• Calibre: Conversão de Documentos DOCX

    Com o lançamento da versão 0.9.34 de seu software de gerenciamento de e-books de código aberto Calibre, esta é a primeira versão capaz de converter documentos no formato DOCX, o formato que tem sido utilizado por padrão em documentos do Microsoft Word desde que foi lançado o Microsoft Office 2007. O conversor suporta listas, tabelas, imagens, formatação variada de texto, notas de rodapé, notas de fim de página, e letras capitalizadas destacadas no início de um bloco de texto. Os desenvolvedores do Calibre forneceram uma arquivo de amostra para demonstrar essas capacidades. Entretanto, eles destacam que o código ainda está muito novo e pode conter alguns bugs.


    Pelo menos na conversão de um arquivo demonstrativo no formato .docx o Calibre foi muito bem.

    Também como novidade, a nova versão do Calibre vem com um driver para a recentemente lançada versão 2.6.1 do firmware dos leitores Kobo. No preview de e-books do Calibre, os usuários já podem navegar para frente e para trás via atalho de teclas ALT+LEFT e ALT+RIGHT no teclado. Ao efetuar um clique com o botão direito do mouse sobre o nome do autor no Book Details, permite que os usuários gerencie seus livros digitais pelo nome de autor. Todas as novas funcionalidades do Calibre 0.9.34 estão listadas no seu respectivo change log.

    O Calibre está disponível para instalação via repositórios de pacotes padrão na maioria das distribuições Linux. As últimas versões para Linux, Mac OS X e Windows podem ser baixadas do web site do projeto.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Calibre ebook manager converts DOCX documents (em Inglês)