou a segurança do OAuth 2.0, entretanto, o desenvolvedor do protocolo Eran Hammer se afastou do projeto em meados de 2012, dizendo que, comparado com o OAuth 1.0, vários compromissos tornaram o OAuth 2.0 "mais complexo, menos interoperável, menos útil, mais incompleto, e o mais importante, menos seguro".

    O sistema "Login with Amazon" já está disponível para as companhias da Amazon: a Zappos e a Woot. A facilidade de login da Amazon implementada foi projetada para ajudar os desenvolvedores a economizar tempo e dinheiro - naturalmente, entretanto, a facilidade também permite que a companhia esteja mais próxima de seus clientes. Já a Mozilla Foundation foi apresentada uma abordagem diferente: com o Mozilla Persona, a fundação está desenvolvendo um sistema de autenticação que é projetado para ser independente de quaisquer companhias. O sistema autentica a identidade do usuário através de serviços como seu provedor de e-mail.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Amazon launches "Login with Amazon" single sign-on facility (em Inglês)