• BrickPi: Raspberry Pi com Lego Mindstorms

    Todos sabemos que a Lego Mindstorms vem construindo robôs desde sua introdução no mercado. Porém, uma pequena companhia de nome Dexter Industries parece estar interessada em adicionar cérebros mais avançados para esses robôs, ao instalar um Raspberry Pi como núcleo central dessas engenhocas da Lego, em um projeto chamado de BrickPi. O projeto foi lançado como uma campanha no Kickstarter, em Maio deste ano de 2013, para levantar fundos para o equivalente a US$ 2.000. Uma quantia modesta que para um projeto inovador foi fácil de alcançar essa marca em poucos dias. Para se ter uma ideia, com apenas quatro dias de campanha a iniciativa já arrecadou o equivalente a US$ 96.000. Para quem não sabe, a Dexter Industries é uma companhia especializada em criar sensores e outras melhorias para os equipamentos da Lego Mindstorms.


    Um BrickPi Robot Tank. Fonte: Dexter Industries

    A BrickPi é uma placa do tipo slide-on que oferece uma interface para os motores e sensores com socket para Lego Mindstorms NXT, comum microcontrolador Arduino (Atmega328) e firmware customizado. A unidade pode controlar 3 motores NXT e ler os sinais de 4 sensores, além de utilizar uma bateria de 9V (Volts) que pode ainda alimentar os motores, os sensores e a própria placa Raspberry Pi. Os desenvolvedores também criaram uma case compatível com Lego que permite o transporte seguro do BrickPi e do Raspberry Pi como parte de um veículo ou dispositivo baseado no Lego Mindstorms. Uma demonstração da placa e do veículo com ela acoplada pode ser visto no vídeo abaixo:


    Video: Introduzindo o BrickPi.

    Já o vídeo do projeto no Kickstarter mostra outros dispositivos (braços robóticos, lançadores de bola e tanques) como exemplos de criações BrickPi.


    Video: Apresentação do projeto no Kickstarter.

    Todos os designs para o BrickPi, incluindo o firmware e os esquemáticos, são oferecidos para hackers interessados em modificar o produto, incluso com detalhes do hardware e outros elementos disponíveis, você encontra no respectivo repositório do GitHub. O software para mover o BrickPi via Raspberry Pi está sendo escrito em Python com vários exemplos disponíveis também neste mesmo repositório. como o projeto já mais que atingiu sua meta de arrecadação, os desenvolvedores irão melhorar ainda mais o hardware do BrickPi, e escrever uma biblioteca em linguagem C/C++ para também permitir a condução do pequeno possante via software.

    Raspberry Pi

    O Raspberry Pi é uma iniciativa interessante para todos os amantes da eletrônica e computação, já que sua placa de circuito é um computador completo nas dimensões de um simples cartão de crédito. É a união dos projetos de eletrônica com o avanço da computação e criação digital, ótima como sistema educacional, como hobby, ou mesmo para a criação de projetos extremamente eficientes a custos financeiros ridiculamente baixos. Até um supercomputador você pode construir com o Raspberry Pi, com um valor financeiro irrisório. Outro ponto interessante ṕe o consumo mínimo de energia que esses minicomputadores utilizam, o que contribui par aa facilidade da portabilidade de praticamente qualquer projeto realizado com o Raspberry Pi (inclusive o do supercomputador).

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Raspberry Pi and Lego Mindstorms to be united by BrickPi (em Inglês)