• Eclipse Kepler em Pacote com 72 Projetos

    Como tradicionalmente faz com suas versões em desenvolvimento, a Eclipse Foundation acaba de publicar as estatísticas sobre os projetos incluídos trem de lançamento para o Eclipe 4.3, codinome Kepler, que deverá ser liberado no dia 27 de Junho deste ano de 2013. Wayne Beaton, diretor de projetos de código aberto da Eclipse Foundation, escreveu que espera 72 projetos participantes nesse lançamento conjunto, compatível com o lançamento anterior do Juno, que também possuía 72 projetos conjuntos no pacote.


    Alguns projetos, como o Virgo, o Jetty e o Runtime Packaging Project (RTP) não serão parte do lançamento desse ano, e vários outros projetos foram fundidos, como o Xtend (que agora faz parte do Xtext). Já com relação aos projetos incluídos no Kepler pela primeira vez, temos o Hudson, o Sphinx, o Stardust, o EMF Diff/Merge e o Maven Integration para Web Tools Platform.

    Como destacado por Beaton, vários desses projetos incluem sub-projetos, como (por exemplo) o Mylyn, que abriga nove diferentes ferramentas, mas está listado apenas como um projeto único. Se levarmos em conta todos os sub-projetos presentes para o Eclipse Kepler, chegaremos a um total de 102 projetos para serem lançados junto (e compatível) a sua versão 4.3. Vale ressaltar que 92 por cento de todos esses projetos agora utilizam o repositório Git como seu sistema de controle de versão padrão. Para se ter uma ideia da mudança, o CVS não mais é suportado para o controle de versão do código fonte do projeto Eclipse.

    No total, o Eclipse Kepler inclui aproximadamente 58 milhões de linhas de código, contribuídas por 425 desenvolvedores de 54 diferentes organizações. Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto Eclipse, e do total de seus colaboradores, esse lançamento inclui 915 novas funcionalidades individuais que foram implementadas, além de 4.786 bundles OSGi.

    Para quem não lembra o projeto Eclipse foi criado como um concorrente dos produtos da Sun (principalmente o NetBeans), como o próprio nome desafiador do projeto, sugere. Eles queriam "eclipsar" a Sun Microsystems e seus produtos.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Eclipse publishes data for Kepler release train (em Inglês)