• Yahoo Mail Classic Encerrado

    O Yahoo Mail Classic encerrou suas atividades no dia de hoje, 3 de Junho de 2013, formalmante dando passagem para a nova versão do Mail, que já foi lançado há seis meses atrás. A empresa havia anunciado a descontinuação desse serviço em Abril deste mesmo ano de 2013, alertando seus usuários que começando no dia 3 de Junho o Yahoo Mail Classic e outras versões de serviços de e-mail baseado na web não mais estariam disponíveis para o público.


    Essa atualização causou destaque na mídia porque o novo Yahoo Mail utiliza uma técnica de varredura que já é encontrada nos serviços como GMail, disponibilizando propaganda baseada no conteúdo dos e-mails contidos em sua inbox. "Quando você fizer a atualização, estará aceitando nossa Communications Terms of Service and Privacy Policy," disse o Yahoo em uma mensagem proveniente do May Yahoo Help, e completou: "Isso inclui a aceitação de conteúdo automatizado varrido e analisado de seus conteúdos de comunicação, que o Yahoo utiliza para disponibilizar produtos, propaganda relevante, e proteção contra abusos".

    Para desabilitar o recurso de propaganda, os usuários podem atualizar suas configurações online utilizando o Ad Interest Manager. Enquanto isso, para aqueles que não desejam utilizar o novo Yahoo Mail, a própria companhia sugeriu acessar as mensagens via IMAP, o que permitiria que você tivesse as mensagens do Yahoo Mail enviadas para outro provedor de e-mail. Ou então, você poderia simplesmente fechar sua conta, como o Yahoo também sugere.

    Corte de Vários Serviços

    Em Abril deste ano de 2013, a companhia havia anunciado que iria encerrar produtos como o Yahoo Deals, Yahoo SMS Alerts, Yahoo Kids, e as versões antigas do Yahoo Mail, sendo que a maioria já havia se encerrado no dia 30 de Abril. "Nós queremos trazer experiências que inspirem e entretenham você todo dia" disse o Yahoo em um post de blog publicado no mesmo mês de Abril. E completou que "Isso significa tomar um olhar duro para todos os nossos produtos e ter certeza que eles ainda sejam centrais para seus hábitos diários".

    Aparentemente o Mail Classic não foi mais considerado um hábito diário por um número razoável de indivíduos, permitindo assim que a companhia justificasse seu desligamento em favor da versão mais recente de seu serviço de e-mail. "Nós descobrimos que a mudança é dura", afirmou a companhia, dando continuidade no argumento que "porém, ao tomar decisões difíceis como essa nós podemos focalizar nossa energia em construir belos produtos para você".

    Enquanto isso, o Yahoo lançou recentemente o Yahoo Mail para tablets iPad e Android, assim como o Yahoo Weather para iPhone.

    Lucro Incentivando a Mudança?

    E você, usuário do Yahoo Mail Classic que não gostou da versão nova? Acredita que esse foi o real motivo para o cancelamento do serviço? Ou o que motivou a empresa foi a ampliação de seus lucros com a veiculação de propaganda no serviço de e-mail de igual forma ao Google, para não perder a corrida de mercado, mesmo que isso signifique invadir a privacidade de seus usuários, ao efetuar varreduras em sua inbox para sugerir "a propaganda mais adequada" para você? Deixe seus comentários abaixo e participe dessa discussão.

    Saiba Mais:

    - PC Magazine: Yahoo Mail Classic Shuts Down (em Inglês)