• GStreamer 1.1.1 Introduzindo Novas APIs e Plugins

    O projeto GStreamer acaba de anunciar o lançamento do GStreamer 1.1.1, o último lançamento no branch de desenvolvimento para esse framework de mídia de código aberto. O branch de desenvolvimento oferece insights do que o framework irá oferecer em sua próxima versão estável, que será uma versão na série 1.2.x. Já com relação as mudanças desde a última versão estável, o GStreamer 1.0 (atualmente na versão 1.0.7) inclui oito novas APIs, um número de novos plugins, melhorias para a manipulação de vídeo deste framework, além de um número de correções de bugs. Vale ressaltar que a série 1.x do GStreamer não possui compatibilidade retroativa com a série 0.10.x, que não mais está sendo mantida pelo projeto.


    Novas APIs no GStreamer 1.1.1 experimental permite que as aplicações possam passar um contexto genérico como uma manipulação de display através de um bus de mídia, para negociar memória e outros requerimentos, além de outra nova API para a conversão de diferentes tipos de buffer para texturas OpenGL. Uma biblioteca auxiliar EGL também foi incluída. Dentre os novos plugin, destacamos o módulo bluez para comunicação com dispositivos Bluetooth e um plugin openjpeg para transcodificação JPEG2000.

    Melhorias na manipulação de vídeo na última versão de desenvolvimento já vem com a manipulação do entrelaçamento de vídeo corrigido, além de melhorias para as funções do chroma subsampling. Um número de APIs experimentais também foram removidas em um anúncio via e-mail por parte do projeto.

    O código fonte para o GStreamer 1.1.1 está disponível para download via servidores do projeto. Os desenvolvedores alertam os usuários que essa versão de desenvolvimento não deve ser utilizada em ambientes de produção. Para isso, continuem utilizando a versão 1.0.7 do GStreamer, que é a última versão estável disponível para os usuários. As bibliotecas centrais do GStreamer estão sob a licença LGPL. Para maiores informações das políticas de licenciamento do projeto, veja a página de licenciamento do GStreamer.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: GStreamer 1.1.1 introduces new APIs and plugins (em Inglês)